Pelo sexto mês seguido, número de negativados cai no Ceará, indica pesquisa FCDL-CE/SPC Brasil 

O Ceará segue em uma trajetória de recuperação econômica com destaque para a queda no número de consumidores negativados, conforme o Indicador de Inadimplência do SPC Brasil e da FCDL-CE. Em outubro de 2024, foi registrado um recuo de 3,3% no total de inadimplentes em comparação ao mesmo período do ano anterior. Este é o sexto mês consecutivo de queda anual, reforçando uma tendência positiva que acompanha o cenário nacional.

Embora o avanço no curto prazo indique um leve aumento de 0,5% no número de negativados em relação a setembro, a redução sustentada ao longo do último semestre sinaliza uma desaceleração na inadimplência. No entanto, o montante médio devido por cada inadimplente subiu de R$ 3.927,80 em outubro de 2023 para R$ 4.157,30 no mesmo mês de 2024, um crescimento que sugere maior concentração de dívidas.

Criação de empregos formais reforça o cenário otimista

Outro dado relevante que contribui para o otimismo econômico no Ceará é a contínua geração de empregos formais. De acordo com o CAGED, o estado criou 23,2 mil vagas formais no terceiro trimestre de 2024, com destaque para o setor de Serviços, responsável pelo saldo de 3.908 postos de trabalho em setembro.

A Indústria e o Comércio também desempenharam papéis importantes, gerando 2.547 e 1.828 vagas, respectivamente. No acumulado do ano, o estoque total de empregos formais no estado alcançou 1,4 milhão, representando um crescimento de 4,0% em relação a dezembro de 2023.

Apesar de ainda abaixo da média nacional (4,4%), o desempenho do Ceará demonstra uma recuperação sólida, favorecida pelo aumento da oferta de trabalho e pela redução gradual da inadimplência. Esses fatores contribuem para a confiança na retomada econômica, mas ainda há desafios, como o crescimento no valor médio das dívidas, que merece atenção das autoridades e do mercado.

“O crescimento da oferta de empregos formais, todos sabemos, é o termômetro que atesta a saúde financeira e econômica do Estado, com impacto imediato sobre o poder de compra do consumidor, com reflexos de primeira hora sobre a atividade varejista”, destacou Freitas Cordeiro, presidente da FCDL-CE.

A pesquisa completa pode ser acessada no site da FCDL-CE: fcdlce.org.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Atendimento: Paulo Martins – (85) 9 8743-4291

DÉGAGÉ – (85) 3252.5401

Eugênia Nogueira (85) 9 8736.4636 / Sonia Lage (85) 9 9989.5876

www.degage.com.br  /degage@degage.com.br 

Share Article:

Degage_Comunicacao

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Anuncie Aqui

Edit Template
© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Sandro Rezende.