O comércio varejista brasileiro se prepara para uma das datas mais importantes do calendário: o Dia das Crianças. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas, a celebração deste ano deve movimentar aproximadamente R$ 16,73 bilhões na economia nacional. O valor é impulsionado pelo fato de que sete em cada dez consumidores (70%) afirmam que irão às compras.
Entre os itens mais procurados pelos consumidores, lideram a lista as roupas e calçados (43%), seguidos por bonecas e bonecos (36%), jogos educativos (26%) e brinquedos como carrinhos, aviões e bolas (17%). O gasto médio estimado por pessoa é de R$ 297,00.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, o cenário é promissor, mesmo diante de restrições financeiras. “Mesmo no limite do seu orçamento familiar, os consumidores seguem valorizando o ato de presentear. E o Dia das Crianças é uma data afetiva, e isso se traduz em movimento para o varejo”, avalia.
No que diz respeito às formas de pagamento, a maioria (85%) pretende pagar à vista, com o PIX liderando entre os meios utilizados, sendo a escolha de 50% dos entrevistados. Ainda assim, 40% dos consumidores pretendem parcelar as compras, principalmente no cartão de crédito, com média de cinco parcelas.
A motivação para as compras é, em grande parte, emocional. Cerca de 32% compram pelo prazer de ver as crianças felizes, 22% mantêm o hábito de presentear pessoas queridas e 18% destacam a importância simbólica da data. Por outro lado, entre os que planejam reduzir os gastos (12%), os principais motivos são a necessidade de economizar (27%), o orçamento apertado (26%) e o acúmulo de dívidas (21%).
Varejo: Confira mais detalhes da pesquisa de intenção de compras para o Dia das Crianças
Já entre os consumidores que pretendem gastar mais este ano (37%), o desejo de dar um presente melhor aparece como a principal justificativa (43%), seguido pelo impacto do aumento de preços (37%).
Na hora da escolha do local de compra, a qualidade dos produtos é o fator mais considerado: 46% dos entrevistados dizem levar isso em conta. Quando o assunto é a escolha do presente, 30% priorizam a qualidade, 20% o desejo da criança e apenas 14% o preço.
A comemoração do Dia das Crianças também se mostra bastante presente entre os consumidores. De acordo com o levantamento, 91% planejam celebrar a data, principalmente em casa (37%) ou na casa de parentes. Visitas a shoppings (13%) e parques (8%) também são opções mencionadas.
A pesquisa ouviu 842 consumidores em todas as capitais brasileiras, entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro de 2025. A margem de erro é de 4 pontos percentuais entre os que pretendem comprar e de 3,4 pontos percentuais no total da amostra.
Mais informações sobre o levantamento podem ser consultadas no site da CNDL: www.cndl.org.br.
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