A karateca Steffanny Vidal vai representar o Brasil no 13º Campeonato Mundial de Karatê da WUKF (World Union of Karate-do Federations), que acontece na cidade de Malmo, na Suécia, entre os dias 9 e 13 de julho de 2025. O evento reunirá atletas de diversos países e contará com a cearense, que irá representar o Brasil na categoria master.
A vaga para o Mundial foi conquistada durante o campeonato Troféu Brasil – Open das Américas, realizado em São Paulo, que contou com a participação de atletas da Argentina, Peru, Uruguai e outros países. Nesse torneio, Steffanny ficou em primeiro lugar no kumite (luta) e 5° lugar em kata, garantindo sua classificação.
Trajetória
Em 2023, a atleta participou pela primeira vez do Campeonato Brasileiro, onde soube da realização do Mundial de 2025. Com maior antecedência, ela iniciou sua preparação física e psicológica, em setembro do ano passado, e começou a buscar apoio financeiro e patrocínios para viabilizar a participação.
“Um campeonato desse nível não é simples. A preparação é intensa e envolve muitos aspectos, inclusive os custos, e vamos atravessar o Atlântico até as terras nórdicas para mais um grande desafio”, informa.
Diferente da maioria dos competidores que iniciam a carreira ainda na infância ou adolescência, Steffanny começou no karatê aos 35 anos, após levar o filho para uma aula experimental. “O dojo onde treino tem várias famílias completas treinando. Marido e esposa, filhos. Cada um sendo cobrado dentro das suas possibilidades. E aquilo me encantou”, conta.
Motivada pela filosofia do karatê e pelos princípios que vão além da arte marcial — como disciplina, respeito e superação — Steffanny mergulhou na prática e passou a se destacar. Seu primeiro campeonato foi em 2022, ainda como faixa branca. Desde então, não parou mais de competir e já conquistou títulos cearenses em 2022, 2023 e 2024.
Steffanny será a única mulher cearense e a única brasileira na categoria master a competir no torneio. No total, 21 atletas brasileiros representarão o país na competição internacional.