Desde 2019, o Projeto de Lei 143/19 obriga estabelecimentos privados com grande circulação de pessoas a disponibilizar atendimento presencial na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Sabendo disso, o Shopping Benfica, que desde sua fundação tem em seu DNA a promoção de ações de inclusão, realiza até o mês de julho cursos básicos de Libras para os colaboradores, lojistas e comunidade em geral. A ação é realizada em parceria com os projetos de extensão Clube de Libras e Georreferenciamento dos Surdos do Ceará da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Todos os participantes estão tendo aulas semanais para aprender como interagir com a comunidade surda por meio da língua de sinais. Para os colaboradores do empreendimento, o foco é a abordagem de situações comerciais, dentro da realidade de um shopping. Os encontros acontecem às segundas-feiras, das 16h às 17h, na sala de exposições do Shopping Benfica. A formação é ministrada por Nidas Moisés, estudante de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal do Ceará e voluntário do Projeto Clube de Libras da UFC.
Já as aulas para a comunidade acontecem às quintas-feiras, também das 16h às 17h, com Janyelle Varela, discente do Curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Ceará, bolsista no Projeto de Extensão Clube de Libras UFC e voluntária no Projeto Georreferenciamento dos Surdos do Ceará.
Segundo a coordenadora do Projeto Clube de Libras da UFC, Karen Clark, quanto mais integrantes da sociedade souberem se comunicar nesta língua, mais espaços serão ocupados pela comunidade surda, que, historicamente, enfrenta tantas barreiras para o progresso de seus indivíduos. “Estes dois projetos representam um esforço relevante para a inclusão da comunidade surda e estamos muito agradecidos à diretoria do Shopping Benfica por nos apoiar nesta causa. Nós pretendemos abrir outros três clubes de Libras em breve”, conclui.
Shopping Benfica – Programação Musical de junho
Endereço: Av. Carapinima, 2200, Benfica.
Informações: www.shoppingbenfica.com.br