Na segunda-feira, 28 de agosto, a partir das 17h30, os terminais da Parangaba, Siqueira e Messejana recebem uma ação de conscientização do Grupo Depressão Tem Cura, projeto formado por homens e mulheres de diversas cidades do Brasil que superaram a doença e hoje, de forma gratuita, ajudam aqueles que também querem vencer a depressão. Em 2023, o grupo já ajudou mais de 300 mil pessoas.
Neste dia, os voluntários vão distribuir materiais com informações e orientações em relação à doença. Durante a ação, que conta com apoio da Socicam e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), empresa que administra os terminais rodoviários e urbanos da capital, os passageiros também podem tirar dúvidas sobre quais os primeiros passos para quem busca a cura e o que pode ser feito para ajudar um parente ou um amigo a buscar ajuda. “Queremos mostrar para a população que a depressão tem cura! Temos lutado diariamente para evitar suicídios e ajudar famílias que estão passando por essa situação”, explica Wanderson Uchoa, coordenador geral do Grupo Depressão Tem Cura.
A depressão é uma doença associada a sentimentos de incapacidade, irritabilidade, pessimismo, isolamento social, perda de prazer, déficit cognitivo, baixa autoestima e tristeza, afetando as capacidades de trabalhar, dormir, estudar, comer e socializar, por exemplo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, no mundo. Já dados do Ministério da Saúde mostram que a prevalência da depressão ao longo da vida do brasileiro está em torno de 15,5%.
Serviço: Ação do Grupo Depressão Tem Cura nos terminais urbanos de Fortaleza – Parangaba, Siqueira e Messejana
Dia: segunda-feira, 28 de agosto
Horário: 17h30
Grátis!