Todos os sábados do mês de maio serão de festa no Patamar do Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema. Os Alfazemas, Os Transacionais e a Camerata Cordas Cearenses (IBLF) são algumas das oito atrações do projeto. O espaço receberá nos dias 05, 12, 19 e 26, a partir das 18h, a programação da Plataforma Ceará de Música, que engloba diversos estilos musicais, que vão do reggae à música erudita.
Com a ideia de gerar um calendário de ações culturais para a cidade através da promoção de apresentações musicais gratuitas, a Plataforma trará para o palco oito atrações: quatro bandas (Carlinhos Nação, Trovador Eletrônico, Os Alfazemas e Os Transacionais) e quatro escolas de música (Camerata Cordas Cearenses do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), Orquestra de Sopros de Pindoretama, Grupo de Acordeon Tapera das Artes e a Orquestra da Fundação Raimundo Fagner).
Além de proporcionar uma boa opção de lazer cultural para moradores e turistas nas noites de sábado, ao ar livre, na orla da capital, o projeto busca fortalecer a atuação dos artistas locais e aumentar a visibilidade do Estado do Ceará como centro produtor de cultura, de forma a ampliar sua representação nesse circuito, resultando na dinamização do setor.
A Plataforma Ceará de Música é um desdobramento da Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas no Ceará, realizada com sucesso entre 2014 e 2015. Ela concentra a circulação de espetáculos na linguagem da música, contemplando vários grupos e artistas cearenses, com o objetivo de levar a fruição musical gratuita para o público de todas as idades. O projeto é uma realização do Centro Cultural Belchior, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e Enel Distribuição Ceará.
Confira a programação:
05 de maio | Sábado
18h00 – Grupo de Acordeon da Tapera das Artes
19h30 – Carlinhos Nação
12 de maio | Sábado
18h00 – Orquestra de Sopros de Pindoretama
19h30 – Trovador Eletrônico
19 de maio | Sábado
18h00 – Camerata Cordas Cearenses do IBLF
19h30 – Os Alfazemas
26 de maio | Sábado
18h00 – Orquestra da Fundação Raimundo Fagner
19h30 – Os Transacionais