Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Isenção do imposto para compras internacionais online: sim ou não? Presidente da CDL comenta sobre os impactos no varejo

Em junho, desde ano, entrou em vigor a portaria 612 do Ministério da Fazenda, que isenta do Imposto de Importação as compras de até 50 dólares (R$ 252) feitas em sites do exterior. A medida tem preocupado a indústria e o varejo

O brasileiro está comprando cada vez mais pela internet. Impulsionado pela pandemia, hoje, o comércio digital tem a preferência da maioria dos consumidores (61%), segundo dados da pesquisa da Octadesk em parceria com a Opinion Box. E os que afirmam comprar online, pelo menos uma ou mais vezes no mês, representam 78%.

Os descontos e comodidades estão entre os motivos para tal preferência. Isso desafia o comércio com suas lojas físicas, que buscam se re-aproximar dos clientes. E isso não diz respeito apenas a compras nacionais, uma vez que, as compras internacionais cresceram 150% nos últimos cinco anos. O levantamento é da Receita Federal.

Em junho, desde ano, entrou em vigor a portaria 612 do Ministério da Fazenda, que isenta do Imposto de Importação as compras de até 50 dólares (R$ 252) feitas em sites do exterior. A medida tem preocupado a indústria e o varejo.

Programa Remessa Conforme

Entretanto, o Ministério da Fazenda planeja definir a alíquota do imposto de importação para compras online. Esse percentual atualmente é zero para empresas que aderiram ao Remessa Conforme, um programa que regulariza compras internacionais online. O objetivo é encontrar um equilíbrio entre a competição com o varejo nacional, que se opõe à isenção do imposto, alegando concorrência desleal. A chinesa AliExpress, do grupo Alibaba, aderiu recentemente ao programa, em 15 de outubro.

Em audiência na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados, representantes dos setores varejista e industrial argumentaram que a isenção dos impostos cria um desequilíbrio na competição do comércio físico com o digital. Demissões e o fechamento de empresas são apontadas como consequências. O pedido é por um tratamento tributário isonômico entre compras nacionais e internacionais, ou seja, um equilíbrio entre ambas.

Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, o problema vai ainda mais longe. Ele considera a isenção um fator de incentivo à sonegação de impostos.

“O governo está abdicando de uma receita altamente importante. Isso está fazendo com que o consumidor brasileiro valorize cada vez mais produtos de fora, em detrimento dos nossos. Pode parecer simples, mas prejudica lojas que pagam seus impostos em dia, e que por sua vez não podem mais empregar novos trabalhadores. Gera uma crise, reduzindo o poder de compra como um todo”, afirma.

O excesso de tributação

A economista Camila Oliveira, destaca que o excesso de tributação é, também, um grande problema. “Ao invés de impor mais tributos sobre importações de pequeno valor, o que deveria ser questionado era o sistema tributário que temos hoje. Essa é uma discussão já antiga. Precisamos reformar o nosso sistema, para simplificar e reduzir a carga tributária, e aliado a isso, conduzir políticas que fortaleçam a competitividade local. O que estamos vendo é um desequilíbrio, que favorece a indústria de fora”, ressalta.

Para quê serve o imposto?

A Receita Federal é quem regulamenta a taxação de produtos importados no Brasil. Economistas afirmam que o objetivo é controlar a entrada de mercadorias estrangeiras no país e proteger a indústria nacional, além de arrecadar receitas para o governo.

Share Article:

Degage_Comunicacao

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

  • All Post
  • Artigos
  • Cidade
  • Comércio
  • Cultura
  • Dega News
  • Economia
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Marketing
  • Moda
  • Saiu na Mídia
  • Sem categoria
  • Uncategorized

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Anuncie Aqui

Edit Template
© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Sandro Rezende.