O 3º MAN – Mercado Audiovisual do Nordeste acontece de 13 a 18/11 em Fortaleza, com abertura no dia 13, às 10h, no BNB Passaré. Produtoras independentes e profissionais do audiovisual podem se inscrever até o dia 13
Séries de ficção, factuais e dramatúrgicas, entretenimento, animação, live action. Esses são alguns exemplos de conteúdo audiovisual que os canais de televisão por assinatura estão em busca para compra. De olho nesse mercado, as produtoras independentes de audiovisual estão cada vez mais atentas às oportunidades de terem seus produtos exibidos em canais de tv nacionais, internacionais ou em outras plataformas.
Rodadas de negócios que podem resultar nessa compra e venda de conteúdo audiovisual vão acontecer em Fortaleza durante o 3º MAN – Mercado Audiovisual do Nordeste, de 13 a 18 de novembro na sede do Banco do Nordeste (BNB) no Passaré, apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, BNDES e BNB, e realizado pelo 27° Cine Ceará e CONNE – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Produtoras dessas três regiões do país participam do evento, que contará também com palestras e debates sobre o mercado. Estarão presentes os seguintes canais: ZooMoo, Canal Brasil, Cine Brasil TV, Box Brazil, TV Rá Tim Bum, Fox Premium, Canal Curta!, National Geographic, NatGeoKids e Globo Filmes. Produtoras independentes e profissionais do audiovisual podem se inscrever até o dia 13 (segunda-feira). As inscrições são gratuitas e a ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site: www.mercadoaudiovisual.com.br.
Nos dois primeiros dias 13 e 14 (segunda e terça-feira) acontecem oficinas, palestras e discussões sobre a produção audiovisual e o mercado do conteúdo independente e as políticas de desenvolvimento do mercado audiovisual e suas potencialidades. No dia 15 (feriado) não haverá programação. O MAN retoma as atividades na quinta-feira, 16, para dois dias de Players, que são as apresentações dos canais e encerrando esta edição, no dia 18 acontecem as Rodadas de Negócios, já agendadas entre as produtoras independentes e os canais. É o momento da compra e venda de produções audiovisuais.
O QUE QUEREM OS CANAIS
Entre os canais participantes do 3º MAN, o FOX, por exemplo, está em busca de séries de ficção. A National Geographic pretende adquirir conteúdo factual e entretenimento que consiga aliar ciência, exploração e entretenimento para público jovem, enquanto a NatGeo Kids busca live action e animação para crianças de 4 a 10 anos. O Canal Curta!, busca licenciamento de curtas e longas, tendo como foco telefilmes e séries documentais, preferencialmente afinados com a cultura e focados em música, artes, cinema e metacinema, pensamento (Literatura, Filosofia, Antropologia e temas afins) e sociedade (história e política). Já o Canal Brasil, tem como foco coprodução de longas de ficção e documentário, séries de TV via FSA e licenciamento de curtas e longas. A Globo Filmes vem com a proposta de adquirir filmes com temáticas regionais, preferencialmente telefilmes. O Cine Brasil TV pretende coproduzir séries e longas de ficção e tem como objetivo também a coprodução de longa documental autoral de foco investigativo, político, etnográfico, ambientais, indígena, LGBT, educativos e docudramas. O canal Box Premium quer adquirir longas e curtas de ficção e documentário e obras seriadas, enquanto o Box Music vem para adquirir Doc e vídeo clips musicais.
Outros canais como History, A&E, Lifetime e H2 não participarão diretamente do MAN, mas vão receber da organização do MAN projetos inscritos que podem ser de interesse desses canais. O History, por exemplo, tem interesse em Conteúdo com entretenimento. Buscam produções com assuntos interessantes, atuais, polêmicos, que deixem o público engajado. Séries de aventura, como Homens da Montanha, também serão bem recebidas para análise do canal History. O canal A&E tem interesse em séries factuais de conteúdo relacionado a investigação, crime e justiça. Já o Lifetime busca séries factuais, especialmente realities, com mulheres poderosas e divertidas, como as séries Pequenas Grandes Mulheres, Dance Moms e Bring It, além de um novo pilar para a marca: moda.
O MERCADO
O Ceará tem apresentado um cenário positivo para setor audiovisual independente. Hoje são 164 produtoras registradas na Ancine, 20 a mais do que em 2016. Cresceu o número de empresas do ramo, como percebeu-se um maior empenho dos gestores públicos na compreensão e importância do Mercado Audiovisual no estado. Um reflexo disso é o Programa Ceará Filmes, lançado este ano pelo Governo do Estado do Ceará. Segundo números da Ancine, apresentados em agosto durante o Seminário do CONNE, em Fortaleza, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste possuem 1865 produtoras independentes, representando 20% do total de produtoras registradas no país.
Lançado em 2015 durante o Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, o MAN surgiu com o intuito de unir os protagonistas do audiovisual e promover a troca de experiências e a geração de negócios. A terceira edição é apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, BNDES e BNB, e realizada pelo 27° Cine Ceará e CONNE – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Tem o patrocínio vip do Beach Park Studios, apoio institucional da Agência de Desenvolvimento do Ceará – ADECE, a Câmara Setorial do Audiovisual – CSA, ANCINE, Universidade Federal do Ceará, Casa Amarela Eusélio Oliveira, Associação Cultural Cine Ceará, BRAVI e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult, através do Mecenato Estadual. Apoio cultural: UNIFOR. Parceria: Bucanero Filmes e Magote Produções.