Edit Template

Evento Teste do 22º Festival Jazz & Blues começa nesta sexta-feira (17/09)

Aprovado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Saúde e da Secretaria da Cultura, o Evento Teste da 22ª edição do festival acontece presencialmente em Guaramiranga e todos os shows serão transmitidos no YouTube, no canal jazzebluesce

Um ano e sete meses atrás, no Carnaval de 2020, acontecia o 21º Festival Jazz & Blues, último grande evento presencial no Ceará no período pré-pandemia de Covid-19. Na “ressaca” do período momino, o mundo se fechou para conter a contaminação do Coronavírus. No Ceará, Guaramiranga deu exemplo de rigor no cumprimento dos protocolos sanitários e, no final de junho de 2021, foi o primeiro município do Estado a ter 100% da população adulta imunizada com a primeira dose da vacina. Coincidência ou não, é em Guaramiranga e no Festival Jazz & Blues que acontece o primeiro Evento Teste de retomada das atividades econômicas aprovado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Saúde e da Secretaria da Cultura. Será nesta sexta e sábado, dias 17 e 18 de setembro.

Com shows na Cidade Jazz & Blues, recitais nas igrejas em homenagem a Alberto Nepomuceno, bate-papos e oficinas online, esta é a segunda temporada da 22ª edição do festival. Em fevereiro de 2021, nos dias de Carnaval, foi realizada a primeira temporada, com shows sem plateia gravados no Teatro São José em Fortaleza, em estúdios ou nas próprias residências das atrações locais e nacionais. Todas as apresentações foram exibidas exclusivamente no canal do festival no YouTube. Para ser Evento Teste em sua segunda temporada, de forma presencial, a organização do festival e o público devem seguir o protocolo sanitário do Estado, que envolve o antes, durante e pós-evento. Quem não acompanhar presencialmente, poderá conferir toda a programação no canal do festival no YouTubejazzebluesce.

O 22º Festival Jazz & Blues é uma realização da Via de Comunicação e Cultura e da FUNARTE / Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE) e da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA/CE). Agradecimentos: Enel e Coca-Cola. Apoio: Prefeitura Municipal de Guaramiranga.

PARA TER ACESSO AO MUNICÍPIO DE GUARAMIRANGA

As barreiras sanitárias na entrada de Guaramiranga terão horário estendido até 00h e contarão com o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Ambiental, BPTUR e equipe do Raio.

Podem ter acesso ao município: moradores; quem tem segunda residência (com comprovação); hóspedes com reservas feitas em estabelecimentos de hospedagem localizados em Guaramiranga (com apresentação de voucher); e participantes do festival (com a comprovação necessária). Todos os adultos a partir de 18 anos devem apresentar cartão de vacinação contra Covid-19 com pelo menos uma dose do imunizante ou a dose única. Não será permitido o acesso de visitantes e de transporte day use.

Segundo a Prefeitura de Guaramiranga, a única programação artística de sexta a domingo (17 a 19) no município será do Festival Jazz & Blues. Não haverá apresentações em restaurantes, bares ou outros espaços públicos; será apenas o Evento Teste.

PARA TER ACESSO AO EVENTO TESTE (PRESENCIAL)

Para os shows que acontecerão nos dias 17 e 18, às 19h30, na Cidade Jazz & Blues, foram disponibilizados 200 ingressos gratuitos na Bilheteria Virtual. Todas as pessoas que retiraram ingressos receberam um QR-Code. Com ele, fizeram o teste gratuito de Covid-19 no laboratório Lacen, em Fortaleza ou em Guaramiranga, e tiveram que apresentar o cartão de vacinação comprovando as duas doses ou dose única da vacina contra Covid-19. Para pessoas que tiveram o resultado negativo no teste, o QR-Code foi validado como ingresso para o festival. Cada pessoa do público, ao adquirir o ingresso, assinou um termo de consentimento para ser monitorado pela organização do evento e se comprometeu a realizar um novo teste de Covid-19. Os ingressos estão esgotados.

Os recitais que acontecerão na sexta e no sábado, às 10h na Igreja Matriz e às 16h e 17h30 na Igreja da Gruta, ambas no Centro de Guaramiranga, serão restritos a 30 pessoas na plateia. Serão moradores da cidade convidados pela Secretaria de Cultura do município. Estas apresentações também serão exibidas no canal do festival no YouTube.

19H30 – SHOWS NA CIDADE JAZZ & BLUES

A Cidade Jazz & Blues foi erguida no espaço do campo de futebol de Guaramiranga, mas com alguns diferenciais para cumprir os protocolos sanitários do Governo do Estado. Toda a área da plateia é ao ar livre, descoberta, e não há praça de alimentação. Serão três shows por dia de grandes intérpretes e instrumentistas cearenses com trabalho autoral e tributo a importantes nomes da música brasileira e universal jazzística. A programação na Cidade Jazz & Blues começa às 19h30 com transmissão ao vivo no canal do festival no YouTube.

No dia 17, sobem ao palco do Festival Jazz & Blues Fladiana e Quarteto Jazzera, representantes da geração de músicos de Guaramiranga influenciada de forma decisiva pelo Festival Jazz & Blues, com o show “Meu Lugar”; o trombonista Rômulo Santiago, apresenta o show “Tributo a Raul de Souza”; e o cantor cearense Marcos Lessa com o show “Nature Boy – Tributo a Nat King Cole”. No dia 18, são atrações do festival a cantora Idilva Germano, com o show “Quasar”, unindo clássicos do jazz e da música brasileira; o pianista Ricardo Bacelar, que em 2015 gravou DVD ao vivo na 16ª edição do festival, volta ao palco do Jazz & Blues para apresentar seu mais recente trabalho “O viver é de improviso”; e três dos mais renomados sanfoneiros do Ceará, Adelson Viana, Nonato Lima e Zé do Norte encerram a programação do 22º Festival Jazz & Blues com “Sanfona Jazz”, show concebido especialmente para esta edição do evento, presenteando o público com as múltiplas possibilidades de arranjos, sonoridades, timbres e ritmos do acordeom.

10H, 16H E 17H30 – HOMENAGEM A ALBERTO NEPOMUCENO NAS IGREJAS

A programação “Homenagem a Alberto Nepomuceno” é uma realização do Festival e da FUNARTE, através do Prêmio Funarte Festivais de Música 2020. Os músicos Hermano Faltz e Pedro Façanha, em dois recitais diferenciados, interpretam obras originais de Nepomuceno adaptadas para guitarra e contrabaixo e completam o repertório com obras tradicionais do jazz com arranjos próprios. Daniel Sombra e Tiago Nogueira, em duas apresentações distintas, interpretam obras de Nepomuceno arranjadas para voz, acordeom e outros instrumentos. No segundo dia recebem o percussionista Igor Ribeiro. Os cantores Giorgi Gelashvili (tenor) e Liana Fonteles (soprano)com o pianista Alvany Silva, completam a programação em dois recitais, respectivamente nos dias 17 e 18, apresentando canções originais para piano e voz de Nepomuceno e obras populares arranjadas para piano e voz lírica. A curadoria é do maestro e compositor Alfredo Barros.

11H E 15H – CAFÉ NO TOM

O tradicional Café no Tom, momento especial e descontraído de bate-papo com os artistas, não podia faltar na programação do festival. Nesta temporada do festival, o Café no Tom será virtual. Comandado pelo jornalista Dalwton Moura, o bate-papo terá dois encontros com atrações do dia: um pela manhã, às 11h e outro à tarde, às 15h. No dia 17 quem abre esse espaço no qual o público conhece um pouco mais sobre o artista é a cantora Fladiana. Ela e o Quarteto Jazzera apresentarão, à noite no palco da Cidade Jazz & Blues, o show “Meu Lugar”. À tarde, a conversa será com o trombonista Rômulo Santiago, que apresentará o show “Tributo a Raul de Souza”. No sábado, dia 18, às 11h, o bate-papo será com a cantora Idilva Germano, que apresentará à noite o show “Quasar”. E encerrando o Café no Tom, às 15h, a conversa será com os sanfoneiros Adelson Viana, Nonato Lima e Zé do Norte, que se encontram no palco do Festival Jazz & Blues no show “Sanfona Jazz”.

9H30 E 13H30 DE SÁBADO – OFICINAS

Duas oficinas online e gratuitas serão exibidas na sexta-feira, dia 18, no canal do festival no YouTube. São oficinas gratuitas e sem necessidade de inscrição. O músico Nélio Costa ministra a oficina de baixo, às 9h30. Baixista, compositor e arranjador, com três CDs solo na área de música instrumental, Nélio Costa é graduado em Pedagogia Musical (baixo elétrico e guitarra, nas áreas de Jazz e música Pop) e segue atuando como músico, compositor e arranjador na cena musical de Fortaleza.

No período da tarde, às 13h30, Hermano Faltz ministra oficina de guitarraInstrumentista,compositor e professor de música, é um dos principais nomes da cena jazz de Fortaleza atuando fortemente como bandleader em diversos grupos e projetos como: The Bridge e Márcio Resende Quarteto. Atua como professor do instrumento guitarra, harmonia, improvisação e teoria musical a mais de dez anos no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno (CMAN) e está em fase de conclusão do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

SERVIÇO

22º Festival Jazz & Blues: Dias 17 e 18 de setembro de 2021. Evento teste em Guaramiranga (Ceará). Transmissão no canal do festival no YouTubejazzebluesce. Informações: producaojazzeblues@gmail.com. Site:  www.jazzeblues.com.br.

PROGRAMAÇÃO – 22º Festival Jazz & Blues

Guaramiranga – 17 e 18 de setembro de 2021

DIA 17/09 (SEXTA)

10h – SHOW

“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)

Hermano Faltz e Pedro Façanha 

Local: Igreja Matriz (30 pessoas*) / Canal do festival no YouTube após a apresentação

11h – CAFÉ NO TOM 

Dalwton Moura conversa com a cantora Fladiana

Local: Canal do festival no YouTube

15h – CAFÉ NO TOM 

Dalwton Moura conversa com o trombonista Rômulo Santiago

Local: Canal do festival no YouTube

16h – SHOW

“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)

Giorgi Gelashvili e Alvany Silva

Local: Igreja da Gruta (30 pessoas*) / Canal do festival no YouTube após a apresentação

17h30 – SHOW

“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)

Daniel Sombra e Tiago Nogueira (convidado Igor Ribeiro)

Local: Igreja da Gruta (30 pessoas*) / Canal do festival no YouTube após a apresentação

19h30 – SHOWS

Fladiana & Quarteto Jazzera / Rômulo Santiago / Marcos Lessa

Local: Cidade Jazz & Blues (200 pessoas*) / Canal do festival no YouTube

DIA 18/09 (SÁBADO)

9H30 – OFICINA

Oficina de baixo com Nélio Costa

Local: Canal do festival no YouTube

10h – SHOW

“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)

Hermano Faltz e Pedro Façanha (convidados William Madeiro e Mário Nogueira)

Local: Igreja Matriz (30 pessoas*) / Canal do festival no YouTube após a apresentação

11h – CAFÉ NO TOM  

Dalwton Moura conversa com a cantora Idilva Germano

Local: Canal do festival no YouTube

13H30 – OFICINA

Oficina de guitarra com Hermano Faltz

Local: Canal do festival no YouTube

15h – CAFÉ NO TOM 

Dalwton Moura conversa com os sanfoneiros Adelson Viana, Nonato Lima e Zé do Norte

Local: Canal do festival no YouTube

16h – SHOW

“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)

Liana Fonteles e Alvany Silva

Local: Igreja da Gruta (30 pessoas*) / Canal do festival no YouTube após a apresentação

17h30 – SHOW

“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)

Daniel Sombra e Tiago Nogueira

Local: Igreja da Gruta (30 pessoas*) / Canal do festival no YouTube após a apresentação

19h30 – SHOWS

Idilva Germano / Ricardo Bacelar / Adelson Viana, Nonato Lima e Zé do Norte

Local: Cidade Jazz & Blues (200 pessoas*) / Canal do festival no YouTube

* Presencial nas Igrejas: público previamente cadastrado pela Secretaria de Cultura de Guaramiranga

* Presencial na Cidade Jazz & Blues: esgotado.

Share Article:

Degage_Comunicacao

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Categorias

Anuncie Aqui

Edit Template
© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Sandro Rezende.