Professores da comunidade indígena Tremembé da Barra do Mundaú, em Itapipoca, no Ceará, estão participando de uma formação especial em Cultura Brasileira, como parte da segunda etapa da 5ª edição do programa Escolas Criativas. As aulas começaram no último sábado (14) e seguem nos dias 21 e 28 de junho, das 8h às 13h, com o objetivo de fortalecer vínculos culturais, valorizar saberes ancestrais e promover a educação por meio das vivências locais.
A formação é conduzida pelo professor e agente cultural Thiago Patrício, que adota a Pedagogia Griô como abordagem principal. O método valoriza o aprendizado coletivo, a oralidade, a ancestralidade e a construção do conhecimento a partir das experiências de vida de cada participante. Durante o curso, serão debatidos temas como cultura, identidade e tradição oral, em atividades que incentivam o diálogo e a troca de saberes entre os educadores indígenas.
Segundo o diretor do projeto, Mardônio Barros, o programa Escolas Criativas vem se consolidando como parte da política pública de educação no município de Itapipoca, sendo adotado como uma ferramenta estratégica para promover inovação no setor educacional. “O programa atua em diversas frentes — desde tecnologias educacionais até questões contemporâneas — sem perder de vista o olhar para a tradição”, afirma.
Mardônio destaca ainda que, neste momento, as ações estão voltadas especialmente para a educação em territórios indígenas, como é o caso da comunidade Tremembé. “Estamos desenvolvendo um processo que valoriza a criatividade a partir da ancestralidade, das experiências culturais e dos saberes locais. A proposta tem uma perspectiva decolonial, na qual buscamos reconhecer e sistematizar essas vivências para inseri-las no ambiente escolar por meio de múltiplas formas de expressão”, completa.
Formação cultural
A ação integra a segunda etapa do Escolas Criativas em Itapipoca, iniciada em abril de 2025. O programa busca aproximar cultura, educação e sustentabilidade dentro das escolas públicas. Nesta fase, também foram realizados concertos didáticos, espetáculos teatrais e cursos de Arte-Educação, História da Arte e Musicalização voltados a professores e estudantes da rede municipal.
Criado com o objetivo de promover o cruzamento entre cultura, educação e sustentabilidade, o programa Escolas Criativas atua em instituições públicas de ensino, adaptando-se aos contextos locais. Já foi implementado em cidades como Jijoca de Jericoacoara (CE), Petrópolis, Niterói e Maricá (RJ).
Impacto cultural e educacional
A primeira etapa da 5ª edição foi realizada entre agosto de 2024 e fevereiro de 2025, com atividades como oficinas de audiovisual, exposições fotográficas, concursos para professores e exibição de filmes. Mais de 5.300 alunos e educadores foram beneficiados.
Em outubro de 2024, o projeto também promoveu o Festival de Arte Urbana, que contou com a participação de 13 artistas cearenses e resultou em intervenções visuais nos muros da Casa Perilo Teixeira e das escolas EEB Geraldo Gomes de Azevedo, Centro Educacional Maria Magalhães Viana Azevedo e EEB Monsenhor Antônio Tabosa Braga.
Escolas Criativas
É um programa que tem o objetivo de promover uma ação que possibilite o entrecruzamento da cultura, educação e sustentabilidade através de uma ação de educação cultural nas escolas da rede pública de ensino. O projeto já foi realizado no Rio de Janeiro, nas cidades de Petrópolis, Cantagalo, Niterói, Rio de Janeiro, Areal e Maricá, e no Ceará, em Jijoca de Jericoacoara. Em cada local, o programa dialoga com o contexto local e com as dinâmicas de cada política municipal de educação.
Projeto Escolas Criativas:
Site: escolascriativas.com
Redes sociais: @escolascrativas