Crianças da rede pública de Fortaleza vão produzir curta de animação e a estreia será no 35° Cine Ceará

O curta-metragem tera como tema “Segurança da População: comportamento e uso da energia elétrica” e será exibido pela primeira vez na abertura da 35ª edição do Cine Ceará, no Cineteatro São Luiz, com a presença dos estudantes na plateia

De 2 a 6 de junho, 100 crianças entre 10 e 14 anos, estudantes da rede municipal de ensino, vão conhecer a técnica do cinema de animação e, quem sabe, se encantar com uma arte que, além de diversão para público de todas as idades, é uma profissão exercida em todo o mundo. Trata-se do Compartilha Animação, projeto que chega à sua 4ª edição, e já contemplou mais de 360 crianças desde a sua criação, em 2017.

Cinco escolas localizadas nos bairros Vicente Pinzón, Passaré, Messejana, Vila União e Granja Lisboa receberão as oficinas de animação, que terão duração de 6 horas, conduzidas pelo cineasta e professor Telmo Carvalho. Cada oficina contará com 20 alunos, selecionados pelas próprias escolas, que vão aprender, de forma prática, como dar vida a personagens e contar histórias por meio de desenhos animados.

“O objetivo desse projeto é levar as técnicas do cinema de animação para dentro das escolas e os alunos vivenciarem e produzirem um curta-metragem. A grande importância da iniciativa está justamente nesse aspecto coletivo e social, de levar o cinema para o ambiente escolar e promover a inclusão. Este é um projeto importante para a difusão do cinema de animação”, pontua Temo Carvalho.

Produção do 1° curta

Após essa etapa de aprendizagem, 20 alunos serão escolhidos para uma segunda etapa intensiva do projeto, que acontecerá em julho. Nesta fase do projeto, os alunos terão aulas teóricas e práticas, e terão acesso a equipamentos e softwares utilizados em grandes estúdios cinematográficos.

Durante esta etapa do projeto, os alunos vão produzir um filme de animação de curta-metragem, com duração de até 5 minutos, com o tema: Segurança da População: comportamento e uso da energia elétrica. A proposta é usar a linguagem da animação para alertar a sociedade sobre os riscos do uso inadequado da eletricidade e como evitá-los.

“A produção pode abordar o tema de diferentes formas, como o uso seguro de aparelhos elétricos, como identificar sinais de risco e o consumo consciente sem comprometer a segurança. A ideia é contribuir para a formação de uma sociedade mais preparada para prevenir acidentes”, destaca Iury Melo de Pinho, coordenador de Projetos de Sustentabilidade da Enel Ceará.

Ainda no mês de julho, o projeto realizará sessões gratuitas de filmes nacionais e cearenses para a comunidade de Aquiraz, expandindo o alcance da iniciativa e reforçando o compromisso com a democratização do acesso à cultura.

Estreia no Cine Ceará

A estreia do filme será em setembro, na noite de abertura do 35º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Na ocasião, os jovens realizadores do curta vão subir ao palco para receber um certificado. 

Compartilhar artigo:

Share Article:

Dégagé Comunicação

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

  • All Post
  • Artigos
  • Cidade
  • Comércio
  • Cultura
  • Dega News
  • Economia
  • Educação
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Marketing
  • Moda
  • Saiu na Mídia
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Categorias

Anuncie Aqui

Edit Template
© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Sandro Rezende.