O Grupo Galpão, reconhecido como um dos mais importantes do cenário teatral brasileiro, estará em Fortaleza em novembro deste ano para uma série de ações artísticas e formativas. Um dos destaques da temporada são as Oficinas Petrobras com o Grupo Galpão. As inscrições podem ser feitas gratuitamente a partir do dia 8/11, às 12h, pelo link: sympla.com.br/grupogalpao
No dia 9 de novembro, das 14h às 18h, acontecerá, no Porto Iracema das Artes, a Oficina “Diálogos Clássicos – Jogo de Cena”, com Inês Peixoto, voltada para estudantes em fase iniciante e pessoas interessadas em conhecer a prática teatral. Abordando diálogos pinçados de textos da dramaturgia clássica do teatro, de diferentes gêneros, épocas e tradições, a atividade propõe um exercício de imersão no jogo da cena. A presença, a escuta e a emissão da palavra serão estimuladas a partir de exercícios experimentados em processos criativos vivenciados pelo Grupo Galpão durante sua trajetória de 40 anos. Os participantes deverão ler previamente o “Aquele que diz e aquele que diz não”, de Bertolt Brecht, que será enviado por e-mail, além de irem com roupas confortáveis. Vagas: 30, por ordem de inscrição.
Já no dia 12, das 9h às 13h, também no Porto Iracema das Artes, o ator e iluminador Rodrigo Marçal e a jornalista e produtora Beatriz Radicchi ministrarão a Oficina de Gestão “Tecnologia da Cena”, destinada para artistas independentes, produtores, técnicos e público em geral, interessados nos processos internos de gestão do Grupo Galpão, aprimorados ao longo dos seus quase 40 anos de história. Trata-se de uma ação formativa que visa apresentar o universo dos bastidores do teatro através de quatro das inúmeras áreas que envolvem o backstage: iluminação, sonorização, cenotécnica e produção técnica. Além disso, o curso tem por objetivo apresentar elementos introdutórios e essenciais da prática profissional dos bastidores do teatro, a partir dos processos de trabalho desenvolvidos pelo Grupo Galpão. Vagas: 30, por ordem de inscrição.
ESPETÁCULO
Além das oficinas, o Grupo Galpão irá apresentar, nos dias 10 e 11 de novembro, no Teatro B. de Paiva, no Hub Cultural Porto Dragão, o espetáculo “Cabaré Coragem”. Ao mesclar um repertório de músicas interpretadas, ao vivo, com números de variedades e danças, fragmentos de textos da obra de Bertolt Brecht e cenas de dramaturgia própria, a encenação convida o público a uma viagem sonora e visual. Fiel às suas origens de teatro popular e de rua, o Grupo Galpão busca, na nova montagem, a ocupação de espaços alternativos, ao romper, uma vez mais, com a relação entre palco e plateia, numa encenação que incorpora, radicalmente, a presença do público, sempre convidado a compartilhar da encenação. Os ingressos vão custar R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e estarão à venda no Sympla.
PETROBRAS
Em 2023, a Petrobras retoma a parceria de mais de 20 anos com o Grupo Galpão, patrocínio que foi fundamental para a consolidação e expansão do trabalho do Grupo e seu amplo acesso, das capitais às pequenas cidades do interior.
O Programa Petrobras Cultural faz acontecer projetos que emocionam, ressaltam nossa brasilidade, nossa diversidade e movem a economia criativa de norte a sul do país. Nos 70 anos da Petrobras e 40 anos do Grupo Galpão, celebramos as conquistas que essa energia transformadora nos traz.
GRUPO GALPÃO
Criado por cinco atores, em 1982, a partir do espetáculo “A alma boa de Setsuan”, montagem conduzida por diretores do “Teatro Livre de Munique”, da Alemanha, o Galpão se valeu dessa rica experiência para se lançar numa proposta de construção de um teatro de grupo, de pesquisa, e com raízes profundamente populares – ligada à tradição do teatro popular e de rua. Com 12 integrantes no elenco, o Grupo é formado por Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara.
Há 40 anos, o Grupo desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa e investigação de linguagens, com montagem de peças com grande poder de comunicação com o público. Formado por atores que trabalham e trabalharam com diferentes diretores convidados – como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Yara de Novaes e Marcio Abreu (além dos próprios integrantes, que também já dirigiram espetáculos do Grupo) – o Galpão formou sua linguagem artística a partir desses encontros diversos, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro.
Galpão em números
Fundação: novembro de 1982
26 espetáculos
aproximadamente 1.900.000 espectadores
100 prêmios brasileiros
+ de 3.000 apresentações em + de 280 cidades
Apresentações em 19 países diferentes
67 festivais internacionais
172 festivais nacionais
FICHA TÉCNICA – GRUPO GALPÃO
ATORES E ATRIZES
Antonio Edson – Arildo de Barros – Beto Franco – Chico Pelúcio – Eduardo Moreira – Fernanda Vianna – Inês Peixoto – Júlio Maciel – Lydia Del Picchia – Paulo André –
Simone Ordones – Teuda Bara
EQUIPE
CONSELHO EXECUTIVO
Beto Franco, Eduardo Moreira, Fernando Lara, Gilma Oliveira e Lydia Del Picchia
Equipe Grupo Galpão
Gerente Executivo – Fernando Lara
Coordenadora de Produção – Gilma Oliveira
Coordenadora Administrativa – Wanilda D’Artagnan
Coordenadora de Planejamento – Alba Martinez
Coordenadora de Comunicação – Letícia Leiva
Coordenador Técnico e Técnico de luz – Rodrigo Marçal
Produtora Executiva – Beatriz Radicchi
Técnico de Som – Fábio Santos
Assistente Financeiro – Cláudio Augusto
Assistente de Planejamento – Júlia Castro
Assistente de Comunicação – Fernanda Lara
Assistente Administrativo – Caroline Martins
Assistente Técnico – William Teles
Serviços Gerais – Danielle Rodrigues
Design: Rita Davis e Carol Cafiero
Edição de vídeos: Matheus Gepeto
Assessoria de imprensa – Polliane Eliziário – Personal Press
Comunicação on-line – Rizoma Comunicação & Arte
Assessor Contábil – Wellington D’Artagnan
Gestor Financeiro de Projetos – Artmanagers
PRODUÇÃO LOCAL – FORTALEZA:
ATO Marketing Cultural
Lei Federal de Incentivo à Cultura | Patrocinadora Oficial: Petrobras | Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução