Toda a programação será virtual, com transmissão pelo Youtube e acesso gratuito. Homenagem ao cineasta de animação Marcos Magalhães marca a abertura.
Webinar, bate-papo, palestra, workshop, homenagem, exibições e uma série de debates vão marcar a programação do 2º Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web, que acontecerá de 5 a 8 de novembro de 2020. Toda a programação será gratuita, transmitida através do canal do YouTube oficial do evento, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Voltado exclusivamente para o mercado da animação, game e web, o Anima Ceará tem o propósito de levar ao público e profissionais do ramo uma significativa mostra da produção desses setores no Brasil, visando a inter-relação entre os produtores e realizadores do país e a promoção de novos talentos na área.
WEBINAR SOBRE A PRODUÇÃO FORA DO EIXO RIO-SÃO PAULO no dia 5
Para falar sobre “Panorama e desafios da produção audiovisual de animação fora do eixo Rio-São Paulo, mais especificamente a produção nas regiões CONNE”, o Anima Ceará convidou Aline Belli (SC) e Íris Sodré (CE) para o Webinar Animação CONNE, que será no dia da abertura, 5 de novembro, às 15h. Aline Belli é relações públicas, publicitária e produtora, com experiência nos mercados editoriais e de séries em animação para TV. É produtora executiva das séries “Boris e Rufus” (Belli Studio) que está em exibição no canal Disney XD Latin American e TV Cultura, e “Tuca, o mestre cuca” (em finalização de produção). Íris Sodre é produtora executiva, administradora e mercadóloga. É sócia fundadora da Gavulino Filmes e atua no setor audiovisual há mais de 10 anos.
BATE-PAPO SOBRE ANIMAÇÃO CEARENSE no dia 6
No dia 6, também às 15h, os cearenses Bruno Brasil e Clemente Maciel participam do Bate-Papo “Animação Cearense – Conhecendo a produção e os artistas do Ceará”. Bruno Brasil é diretor e animador 2D freelancer. Ao longo de sua trajetória desenvolveu trabalhos para vários estúdios ao redor do mundo como, Tendril, Le Cube, State, Volstok, Los York, Giant Ant, Two Fresh, Make visual, Laundry, dentre outros. Clemente Maciel é publicitário e atua no mercado há 10 anos. Tem trabalhos em produtoras de vídeo, televisão e estúdio de animação. Atualmente trabalha como Motion Desiner e Line Producer no Beasch Park Studios.
BATE-PAPO SOBRE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO no dia 7
A pauta da atividade das 15h no dia 7 é o Bate-Papo “Produzindo conteúdo audiovisual para diversas plataformas: Adaptando um livro para filme e jogo”, com Cláudio Martins e Eduardo Peixoto, ambos do Ceará. Cláudio Martins é diretor, roteirista, cineasta de animação, autor e professor. Residiu em Los Angeles, EUA, onde fez a animação abstrata “The Hidden” com Pedro Araújo e em parceria com a BeyondBaroque (LA). Tem trabalhos de animação para UNICEF da África e do Afeganistão. É autor do e-book infantil “Passaruga”, que está na Amazon.
O designer gráfico Eduardo Peixoto atuou nas áreas de edição de vídeos e animação nas modalidades Motion Graphics e 2D. É freelancer em publicidade, filmes institucionais e clipes musicais com clientes como Beach Park Studios, Valente Studio, Animare Studio, Art&Cia, entre outros. Trabalharam juntos no “Sebastiana”, um curta-metragem de animação adaptado do livro “Ela tem Olhos de Céu”, de Socorro Acioli, que teve Cláudio Martins como diretor e roteirista e Eduardo Peixoto como diretor técnico e produtor, dentre outras funções.
WORKSHOP SOBRE GAMES no dia 8
O assunto é games no workshop do dia 8, último dia do Anima Ceará, encerrando as atividades das 15h. Para falar sobre “Narrativa em games” foi convidado o ator, dublador, cientista computacional e produtor de filmes de animação Fred Honorato Reis (DF). Fred é co-fundador da produtora audiovisual Gravidade Zero, criada em 2010, fundador do startup “FR3D Film & Realtime” com foco na criação de conteúdo utilizando game engines e animação em tempo real. Foi co-diretor e produtor da série de animação infantil “Oras bolas” (2014) vencedora do Curta Brasília; diretor da animação da série Doc Expedições Aquanautas (2012); da animação da série educativa pré-escolar 3D “Histórias Clássicas” (2013); da série “Vamos Acabar com o Monstro” (2017) veiculada na EBC, TV Brasil e em TVs Públicas; e da série de animação musical inédita “Ilha Encantada” (2019).
HOMENAGEM A MARCOS MAGALHÃES
Uma homenagem ao cineasta de animação Marcos Magalhães (RJ) marca a abertura desta edição do Anima Ceará. Ele é autor do filme “Meow!” (1981), que recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes, e do “Animando” (1987), filmado no National Film Board of Canada. Os curtas serão exibidos a partir do dia 5, às 10h, podendo ser assistidos durante todo período do festival nos canais de exibição do festival no Youtube. É também de Marcos Magalhães o ratinho de massinha do programa Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura, personagem criado em 1994, em animação stop-motion para quatro episódios do programa. Marcos Magalhães é co-fundador e co-diretor do Festival Internacional de Animação do Brasil – Anima Mundi.
Arquiteto por formação pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é doutor e mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde escreveu a dissertação “Animação Espontânea”, indicada para publicação, e a tese “O Tempo do Animador”. É professor pleno de Cinema de Animação no curso de graduação em Design, desde 2002, e coordenador do curso de pós-graduação em Animação desde 2004, na PUC-Rio.
MOSTRA COMPETITIVA
Para púbico de todas as idades, crianças e adultos, o Anima Ceará exibe nos dias 5, 6 e 7 os filmes selecionados para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem de Animação. São 22 filmes distribuídos em 3 sessões diferentes, uma a cada dia, disponíveis das 9h às 19h nos canais de exibição do festival no Youtube.
Também de 5 a 7, das 20h às 21h, haverá debate, sobre o os curtas-metragens exibidos na sessão do dia. Os debates serão conduzidos por Vinícius Bozzo (CE), roteirista, documentarista, editor, músico e ator, CEO da produtora Sinfonia Filmes. Vinícius é membro da ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) e do Fórum Cearense de Animação.
O vencedor na categoria de Melhor Curta-metragem receberá o Troféu Anima Ceará e prêmio no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Também recebem o troféu os vencedores nas categorias de Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora e Melhor Filme Infantil.
TROFÉU ANIMA CEARÁ
O Troféu Anima Ceará é uma criação do artista plástico Dim Brinquedim, como é conhecido o cearense de Camocim, Antônio Jader Pereira dos Santos. Com mais de 40 anos de carreira, Dim criou uma linguagem artística própria, unindo o lúdico e o estético em obras de pequenas e grandes dimensões, manipuláveis, instigando a interação com o espectador. Sua arte já foi tema de documentários e pesquisas acadêmicas.
O FESTIVAL
Com sua primeira edição realizada em 2018, o Anima Ceará foi criado como uma consequência natural da tradição do Estado na produção do cinema de animação, em especial, no Núcleo de Cinema de Animação, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará, que foi criado em 1993, responsável pela formação de várias gerações de animadores cearenses.
O 2º Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web é uma realização da Aguaboa Cultural e da Irê Brasil. Tem o patrocínio exclusivo da Oi, através do Mecenato Estadual do Ceará, apoio cultural do Oi Futuro e o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura.
Canal do Anima Ceará:
https://www.youtube.com/channel/UCm6SG7M44mQUvQk6IeI1tlw
Canal do Cineteatro São Luiz:
https://www.youtube.com/channel/UCkhQMY-zUkOCIh9ttK-eN9A
Canal do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura: