Por gerações o hábito de contar histórias para as crianças antes de dormir tem sido uma forma de estabelecer conexão com os pequenos. Entre avós e netos esse costume teve que ser suspenso por período indeterminado, por conta do isolamento social acarretado pela Covid-19. Para continuar com esse momento, a tecnologia tem sido uma boa aliada. A professora da Faculdade CDL, Sany Rios, que possui especialização em Leitura e mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, criou um canal no Youtube para seguir com a contação de histórias.
Com esse hábito enraizado na família, a pedagoga iniciou o canal no Youtube há um pouco mais de duas semanas, para continuar lendo histórias literárias para o neto. “O canal nasceu de uma forma natural, porque meu neto estava com saudades de me ouvir contar histórias. Eu moro no interior do Ceará e ele em Fortaleza. O vídeo enviado pelo WhatsApp não ficava com qualidade boa, então criei o canal. Depois minha filha e irmã começaram a mandar para os coleguinhas dele, que adoraram e as mães deles também, e começaram a pedir mais histórias”, conta.
O canal conta com histórias infantis da literatura brasileira. Com o objetivo de mostrar para crianças como a leitura é prazerosa e as histórias que são encantadas dentro de um livro, Sany sempre aparece nos seus vídeos acompanhados dos livros que estão narrando. A pedagoga pretende adicionar no seu canal também histórias de autores cearenses, como Socorro Acioli. As publicações acontecem duas vezes por semana. Para acompanhar uma conta de histórias, basta acessar o canal Sany Rios.