Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Festival de Circo promove ações formativas sobre empreendedorismo, políticas públicas e temas do universo circense

O 7º Festival Internacional de Circo do Ceará, que começou em novembro de 2020, vai dar início a mais uma etapa da programação: o Programa Luz no Picadeiro. De 20 a 31 de janeiro de 2021, o público vai conferir seminários, encontros, lives e videoaulas sobre diversos temas, como empreendedorismo, segurança no circo, políticas públicas, palhaçaria e protagonismo feminino. A programação acontecerá pelo canal do festival no Youtube e pelo Instagram, com a participação de convidados, entre eles, estão artistas circenses locais, nacionais e internacionais e profissionais de setores da economia e cultura, como Sebrae, ADECE e SecultCE. O acesso é gratuito.

SEMINÁRIOS

O Programa Luz no Picadeiro inicia com o III Seminário Ensino de Artes Circenses: Experiências de Vivência, Gestão e Memória, que acontecerá de 20 a 24 de janeiro, sempre às 15h, pelo canal do festival no Youtube, com a mediação da produtora cultural, Andrea Vasconcelos. A programação abre na quarta-feira (20), com o tema “Políticas Públicas para o Circo”, que contará com a participação Ermínia Silva, co-coordenadora do Grupo Circus, da FEF – Universidade Estadual de Campinas (SP), Diocélio Barbosa, doutorando em Artes Cênicas pela UFBA-PB e Valéria Cordeiro, da Coordenadoria de Artes e Cidadania Cultural da Secult/CE.

Na quinta-feira (21), o assunto “Empreendedorismo no Circo – Novos Caminhos e Experiências” será abordado por Marlene Querubim, presidente da União Brasileira de Circo Itinerante (UBCI), fundadora e presidente do Circo Spacial (SP); Diva Mercedes, gestora do projeto de Economia Criativa do SEBRAE-CE; Luís Sabadia, presidente da Câmara Setorial de Economia Criativa da ADECE; Laize Fracalosi, coordenadora de Economia da Cultura da Secult/CE; e Giza Diógenes, idealizadora do Festival Internacional de Circo do Ceará.

Já na sexta-feira (22), o tema em debate será “Acervos e Memórias – Processos de Salvaguarda de Documentos e de Acervos”, que contará com a participação de Camila Montefusco, responsável pelo Núcleo do Acervo do Centro de Memória do Circo (SP); Silas de Paula, diretor do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE); Cristina Holanda, coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult/CE; e Pedro Domingues, diretor do Theatro José de Alencar, equipamento do Governo do Estado do Ceará.

Os seminários seguem também no fim de semana. No sábado (23), o tema “Segurança no Circo – Normativas de segurança, equipamentos e certificações” será debatido por Ely Gomes dos Santos, engenheiro de Segurança do Trabalho. Ele foi coordenador da Comissão Especial que elaborou a NBR 16650 da ABNT, que define projetos, terminologia e classificação dos circos (SP). Também estará nesse seminário, o Tenente Waldomiro Loreto do Nascimento, representando o Corpo de Bombeiros Militar (CE); Polyana Carcará do Fórum de Trupes, Grupos e Artistas Independentes; e Reginaldo Aparecido Calvo, presidente da Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (APAECE).

E no domingo (24), o assunto “Espaços de Formação: Gestão e Projetos Políticos Pedagógicos” será debatido por Rodrigo Duprat, membro do grupo de pesquisa CIRCUS e fundador da Cia. Bravata de Circo e Teatro (SP); Iara Gueller, artista de circo e produtora artística (SP/Bélgica); Edmar Cândido, gestor do Colaboratório em Artes Circenses (CE); Ana Vieira, coordenadora pedagógica de projetos na APAECE e Circo Escola Canoa Criança (CE); e Rosângela Santos, coordenadora do projeto Circo Social Associação Cultural Canoa Criança (CE). As inscrições para as atividades são gratuitas e estão disponíveis no site do festival.

LIVES

Na semana seguinte haverá live com artistas circenses. Com início às 19h pelo Instagram do festival, na segunda-feira (25) a Cristina Franciscute da Trupe do Riso vai falar sobre “Palhaçaria e Saúde”. Já na terça-feira (26), os artistas Cícero dos Santos Brasil (Palhaço Soneca) e Pablo Nórdio (Circo Amarillo / SP-ARG) falarão sobre o tema “Estruturas aéreas para números circenses”. Os bate-papos contarão com a mediação do diretor do festival, Ângelo Márcio.

ENCONTROS ARTÍSTICOS

Na quarta (27) e quinta-feira (28) a programação segue a partir das 19h30, pelo canal do festival no Youtube, com vídeos de artistas cearenses sobre assuntos relacionados ao universo circense. Na quarta-feira, o público vai conferir um bate-papo entre Alysson Lemos, do grupo As 10 Graças da Palhaçaria, e Carri Costa, da Companhia Cearense de Molecagem sobre “Comicidade e humor em tempos do politicamente correto”. A conversa contará com mediação do diretor do festival, Ângelo Márcio. No dia seguinte, o tema “Palhaçaria e Protagonismo Feminino”, será abordado pelas artistas Rayanne Mendes, do Grupo Garajal; Dielan Vianna, do Grupo Desequilibradoz; e Aline Campelo do K`Os Coletivo, com mediação da produtora cultural Andrea Vasconcelos.

OBJETOS CIRCENSES

Também pelo canal do festival no Youtube, haverá de 29 a 31 de janeiro, às 15h, videoaulas sobre criação de objetos circenses. Com a ajuda dos instrutores Jaderson Gonçalves e Irlana Andrade, do grupo Breu (Brincantes de Eusébio – CE), o público vai aprender a confeccionar nariz de palhaço com caixa de ovos de papelão (29/01), as bolinhas e o swing com saco plástico e retalho para prática de malabarismo (30/01) e o instrumento musical Kazoo com garrafa Pet (31/01). Na ocasião, o público aprenderá também a como extrair o som do objeto.

A programação do 7º Festival Internacional de Circo do Ceará segue até março de 2021, com a realização de apresentações de artistas circenses pelo Circuito Leste, em Fortaleza, Aquiraz e Canoa Quebrada, com datas a confirmar.

O 7° Festival Internacional de Circo do Ceará é financiado via Lei de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Atacadão com patrocínio da Dass, apoio da Aniger e agradecimento a Enel. Tem ainda o patrocínio da Lei Federal n° 14.017 de 29 de junho de 2020 – Lei Aldir Blanc através do Edital de Seleção Pública para Patrocínio a Festival Lei Aldir Blanc Ceará. Apoio institucional do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura, do Porto Dragão e Instituto Dragão do Mar, com uma realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. A produção é da Iluminura Produtora Cultural.

Share Article:

Degage_Comunicacao

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

  • All Post
  • Artigos
  • Cidade
  • Comércio
  • Cultura
  • Dega News
  • Economia
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Marketing
  • Moda
  • Saiu na Mídia
  • Sem categoria
  • Uncategorized

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Anuncie Aqui

Edit Template
© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Sandro Rezende.