Crédito: Dégagé
O superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, receberá o Troféu Clóvis Rolim, prêmio entregue anualmente pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) Ceará, para homenagear personalidades políticas e empresariais que contribuem para o desenvolvimento social e econômico do Estado. O prêmio será entregue na próxima quinta-feira, 20/07, durante a solenidade do Dia do Comerciante, no Theatro José de Alencar (TJA), às 20 horas.
O presidente da CDL de Fortaleza, Severino Ramalho Neto, explica a escolha do nome de Eudoro Santana para o recebimento do prêmio, que, neste ano, chega à 33ª edição: “No contexto de transformação das grandes cidades, não vejo um nome mais adequado para receber essa importante homenagem do comércio cearense. Eudoro Santana é um homem de inquestionável espírito público, que assumiu o compromisso com a cidade de Fortaleza, seus nativos e visitantes. Estamos vivendo um momento delicado em que tudo que até hoje está posto passa a ser questionado. E é preciso coragem para assumir qualquer protagonismo nesta situação.”
Eudoro Santana é engenheiro civil e, na superintendência do Iplanfor, coordena os trabalhos do Plano Fortaleza 2040, um planejamento para a Cidade com estratégias que estão sendo implementadas desde dezembro de 2016, quando o Plano foi entregue à sociedade. “À frente do Iplanfor, Eudoro tem a missão de coordenar o Plano Fortaleza 2040, que é uma nova forma de planejar uma Fortaleza para as futuras gerações. E o comércio precisa disso. Nossa luta histórica sempre foi por ordenamento, e não existe ordenamento sem planejamento. É isso que garante a sustentabilidade de ambos. E estamos trabalhando nisso agora, no ano de 2017. Mais uma vez, o Troféu Clóvis Rolim simboliza o reconhecimento e o sentimento de gratidão do varejo pela contribuição desses grandes nomes para a nossa história”, justifica Severino Neto.
Eudoro conta da alegria em ser homenageado com o prêmio a ser entregue pela Federação. “Sinto-me honrado em receber o Troféu Clóvis Rolim. Primeiro, pelo valor do seu patrono, um homem que marcou o seu tempo com grande talento em benefício da modernização e do desenvolvimento do comércio de Fortaleza. Em segundo lugar, por ser um troféu criado por uma das instituições mais respeitadas do movimento classista no Ceará, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL). Entretanto, não tenho dúvidas de que essa escolha se deu pela minha liderança na formatação do Plano Fortaleza 2040, uma visão de futuro para nossa capital, que teve a participação marcante do sistema CDL”, analisou o superintendente do Iplanfor.
Para Freitas Cordeiro, presidente da Federação das CDLs do Estado do Ceará, o homenageado é digno da comenda por toda a sua história de vida: “O homenageado deste ano, o superintendente Eudoro Walter de Santana, é uma pessoalidade marcante de nossa história contemporânea, por conta de sua admirável trajetória de vida, abraçado ao desafio de construir uma sociedade mais justa, menos desigual, onde se respire a paz social. O Plano Fortaleza 2040, que coordena com extremada dedicação, competência e maestria, busca dotar a Cidade de uma ferramenta moderna de planejamento com visão alargada de futuro e com a imprescindível chancela da sociedade. A esse herói moderno permito-me nomear de guerreiro transformador”.
O nome de Eudoro Santana se junta a outras 32 personalidades já premiadas com o Troféu. A cada ano, a escolha do homenageado é decidida pela diretoria da FCDL-CE, que, seguindo o rito, consulta um membro da família Clóvis Rolim sobre a indicação. Aprovado o nome, ele é avaliado por cinco diretores da CDL.
O principal critério é que a personalidade desenvolva trabalhos com foco no desenvolvimento do Estado com projetos de cunho social e cultural, tanto na área privada como na pública.