Com a estreia mundial de “Brasiliana: O musical negro que apresentou o Brasil ao mundo”, de Joel Zito Araújo, o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema inicia neste sábado (9) a sua 34ª edição, que acontecerá até a próxima sexta-feira (15). Entre mostras competitivas, não competitivas e exibições especiais, serão ao todo 15 longas-metragens e 32 curtas em sessões à tarde e à noite no Cineteatro São Luiz e na Caixa Cultural Fortaleza. Para as sessões no Cineteatro, os ingressos serão disponibilizados na plataforma Sympla, a partir das 14h do dia anterior à exibição, ou seja, os do dia 9 a partir do dia 8, e assim sucessivamente. Toda a programação tem acesso gratuito.
A exibição do primeiro filme desta edição acontecerá logo após a Solenidade de Abertura, com início às 19h. Na ocasião, a Universidade Federal do Ceará (UFC) será homenageada com a entrega do Troféu Eusélio Oliveira ao reitor, professor Custódio Almeida, reverenciando os 70 anos de fundação da instituição. A UFC é parceira do Cine Ceará desde 1991, quando o evento foi lançado como Festival Vídeo Mostra Fortaleza, e permanece com seu apoio institucional anualmente, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira.
Para apresentar o filme, da equipe de “Brasiliana: O musical negro que apresentou o Brasil ao mundo” vão estar presentes, entre outros, o diretor Joel Zito Araújo, o produtor Daniel Couto, o diretor de fotografia Kiko Barbosa e o corroteirista Itamar Dantas.
Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem
“Brasiliana: O musical negro que apresentou o Brasil ao mundo” (Joel Zito Araújo. Documentário. 82’. Cor. Brasil. 2024. Première Mundial. Livre) é um dos seis filmes que concorrem na Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem. O documentário resgata a trajetória da companhia de teatro de revista Brasiliana, que percorreu mais de 90 países ao longo de seus 25 anos de atividade.
Nas próximas noites, até quinta-feira (14), véspera da solenidade de premiação, vão ser exibidos os outros cinco filmes, respectivamente: “Um lobo entre os cisnes” (Marcos Schechtman e Helena Varvaki. Ficção. 110’. Brasil. 2024. Première Mundial), “Milonga” (Laura González. Ficção, 106’. Uruguai-Argentina. 2023. Première Brasileira), “EN LA CALIENTE – Contos de um Guerreiro do Reggaeton” (Fabien Pisani. Documentário. 85’. Cuba-EUA. 2024. Première Brasileira), Linda (Mariana Wainstein. Ficção. 100’. Argentina. 2024. Première Brasileira) e “A bachata do Biônico” (Yoel Morales. Ficção. 80′. República Dominicana, 2024. Première Brasileira).
Competitivas Brasileira de Curta-metragem e Olhar do Ceará
Além da Ibero-americana de Longa-metragem, também são competitivas as mostras Brasileira de Curta-metragem e Olhar do Ceará. No domingo à tarde, às 14h, começam as exibições dos filmes da Mostra Olhar no Ceará, que este acontecerá no Cineteatro São Luiz. A Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem terá início na segunda-feira à noite.
Debates sobre os filmes das mostras competitivas
Nas manhãs seguintes de cada sessão das mostras competitivas Brasileira de Curta-metragem e Ibero-americana de Longa-metragem vão acontecer os debates com os realizadores, respectivamente às 9h e às 10h, no Hotel Sonata de Iracema. Os debates sobre os filmes da Mostra Olhar do Ceará vão acontecer na Sala Seu Vavá, no quinto andar do edifício do Cineteatro São Luiz, após cada sessão.
Mostra Cine Ceará na Itaú Cultural Play
A partir deste sábado (9) até o dia 22 de novembro, uma seleção de nove curtas e um longa-metragem do 34º Cine Ceará poderá ser vista na Itaú Cultural Play. O acesso à plataforma de streaming voltada para o cinema brasileiro é gratuito, disponível em www.itauculturalplay.com.br, nas smart TVs da Samsung, LG e Apple TV, nos aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS) e Chromecast.
Exibição Especial no domingo
No domingo (10), na sessão das 18h no Cineteatro São Luiz, após “Um lobo entre os cisnes” (Marcos Schechtman e Helena Varvaki), filme da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, haverá a exibição especial do documentário “Lampião, Governador do Sertão” (Direção: Wolney Oliveira. Documentário. 90’. Brasil. 2024. 14 anos), que em abril participou da Competição Brasileira de Longas-Metragens da 29ª edição do Festival É Tudo Verdade.
Mostras Sociais
Nesta edição as Mostras Sociais vão acontecer na Caixa Cultural Fortaleza, na terça (12) e quarta-feira (13). Na terça às 9h será a Mostra Melhor Idade, com o longa “Mussum, o Filmis” (Sílvio Guindane. Ficção, 123’. Brasil. 2023. Classificação Indicativa: 12 anos). Às 14h será a mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, com o filme “Escola de Quebrada” (Kaike Alves e Thiago Eva. Ficção. 63’. Brasil. 2023. Classificação Indicativa: 12 anos). Esta exibição é uma cortesia da Paramount e da Kondzilla. Na quarta-feira às 14h será a vez da Mostra Acessibilidade, com a exibição do longa-metragem “Mirador” (Bruno Costa. Ficção. 95’. Brasil. 2021. Classificação Indicativa: 16 anos).
Mostra Cine Ceará Itinerante
A Mostra Cine Ceará Itinerante acontecerá nos dias 12, 13 e 21 de novembro, respectivamente no CCBNB Cariri, em Juazeiro do Norte, às 15h; no CCBNB Sousa, em Sousa, na Paraíba, às 15h30; e CCBNB Fortaleza, no Centro da capital, às 15h. Nos três equipamentos serão exibidos “Almadia” (Mariana Medina. Animação. 8’. Brasil. 2024) e “Memórias da chuva” (Wolney Oliveira. Documentário. 79’. Brasil. 2023). Entre novembro e fevereiro será a vez de uma circulação por dez cidades do interior do Ceará.
Como retirar os ingressos para as exibições
Cineteatro São Luiz – Os ingressos gratuitos para os filmes do 34º Cine Ceará que serão exibidos à tarde e à noite no Cineteatro São Luiz serão disponibilizados na plataforma Sympla, a partir das 14h do dia anterior à exibição. Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos por sessão.
Caixa Cultural Fortaleza – As mostras Melhor Idade, Acessibilidade e O Primeiro Filme A Gente Nunca Esquece são destinadas, prioritariamente, a instituições e escolas públicas que atendem os públicos específicos de cada uma delas. Havendo disponibilidade, o acesso é liberado ao público em geral, estando sujeito à lotação do espaço.
Hotel Sonata de Iracema e Sala Seu Vavá – Os debates sobre os filmes das mostras Competitivas Ibero-americanas de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem, no Hotel Sonata de Iracema, e da Mostra Olhar do Ceará, na Sala Seu Vavá, terão acesso por ordem de chegada, respeitando a capacidade de público.
CCBNB Cariri, CCBNB Sousa e CCBNB Fortaleza – Ingressos serão distribuídos na entrada, respeitando a capacidade de público de cada local.
O 34º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Parceria: Canal Brasil e Sales e Medeiros Advogados. Conta ainda com o patrocínio direto da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), e da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, e com o patrocínio do Banco do Nordeste, da Ambev, da Freitas, do Itaú, da Nacional Gás e da Esmaltec através da Lei Rouanet.
SERVIÇO
34° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza. Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com. Toda a programação tem acesso gratuito.
PROGRAMAÇÃO – DIA 09/11 – SÁBADO
19h – Cineteatro São Luiz
Classificação indicativa: Livre
HOMENAGEM: Universidade Federal do Ceará – 70 anos
MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM: “Brasiliana: O musical negro que apresentou o Brasil ao mundo” (Joel Zito Araújo. Documentário. 82’. Brasil. 2024. Première Mundial).
09/11 A 22/11 – Itaú Cultural Play
MOSTRA CINE CEARÁ NA ITAÚ CULTURAL PLAY
“O Verbo” (Juliana Craveiro e Lucas Souto. Ficção. 20’. Brasil. 2024), “Raposa” (Margot Leitão e João Fontenele. Ficção. 15’. Brasil. 2024), “Juzé” (Raquel Garcia. Animação. 11’. Brasil. 2023), “Neblina” (Milene Coroado. Ficção. 9’. Portugal. 2023), “Almadia” (Mariana Medina. Animação. 8’. Brasil. 2024), “Kila & Mauna” (Ella Monstra. Ficção. 19’. Brasil. 2023), “Topera” (Rodrigo Gadelha. Documentário. 17’. Brasil. 2023-2024), “Crayon” (Juno e Becca Lutz. Ficção/Animação.13’. Brasil. 2022), “Ponte Metálica” (Felipe Bruno e Wes Maria. Ficção. 17’. Brasil. 2024) e “Filhos do Vento” (Euziane Bastos e Rogério Bié. Documentário. 69’. Brasil. 2024).
PROGRAMAÇÃO – DIA 10/11 – DOMINGO
10h – Hotel Sonata de Iracema
DEBATE COM OS REALIZADORES – MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM: “Brasiliana: O musical negro que apresentou o Brasil ao mundo” (Joel Zito Araújo. Documentário. 82’. Brasil. 2024). Mediação: Arthur Gadelha.
14h – Cineteatro São Luiz
Classificação indicativa: 18 anos
MOSTRA OLHAR DO CEARÁ – CURTA-METRAGEM: “Almadia” (Mariana Medina. Animação. 8’. Brasil. 2024), “Juzé” (Raquel Garcia. Animação. 11’. Brasil. 2023), “Fotossíntese” (Rodrigo do Viveiro. Animação. 6’. Brasil. 2024), “Poesia no vinho de seus lábios” (Matheus Monteiro. Animação. 4’. Brasil. 2024). MOSTRA OLHAR DO CEARÁ – LONGA-METRAGEM: “Antônio Bandeira – O Poeta das Cores” (Joe Pimentel. Documentário. 80’. Brasil. 2024).
16h – Sala Seu Vavá
DEBATE COM OS REALIZADORES da MOSTRA OLHAR DO CEARÁ de CURTA-METRAGEM e LONGA-METRAGEM. Mediação: Diego Benevides
18h – Cineteatro São Luiz
Classificação indicativa: 16 anos
MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM: “Um lobo entre os cisnes” (Marcos Schechtman e Helena Varvaki. Ficção. 110’. Brasil. 2024. Première Mundial).
EXIBIÇÃO ESPECIAL: “Lampião, Governador do Sertão” (Wolney Oliveira. Documentário. 90’. Brasil. 2024).
A programação completa pode ser consultada no www.cineceara.com.