Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Ações formativas na programação do 25º Festival Jazz & Blues

Ações formativas fazem parte do DNA do Festival Jazz & Blues, que este ano festeja 25 edições com programação 100% gratuita, de 10 a 13 de fevereiro. Além de shows, bate-papos e ações ambientais, uma série de oficinas marca a programação. Em Guaramiranga, durante a realização do evento, acontecerá o projeto Música é Para a Vida – Residências Artísticas do Festival Jazz e Blues 2024, para alunos de música da cidade e, posteriormente, em Fortaleza e Juazeiro do Norte, serão realizadas oficinas gratuitas para o público em geral.

 

Em Guaramiranga

Estudantes de música de Guaramiranga que estejam no nível intermediário, com três ou mais anos de experiência, vão poder participar das oficinas do projeto Música é Para a Vida, de 10 a 13 de fevereiro, na sede da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). O Programa, que teve início em 2012 e vem acompanhando diversas edições do Festival, proporciona amplas ações de formação musical para alunos da rede pública de ensino, através de oficinas de sensibilização, que envolvem a inclusão social e incentivam o protagonismo juvenil.

 

Nesta edição, as atividades do projeto começam às 9h com “Experiências Musicais”, um bate-papo dos jovens com músicos participantes da programação do Festival. Em seguida, das 10h às 12h, acontece a oficina “Prática de Conjunto” com o baterista Pantico Rocha, que é atração desta edição. À tarde, das 13h30 às 15h, a oficina será “Fundamentos musicais: Teoria, leitura, harmonia, improvisação” com o flautista Heriberto Porto, professor do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará e membro do grupo instrumental Marimbanda. Para finalizar as atividades, das 15h30 às 17h, os estudantes vão participar da passagem de som da programação do Festival, na Cidade Jazz & Blues.

“Com esta experiência, os alunos com aptidão musical têm a possibilidade de aperfeiçoar o desempenho instrumental, além de desenvolver sua capacidade comunicativa e empreendedora”, diz Maria Amélia Mamede, diretora do Festival. “Ao estarem inseridos em um evento de música internacional, com um público plural e músicos, tendo acesso à produção cultural de qualidade fora do padrão imposto pelo mercado fonográfico brasileiro, os jovens têm a oportunidade de ampliar a visão e vislumbrar novas possibilidades para o futuro”, completa.

 

Em Juazeiro do Norte  e Fortaleza 

Depois do período do Carnaval, o festival desce a serra para a realização de oficinas em Juazeiro do Norte, no dia 16, e em Fortaleza, nos dias 16 e 17. São atividades gratuitas e abertas ao público em geral.

Em Juazeiro do Norte, a oficina será de Prática de Conjunto, com o multiinstrumentista Ranier Oliveira, das 14h às 17h, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). Inspirada na “Oficina de Música Universal” de Itiberê Zwarg, a atividade apresenta-se como travessia sonora, estabelecendo pontes sobre as mais variadas e diversas formas harmônicas, melódicas e rítmicas, baseando-se no que cada participante traz em sua bagagem musical. Ao final do encontro, os participantes vão compor uma música juntos.

Em Fortaleza, a oficina do dia 16 será de Guitarra, com o guitarrista Felipe Cazaux, das 14h às 17h no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). Harmonia, improviso e rítmica aplicados no blues, funk, soul e rock são alguns dos assuntos que serão compartilhados pelo músico. Na ocasião, Cazaux fará ainda um bate-papo sobre as diferentes possibilidades dentro desses estilos, apontando caminhos para o desenvolvimento dos guitarristas interessados em se aprofundar no instrumento.

Encerrando as ações da 25ª edição do Festival Jazz & Blues, no dia 17 acontecerá a Oficina Tátil de Instrumentos de Sopro, com Lucas Marden, saxofonista, professor e fundador da escola de música e artes, que tem o seu nome. Será das 10h às 12h na sede da Associação de Cegos do Estado do Ceará (ACEC). O objetivo desta oficina é proporcionar a pessoas com deficiência visual a oportunidade de conhecer e manusear instrumentos como saxofone e flauta transversal, mostrando uma experiência única de sentir os sons e quebrar paradigmas musicais. “Compreender o instrumento através dos sons e do tato é algo que leva a uma vivência transformadora”, afirma o músico.

O 25º Festival Jazz & Blues é uma realização do Ministério da Cultura e da Via de Comunicação. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), com recursos do Mecenato Estadual e da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022) e da Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Agradecimentos: Enel e Cegás. Patrocínio: Banco do Nordeste e Cagece. Apoio: Casa Pio, Asfalto Nordeste, SP Combustíveis e Mercadinhos São Luiz.

 

SERVIÇO

Festival Jazz & Blues – 25 anos: De 10 a 13 de fevereiro de 2024, em Guaramiranga, Ceará. Toda a programação tem acesso gratuito. Para o acesso aos shows, o festival sugere a doação de 1Kg de alimento por pessoa. Todo o material arrecadado será doado para o programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado. Para o show das 21h na Cidade Jazz & Blues: retirada de ingresso gratuito na plataforma Sympla ou na bilheteria do local. Informações: producaojazzeblues@gmail.com.

Site: www.jazzeblues.com.br. Redes Sociais: Facebook [Festival Jazz & Blues (CE)] Instagram [@festivaljazzeblues].

 

ENDEREÇOS

Cidade Jazz & Blues: no Estádio Municipal Jean Bardawil – Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n – Centro

Basílico Restaurante: Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n, Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga – Centro

Igreja da Gruta: na Pousada dos Capuchinhos – Travessa Ana Felício, 1 – Centro

Igreja Matriz: Praça Frei Honório, s/n – Centro

Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga: Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n – Centro

Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA): R. Joaquim Alves Nogueira – Guaramiranga

Centro Cultural Banco do Nordeste BNB (Juazeiro do Norte): R. São Pedro, 337 – Centro, Juazeiro do Norte

Centro Cultural Banco do Nordeste BNB (Fortaleza): R. Conde d’Eu, 560 – Centro, Fortaleza

Associação de Cegos do Estado do Ceará (ACEC): R. Gen. Clarindo de Queiroz, 1881 – Farias Brito, Fortaleza

Share Article:

Degage_Comunicacao

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

  • All Post
  • Artigos
  • Cidade
  • Comércio
  • Cultura
  • Dega News
  • Economia
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Marketing
  • Moda
  • Saiu na Mídia
  • Sem categoria
  • Uncategorized

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Anuncie Aqui

Edit Template
© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Sandro Rezende.