Exposição que celebra o centenário de nascimento de Antônio Poteiro é aberta na Caixa Cultural Fortaleza

A Caixa Cultural de Fortaleza abre oficialmente, nesta terça-feira (12), às 19h, a exposição “Antônio Poteiro – A Luz Inaudita do Cerrado”. A mostra, que ficará em cartaz de 13 de agosto a 02 de setembro, é uma celebração do centenário de nascimento do artista, com séries de pintura e esculturas que cobrem a sua produção desde os anos de 1970. O curador Marcus de Lontra participa da abertura que também contará com a presença do filho e do neto do artista, Américo Poteiro e Antônio Neto, respectivamente. A entrada é gratuita.

O projeto reúne obras do acervo do artista, hoje pertencente ao Instituto que leva o nome dele e está sediado em Goiânia (GO), fundado em 2011 para preservar o legado de Antônio Poteiro. Ele se destacou no campo das artes visuais, no Brasil e em mais de 40 países, por sua paleta de cores vibrantes, composições densas e temáticas do cotidiano, como a religiosidade e as festividades.

O curador Marcus de Lontra destaca a trajetória de Antônio Poteiro, popular em sua essência criativa, criando pontes entre percepções e saberes diversos. “Ela retrata e reflete cenas do cotidiano. Cria histórias sobre fatos históricos e aproxima a arte e a religião como objetos da fé. Sua obra é uma poderosa ferramenta para enfrentar as incongruências e paradoxos do presente e projetar um mundo futuro, no qual a arte, a religião e a ciência caminhem no sentido de proporcionar à humanidade a sua dimensão maior”, conta.

Oficina

Na quinta-feira, 14 de agosto, às 10h, será realizada a oficina “Pintando um centenário de cores com Américo Poteiro”, conduzida pelo filho de Antônio Poteiro, o artista Américo Poteiro. A atividade propõe uma imersão no universo visual da arte de Poteiro, explorando suas cores vibrantes, formas simbólicas e temas do cotidiano, marcas registradas de sua contribuição à arte popular brasileira.

A oficina prática oferece ao público uma imersão na linguagem estética do artista, estimulando a expressão criativa por meio das artes visuais. O objetivo é proporcionar uma experiência sensível e educativa, que valorize a memória preservada na obra de Poteiro e promova o resgate da identidade cultural regional e nacional. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da CAIXA Cultural.

Visita Mediada na exposião de Antônio Poteiro

Após a oficina, na quinta-feira, 14, Américo Poteiro conduzirá uma visita mediada às 11h30 na exposição “Antônio Poteiro – A Luz Inaudita do Cerrado”. Na ocasião, irá compartilhar alguns dos processos de criação e seleção das obras, trazendo à tona reflexões sobre a trajetória do artista e o significado intrínseco de cada peça exposta. É uma oportunidade de descobrir os bastidores do projeto.

Leia também | Exposição de Sebastião Salgado chega à Caixa Cultural Fortaleza

Compartilhar artigo:

Share Article:

Dégagé Comunicação

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Categorias

Anuncie Aqui

Edit Template

© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Dégagé Comunicação.