Depois de quatro meses promovendo oportunidades de formação e criação em diversas linguagens do campo da Arte e da Cultura, o Arte Urgente, projeto organizado pelo Instituto BR e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, encerra as atividades com um Festival. A programação teve início na última segunda-feira, dia 17, e segue até o dia 30 de maio, com webinars, lançamento de PodCasts, publicações de pesquisas no formato de e-books e braile e apresentação dos produtos desenvolvidos durante as formações do Ateliês de Criação nas linguagens de Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Música e Teatro.
WEBINARES
Com transmissão através do canal da Quitanda Soluções Criativas no Youtube, o Festival Arte Urgente abriu a sua programação com uma série de webinars da ação Agência de Futuros, que tem o objetivo de fortalecer e qualificar iniciativas do campo cultural. Ao todo, são oito webinars, destes, quatro em parceria com o Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCULT). Dois deles foram realizados na segunda-feira (17), um sobre “Direitos Autorais: Entre a proteção Individual e o compartilhamento coletivo” com o doutor em Direito Constitucional Mário Pragmácio e o outro, “Liberdade de Expressão”, com o mestre em Direito Constitucional Rodrigo Vieira. Ambos estão disponíveis no canal da Quitanda Soluções Criativas no Youtube para quem desejar ver ou rever.
Ainda sobre o tema de Direitos Culturais, na manhã desta quinta-feira (20), às 10h, foi realizado um webinar sobre “O fomento cultural, o dever de controle por resultado e suas peculiaridades na prestação de contas”, com os advogados Vitor Studart e Ericka Gavinho. O próximo será no sábado (22), às 10h, sobre “Cooperação Internacional para Projetos Culturais”, com a doutora em Direito Internacional, Anita Mattes, e a consultora AdHoc da Unesco, Anauense Dias.
Teve início na terça (18) e segue até sexta-feira (21), sempre no turno da noite, os webinars sobre Economia das Artes, com mediação da doutora em sociologia e professora do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e ex-secretária de cultura do estado do Ceará (2003-2006), Claudia Leitão.
“Desafios e perspectivas da Economia das Artes Cênicas” foi o primeiro tema realizado na terça-feira (18) pela doutora em Administração Bianca Araújo e pela conselheira do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Pernambuco, Paula de Renor. O momento teve abertura com falas do diretor do Arte Urgente, Paulo Feitosa, e do diretor do Theatro José de Alencar, Pedro Domingues. Na quarta-feira (19), o assunto foi apresentado pelo diretor do Arte Urgente, Mardônio Barros, com participação do dramaturgo Daniel Dias da Silva e pelo especialista em Cinema Chico Pelúcio. Ambos também estão disponíveis no canal da Quitanda Soluções Criativas no Youtube.
Já o tema “Desafios e perspectivas da Economia da Música”, que acontecerá nesta quinta-feira (20), às 19h, terá abertura com participação do diretor do Arte Urgente, Paulo Feitosa, e do fundador da PRODISC – Associação dos Produtores de Cultura do Estado do Ceará, Ivan Ferraro, com participação do doutor em Comunicação e Cultura Leonardo de Marchi e o músico e pesquisador Allan Carvalho.
Na sexta-feira (21), às 19h, o mesmo tema será abordado pelo membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM, Leo Morel, e o percussionista e compositor, Jonas Epifanio. O bate-papo terá na abertura a participação do diretor do Arte Urgente, Mardônio Barros, e o Multi Instrumentista e Educador Musica, Harley Oliveira.
Programação artística e lançamentos
Na próxima semana, de 24 a 30 de maio, serão realizadas atividades voltadas para três linhas de ação do Arte urgente: Ateliês de Criação, Agência de Futuros e Coleção de Saberes. Do Ateliês de Criação, será realizada a Mostra Arte Urgente: Percursos Criativos, no qual serão apresentados os produtos desenvolvidos neste eixo, nas linguagens de Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Música e Teatro, seguidos de debate. De 24 a 29 de maio, às 21h, haverá apresentação no canal da Quitanda Soluções Criativas no Youtube. E de 25 a 30 de maio, às 18h, haverá uma segunda exibição nos canais dos equipamentos vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
Da Agência de Futuros, será realizado o programa Mentorias Agência de Futuros: Aceleração de Negócios Criativos, com três dias (26, 27 e 28/5) de mentoria e consultoria para negócios criativos e profissionais das macrorregiões do Sertão Central, Região Norte e Litoral Oeste/Vale do Curu.
No dia 29, o Festival Arte Urgente realizará o lançamento de PodCast voltado para essas três linhas de ação do projeto, com debates relacionados ao campo da arte e da cultura nas plataformas de streaming.
Encerrando a programação, no dia 30 de maio a ação Coleção de Saberes vai lançar 20 pesquisas com abordagem nas áreas de música, fotografia, cultura popular, produção cultural, políticas culturais e patrimônio cultural, no formato de e-book com versão em audiodescrição a serem disponibilizadas posteriormente no site da Biblioteca Estadual do Ceará (Bece), de Fortaleza.
O Arte Urgente é resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará. Conta com a Realização do Instituto BR, da Quitanda Soluções Criativas e dos Laboratórios Culturais, em colaboração com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult); Produção Executiva da Cinco Elementos Produções e Marco Zero; e Apoio Institucional do Porto Dragão por meio do Instituto Dragão do Mar e da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.