Programa Aprender Conectado, da EACE, acelera expansão e já beneficia cerca de 1 milhão de estudantes. A meta é chegar a 38 mil escolas até 2026
A Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (EACE) anunciou, nesta terça-feira (2), durante o Painel Telebrasil Summit 2025, em Brasília, que o programa Aprender Conectado alcançou a marca de 8 mil escolas públicas conectadas à internet de alta qualidade em todo o Brasil. A iniciativa já impacta positivamente cerca de 1 milhão de estudantes, promovendo inclusão digital e avanço educacional.
Expansão acelerada da conectividade escolar
O diretor-geral da EACE, Flávio Santos, destacou que, após a fase-piloto, o programa vem crescendo rapidamente, conectando cerca de 100 novas escolas por dia. “Estamos dando nossa contribuição para o esforço do país em promover um futuro mais promissor para a educação dos nossos jovens”, afirmou Santos.
Meta: 38 mil escolas conectadas até 2026
O programa Aprender Conectado, integrante da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), tem como principal objetivo universalizar a conectividade nas escolas da educação básica até 2026. A meta é conectar 18 mil escolas até o final de 2025 e 38 mil até dezembro de 2026.
Essas escolas, localizadas em sua maioria em regiões remotas e historicamente desassistidas, são fundamentais para a redução das desigualdades regionais no Brasil, além de representarem um grande avanço na promoção de um futuro mais equitativo para a educação no país.
O programa busca transformar o acesso à tecnologia e à conectividade em uma ferramenta de inclusão e melhoria da qualidade educacional. Para isso, amplia as oportunidades de aprendizado e integração dos estudantes – que em sua maioria estão em regiões remotas e historicamente desassistidas – ao mundo digital.
Investimento federal e foco na inclusão digital
Presente no evento, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou a relevância do programa dentro do Novo PAC. “Esta é a primeira vez que o plano inclui um eixo exclusivo de inclusão digital, com mais de R$ 23 bilhões em investimentos. Já alcançamos mais de 60% da meta do programa Aprender Conectado, que é uma prioridade do Governo Lula”, afirmou o ministro.
Sobre a EACE
A EACE (Entidade Administradora da Conectividade de Escolas) é responsável por implementar e gerenciar projetos de conectividade em instituições públicas de ensino. Por meio do programa Aprender Conectado, a entidade busca garantir acesso à internet de qualidade, promovendo inclusão digital e educacional em larga escala no Brasil.
Mais notícias
35º Cine Ceará anuncia seleção de longas ibero-americanos e curtas brasileiros em competição