Políticas de desenvolvimento, papel das instituições e formação. Estes são alguns dos temas que vão entrar em pauta no II Seminário Descentralização da Produção Audiovisual no Centro-Oeste, Norte e Nordeste – CONNE, que será sediado no Hotel Oásis Atlântico Fortaleza, nos dias 6 e 7 de agosto, como parte da programação do 28º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 6 no site www.cineceara.com.
O propósito do Seminário é trabalhar a descentralização da produção de séries de TV e longas-metragens no Brasil, por meio de políticas públicas do setor audiovisual voltadas paras as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e da CONNE – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste, que reúne produtores de audiovisual, realizadores, gestores e representantes de instituições públicas e privadas de 20 unidades federativas das três regiões.
Na mesa de abertura, no dia 6 de agosto, às 9 horas, serão discutidas as políticas de desenvolvimento da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura para as regiões CONNE, em busca de garantias de uma política de continuidade e ampliação. Entre os participantes confirmados estão Christian de Castro, diretor presidente da Ancine; Frederico Mascarenhas, Secretário da SAv; Wolney Oliveira, diretor regional CONNE – Nordeste; Prof. Henry Campos, reitor da Universidade Federal do Ceará, que promove o Seminário através da Casa Amarela Eusélio Oliveira; Mauro Garcia, presidente executivo da BRAVI,além de representantes do Ministério da Cultura, Banco do Nordeste, Governo do Estado, entre outros.
O 28º Cine Ceará acontecerá de 04 a 11 de agosto, numa promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811), do Ministério da Cultura, via Secretaria do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema (Ancine), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes. Patrocínio: SP Combustíveis, M. Dias Branco, Banco do Nordeste e Café Santa Clara. Agradecimentos: Enel e Oi.
PROGRAMA DO II SEMINÁRIO CONNE
Dia 6
9h – MESA 1: As Políticas de Desenvolvimento da Ancine, MinC e SAv para as Regiões CONNE – Garantias de uma Política de Continuidade e Ampliação
14h – MESA 2: O Papel das Instituições no Desenvolvimento Audiovisual
16h – REUNIÃO: Encontro Macrorregional CONNE – Triênio 2018, 2019, 2020
Dia 7
9h – MESA 3: Políticas Estaduais para o Desenvolvimento Regional do Audiovisual CONNE
11h – MESA 4: Programa Ceará Filmes: Desafios e Perspectivas
14h30 – MESA 5: Os Eventos de Mercado como Forma de Desenvolver o Audiovisual no Nordeste
15h30 – MESA 6: Formação Audiovisual – Atualidades e Perspectivas