Roupas, perfumes, calçados e eletrônicos estão entre os produtos mais procurados, segundo pesquisa Globo de intenção de compras
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, demonstrou otimismo em relação às vendas do comércio para o Dia das Mães, celebrado no próximo domingo, dia 11 de maio. De acordo com ele, os lojistas de diferentes regiões — de shoppings e centros comerciais populares, como Montese, Av. Bezerra de Menezes, Av. Monsenhor Tabosa — estão preparados com estoques reforçados para atender à alta demanda. “É o maior evento do varejo durante o ano”, afirmou Assis Cavalcante, destacando a importância da data para o setor.
Ticket médio
Uma pesquisa recente realizada pela Globo apontou mudanças no comportamento de compra, com destaque para a participação crescente de genros e noras na escolha de presentes para as sogras, o que amplia o público consumidor nesta ocasião. “É um mercado novo e interessante, pois reforça os laços familiares”. Ele acrescenta que o ticket médio previsto para este ano é de aproximadamente R$ 238, um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior.
Itens mais procurados
Segundo o levantamento citado por Assis Cavalcante, 75% dos entrevistados pretendem comprar presentes no varejo, movimentando ainda mais o setor. Os itens mais procurados devem ser roupas, calçados, perfumes, cosméticos, celulares, eletrônicos e até refeições em restaurantes. Ele reforçou ainda a importância de o consumidor antecipar as compras: “Não deixe para a última hora. Nós, cearenses, gostamos de oferecer um bom atendimento”, concluiu.
Perfumes e cosméticos lideram com 34% das escolhas, seguidos por roupas (22%) e chocolates ou doces (15%), demonstrando o desejo de presentear com itens que ofereçam bem-estar e carinho. Calçados (12%), acessórios (11%) e flores (10%) também aparecem como opções populares. Além disso, 12% dos consumidores planejam comemorar com uma refeição especial fora de casa, enquanto 6% pretendem presentear com utensílios domésticos, indicando um perfil variado, mas com foco em experiências e cuidados pessoais.
Quanto à forma de pagamento nas compras do Dia das Mães, os consumidores demonstram preferência variada. A maioria, 31%, pretende pagar os presentes em dinheiro, enquanto o Pix aparece como a segunda opção mais escolhida, com 28% das intenções. Já 25% dos consumidores planejam utilizar o cartão de crédito na modalidade parcelada, e 18% preferem o uso do crédito à vista. O cartão de débito será a escolha de 17% dos entrevistados, e o boleto bancário aparece com menor adesão, sendo citado por apenas 2% dos consumidores. Além disso, 61% afirmaram que farão as compras em lojas físicas.
Para a presidente da Associação dos Lojistas da Monsenhor Tabosa (Almont), Márcia Oliveira, os lojistas do corredor comercial da Av. Monsenhor Tabosa estão aguardando um bom movimento até o próximo domingo. E registra que é uma das melhores datas para o corredor, que desde o início do ano vem pensando em boas estratégias para conseguir fechar uma boa venda no período.
“Estamos com uma expectativa muito positiva para o Dia das Mães deste ano — uma das datas mais importantes para o varejo. Os lojistas da Monsenhor Tabosa prepararam promoções especiais e um atendimento diferenciado para receber os clientes com carinho e qualidade”, pontuou.
Por Paulo Martins