O município de Quixeramobim recebe, entre os dias 19 e 21 de outubro, o 14º Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – TIC, com uma programação totalmente gratuita voltada para crianças, estudantes e famílias. O festival leva ao Sertão Central espetáculos teatrais, oficinas, debates e outras atividades culturais, promovendo o acesso à arte desde a infância. O evento teve início em Fortaleza e também passa por outras cidades do estado, como Maracanaú, Maranguape e Pacajus. A programação completa pode ser conferida no site www.festivaltic.com.br.
No domingo (19), a Praça da Prefeitura será palco da abertura oficial do festival em Quixeramobim, com atividades das 18h30 às 20h. A mascote DJ Mia, junto a artistas circenses, abre a noite de forma lúdica e interativa. O público também poderá participar de uma oficina de brinquedos feitos com tampinhas de garrafa PET, com a artista Simone Barreto. Além disso, haverá uma feira de trocas de livros e brinquedos.
Às 19h, o grupo cearense Blitz apresenta o espetáculo “A Nova Roupa do Rei”. É uma adaptação bem-humorada do clássico conto sobre um vaidoso monarca enganado por dois alfaiates. Encerrando a noite, às 20h, a Banda BBK sobe ao palco. Será um show musical repleto de clássicos infantis e composições autorais, mesclando música e teatro.
Festival TIC para estudantes
Já nos dias 20 e 21 de outubro (segunda e terça-feira), a programação será direcionada a estudantes da rede pública de ensino, com sessões teatrais realizadas nas escolas. Após cada apresentação, os alunos participarão de debates com os elencos, promovendo uma troca de experiências. Os espetáculos são: “A Nova Roupa do Rei” – Grupo Blitz (CE), “Bichos do Brasil” – Cia Pia Fraus (SP) e “João Sortudo” – Cia Prisma (CE).
14ª edição do Festival TIC
Com o tema “Juntos e Misturados”, o 14º TIC busca valorizar a diversidade de vozes e culturas presentes nas infâncias. O evento aborda temas como inclusão, meio ambiente, diversidade étnico-racial, capacitismo e bullying, por meio de experiências artísticas lúdicas e reflexivas. Ao todo, a edição deste ano conta com 46 apresentações artísticas e 10 debates. Há a participação de companhias do Ceará, de outros estados brasileiros, além de grupos do México e da França.
Mais notícias
Josyara e Martins fazem parceria em show “Deu Match” na Caixa Cultural de Fortaleza
Festival de Teatro de Acopiara anuncia espetáculos selecionados para 28ª edição
