Em setembro, o filósofo, professor e performer Charles Feitosa vai realizar duas multirresidências criativas: “O gosto dos outros: ética e estética em tempos de fim do mundo”, que ocorrerá de 04 a 06 de setembro, no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e “Artes cênicas e pop filosofia”, de 07 a 09 de setembro, na Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA. As ações formativas, que estão com inscrições abertas e gratuitas, fazem parte do Programa de Formação Continuada da Escola Livre Teatro da Boca Rica: culturas, artes, ofícios, pensamentos e neurodiversidades. Para participar, basta acessar o link, que está disponível na bio do Instagram do Teatro da Boca Rica: @teatrodabocarica e https://bit.ly/3O6RpuI
Na Multirresidência Criativa “O gosto dos outros: ética e estética em tempos de fim do mundo”, os participantes vão pensar como as crenças tradicionais são abordadas na filosofia e no cinema contemporâneos. “As profecias escatológicas do judaísmo, cristianismo e islamismo”, “O cinema pré-, pós- e trans-apocalíptico” e “A desconstrução contemporânea do tom apocalíptico na filosofia” são alguns dos temas abordados na formação, que será realizada das 14h às 16h30 e das 19h às 21h30.
No encerramento da atividade em Fortaleza, que será no dia 06 de setembro, haverá o lançamento de seu novo livro: “Transversões: Ensaios de Filosofia & Pedagogia Pop” (Editora Circuito, Rio de Janeiro, 2022). Será às 21h, no auditório do Centro de Humanidades da UECE. A obra é uma compilação de textos já publicados pelo autor, somados a outros ainda inéditos. As versões reunidas foram corrigidas e expandidas a partir de artigos e ensaios publicados em revistas acadêmicas, anais de congresso, jornais e sites de cultura.
Guaramiranga
Depois da capital cearense, o professor e performer Charles Feitosa sobe a serra de Baturité para realizar a Multirresidência Criativa “Artes cênicas e pop filosofia”, na Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA, em Guaramiranga. A formação ocorrerá de 07 a 09 de setembro (quinta-feira a sábado), das 14h às 18h e das 19h às 22h. Na ocasião, serão abordados conceitos fundamentais de Filosofia e temas como “Estratégias da Filosofia Pop contra a Arquitetura” e “Arte e Cultura Contemporâneas: Para além ou para aquém do Belo e do Feio?”.
O Programa de Formação Continuada da Escola Livre Teatro da Boca Rica: culturas, artes, ofícios, pensamentos e neurodiversidades teve início em outubro de 2022 e segue até dezembro de 2023 com uma série de atividades em formato híbrido (online e presencial). Além de Fortaleza, Tejuçuoca, Itapajé, Jaguaribe e Guaramiranga recebem a programação, que conta, ao todo, com 17 atividades, sendo 5 experimentos cênicos, 10 multirresidências criativas e 2 cursos avançados, somando 640h/a. O programa é aberto a qualquer pessoa a partir de 18 anos, incluindo artistas, autistas, profissionais da neurodiversidade, da saúde, educação e das artes em geral.
Realizado pela Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica e Escola Livre Teatro da Boca Rica, o Programa de Formação Continuada da Escola Livre Teatro da Boca Rica: culturas, artes, ofícios, pensamentos e neurodiversidades tem apoio da Universidade Estadual da Ceará/ Curso de Filosofia, Câmara Municipal de Itapajé, Secretaria da Cultura de Jaguaribe, Secretaria da Cultura de Tejuçuoca, Casa da Cultura de Tejuçuoca, Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga. Apoio Cultural da Secretaria da Cultura do estado do Ceará, por meio do II Edital das Escolas da Cultura do Ceará.
Charles Feitosa
É Doutor em Filosofia pela Universidade de Freiburg i.B./Alemanha; professor titular no Departamento de Filosofia (DEFIL); pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e do Mestrado Profissional em Filosofia em Rede (Prof-Filo) da UNIRIO; pesquisador colaborador do PPGF (Pós-Graduação em Filosofia) do IFCS/UFRJ; coordenador do Laboratório de Estudos em Filosofia Pop (Pop-Lab); co-organizador do Congresso Internacional de Humanidades Digitais (HDRio); e autor, entre outros, de Explicando a filosofia com arte (Prêmio Jabuti 2005).