Edit Template

Coordenador de Direito da Faculdade CDL lança livro sobre arrecadação, despesas e prestação de contas eleitorais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve os prazos das Eleições Municipais de 2020, apesar da pandemia da Covid-19. Para não haver alteração nas datas, diversas medidas serão adotadas para garantir a segurança dos eleitores. Nomes de pré-candidatos ao pleito já surgem na imprensa e as articulações para isso avançam. O coordenador de Direito da Faculdade CDL, Rodrigo Cavalcante, trata sobre processo eleitoral e financiamento de campanha no livro “Eleições 2020 – Arrecadação, Despesas e Prestação de Contas Eleitorais: Sentenças e Consequências” (Editora Ithala).

O tema Direito Eleitoral e Ciência Política sempre chamou a atenção do autor, que além de professor e coordenador de Direito da Faculdade CDL, é desde 2015 responsável pela análise das contas partidárias e de eleição no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE). “Passei a estudar quase diariamente o financiamento de campanha eleitoral e atos que regulam o assunto. O livro é um compilado desse meu estudo”, revela.

A publicação é dividida em quatro partes. A primeira contém uma análise sobre os limites teóricos e práticos aplicáveis à arrecadação, despesas e prestação de contas, especialmente com relação aos parâmetros de aplicação da lei dos partidos políticos quando se fala em atos realizados em campanha eleitoral.

A segunda parte traz, em 24 situações regramentais definidas, as sentenças que poderão advir de arrecadação e despesas de campanha, que podem trazer de resultado a candidato e partido político.

Na terceira parte, o autor apresenta 38 situações que também poderão advir da prestação de contas, com repercussões não apenas para candidatos e partidos, mas também para fornecedores, doadores, bancos, inclusive com destaques na ordem penal. Na última parte o autor traz reflexões sobre a fase recursal em prestação de contas.

AUTOR

Rodrigo Ribeiro Cavalcante é mestre em Economia (UFC/CAEN), pós-graduado em Direito Corporativo (FA7/IBMEC), em Direito Processual Civil (UFC/Esmec) e em Direito Eleitoral (AVM Faculdade Integrada de Brasília/DF). Bacharel em Direito (Unifor) e em Ciências Econômicas (UFC). Sócio do Ibrade – Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral. Professor da Faculdade CDL, em cursos de graduação e pós-graduação, e coordenador do curso de Direito da instituição, autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), com   início no próximo  semestre letivo.

SERVIÇO

Livro “Eleições 2020 – Arrecadação, Despesas e Prestação de Contas Eleitorais: Sentenças e Consequências”, de Rodrigo Ribeiro Cavalcante, coordenador do curso de Direito da Faculdade CDL. Disponível para venda no site: www.ithala.com.br.

Link do livro:https://www.ithala.com.br/produto/pre-venda-eleicoes-2020-arrecadacao-despesas-e-prestacao-de-contas-eleitorais-sentencas-e-consequencias/

Share Article:

Degage_Comunicacao

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Categorias

Anuncie Aqui

Edit Template
© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Sandro Rezende.