Dia das Crianças deve movimentar R$ 16,7 bilhões no varejo, aponta pesquisa da CNDL/SPC Brasil

O comércio varejista brasileiro se prepara para uma das datas mais importantes do calendário: o Dia das Crianças. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas, a celebração deste ano deve movimentar aproximadamente R$ 16,73 bilhões na economia nacional. O valor é impulsionado pelo fato de que sete em cada dez consumidores (70%) afirmam que irão às compras.

Entre os itens mais procurados pelos consumidores, lideram a lista as roupas e calçados (43%), seguidos por bonecas e bonecos (36%), jogos educativos (26%) e brinquedos como carrinhos, aviões e bolas (17%). O gasto médio estimado por pessoa é de R$ 297,00.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, o cenário é promissor, mesmo diante de restrições financeiras. “Mesmo no limite do seu orçamento familiar, os consumidores seguem valorizando o ato de presentear. E o Dia das Crianças é uma data afetiva, e isso se traduz em movimento para o varejo”, avalia.

No que diz respeito às formas de pagamento, a maioria (85%) pretende pagar à vista, com o PIX liderando entre os meios utilizados, sendo a escolha de 50% dos entrevistados. Ainda assim, 40% dos consumidores pretendem parcelar as compras, principalmente no cartão de crédito, com média de cinco parcelas.

A motivação para as compras é, em grande parte, emocional. Cerca de 32% compram pelo prazer de ver as crianças felizes, 22% mantêm o hábito de presentear pessoas queridas e 18% destacam a importância simbólica da data. Por outro lado, entre os que planejam reduzir os gastos (12%), os principais motivos são a necessidade de economizar (27%), o orçamento apertado (26%) e o acúmulo de dívidas (21%).

Varejo: Confira mais detalhes da pesquisa de intenção de compras para o Dia das Crianças

Já entre os consumidores que pretendem gastar mais este ano (37%), o desejo de dar um presente melhor aparece como a principal justificativa (43%), seguido pelo impacto do aumento de preços (37%).

Na hora da escolha do local de compra, a qualidade dos produtos é o fator mais considerado: 46% dos entrevistados dizem levar isso em conta. Quando o assunto é a escolha do presente, 30% priorizam a qualidade, 20% o desejo da criança e apenas 14% o preço.

A comemoração do Dia das Crianças também se mostra bastante presente entre os consumidores. De acordo com o levantamento, 91% planejam celebrar a data, principalmente em casa (37%) ou na casa de parentes. Visitas a shoppings (13%) e parques (8%) também são opções mencionadas.

A pesquisa ouviu 842 consumidores em todas as capitais brasileiras, entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro de 2025. A margem de erro é de 4 pontos percentuais entre os que pretendem comprar e de 3,4 pontos percentuais no total da amostra.

Mais informações sobre o levantamento podem ser consultadas no site da CNDL: www.cndl.org.br.

Leia também | Internet de alta velocidade via satélite chega a escolas do Pará

Compartilhar artigo:

Share Article:

Dégagé Comunicação

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

  • All Post
  • Artigos
  • Cidade
  • Comércio
  • Cultura
  • Dega News
  • Economia
  • Educação
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Marketing
  • Moda
  • Saiu na Mídia
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Categorias

Anuncie Aqui

Edit Template

© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Dégagé Comunicação.