Adriana Klisys, que ministrará a oficina “A imaginação que brinca” (Foto: Divulgação)
Palestras e oficinas serão realizadas com foco na arte contemporânea e brincadeiras. As inscrições são gratuitas.
Desde 2013, o TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará realiza o Encontro de Narrativas para a Infância, um espaço de reflexão e discussão sobre os diferentes aspectos da Cultura Infância, perpassando por sua extensão antropológica, social, produtiva, econômica, simbólica e estética. São realizadas oficinas e palestras contemplando diferentes manifestações artísticas e culturais. A proposta é refletir sobre a relação entre cultura e infância diante da contemporaneidade e reunir diferentes referências e perspectivas em torno da criação, produção e distribuição de conteúdo cultural.
Em 2017, o Encontro de Narrativas para a Infância ofertará, em Fortaleza e Sobral, palestras e oficinas sobre as convergências entre a arte contemporânea e o brincar, destacando as semelhanças dos processos criativos do artista e da criança e o papel do educador neste contexto. As atividades serão gratuitas e destinadas a educadores e artistas.
Em Fortaleza, as palestras e oficinas visam qualificar a equipe do Programa Brincando e Pintando do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Em Sobral, as palestras serão voltadas para educadores da rede de educação básica municipal. No entanto, todas as atividades também são abertas ao público mediante prévia inscrição.
Nas duas cidades serão proferidas as seguintes palestras:
“Mediação nos processos criativos e lúdicos” com Adriana Klisys (PA) – A palestra refletirá acerca da mediação nos processos criativos e lúdicos. Partirá do princípio que a criatividade não é algo que se ensina. Será destacado papel do educador no desenvolvimento artístico da criança e também qual é o seu limite. O brincar será reforçado no processo de mediação em artes.
“Arte Contemporânea e a Poética das crianças pequenas”, com Denise Nalini (SP) – O intuito é refletir sobre a interface entre a arte contemporânea e as crianças pequenas. A palestra destacará as interseções entre a poética da criança pequena e os modos de fazer arte contemporânea, constatando similaridades de temáticas e de procedimentos.
“Brinquedo, brincadeira e Arte Contemporânea”, com Simone Barreto (CE) – O intuito é refletir sobre processos artísticos da arte contemporânea na infância. A palestra destacará as possibilidades de pensarmos a criação de brincadeiras, brinquedos e experimentações artísticas por meio de performances, pinturas de ação, fotografias e instalações contemporâneas.
Em Fortaleza Adriana Klisys (PA) e Denise Nalini (SP) ministram, respectivamente, as oficinas “A imaginação que brinca” e “Brincar com Arte Contemporânea”, onde aprofundam assuntos abordados em suas palestras e trazem outros.
INSCRIÇÕES
Inscrição das Palestras em Sobral
Inscrição das Palestras em Fortaleza
Inscrição da oficina “A imaginação que brinca” com Adriana Klisys (PA)
Inscrição da oficina “Brincar com Arte Contemporânea” com Denise Nalini (SP)