Uma das mais tradicionais agências de assessoria de comunicação do Ceará está produzindo e-books e podcasts. A produção própria de conteúdo é a aposta da empresa para divulgar as informações e ações dos clientes, além da mídia convencional
A Dégagé Comunicação tem, ao longo de quase duas décadas de existência, se destacado no mercado cearense de assessoria de imprensa, especialmente, por sempre buscar se adaptar e, até mesmo, se antecipar, algumas vezes, às mudanças pelas quais vêm passando a comunicação. Nesses tempos de pandemia da covid-19, em que as relações humanas tiveram de ser alteradas, a forma de se comunicar, de divulgar ações e informações de interesse público também foram impactadas. Adaptações que eram experimentadas em situações excepcionais passaram a ser o “novo normal”.
As entrevistas aos jornalistas e as coletivas de imprensa concedidas pelos representantes do poder público e do setor privado passaram a ser feitas de forma online, por meio de plataformas de comunicação por vídeo. A Dégagé, de olho nessa tendência, intensificou a gravação de vídeos e áudios dos clientes para divulgar na mídia, mantendo a estratégia de dar visibilidade aos assessorados, já que o isolamento social se tornou prolongado.
A agência também elaborou planos de comunicação, envolvendo lives nas redes sociais. Nessas transmissões ao vivo, os assessorados puderam interagir, tirar dúvidas e debater assuntos de interesse ao público em geral e também aos públicos específicos da área de atuação de cada um.
Novos produtos
Seguindo a estratégia de ampliar o alcance de divulgação das informações dos clientes, uma vez que os veículos tradicionais passaram por adaptações e estavam/estão focados na cobertura da pandemia do novo coronavírus, a equipe de assessoria de comunicação e marketing da Dégagé lançou mão de novos produtos. Os jornalistas, os publicitários, os marketeiros e os desingers da empresa passaram a produzir e-books e podcasts.
O primeiro e-book “Reconstrução do varejo” foi produzido a partir de uma demanda do sistema cedelista, formado pela CDL de Fortaleza, Federação das CDLs e Faculdade CDL, clientes há mais de uma década da Dégagé. A publicação traz análises e dicas de especialistas do setor varejista sobre como o empresário, empreendedor e líder de negócio pode se reconstruir frente aos novos desafios impostos pela covid-19. Todo o projeto gráfico, diagramação e ilustrações foi elaborado pela equipe da agência de comunicação.
“Foi um momento de despertar por conta dessa pandemia. Eu acho que tudo tem que se reinventar. A gente viu essa oportunidade de mostrar outros produtos como o e-book, o podcast, que está como uma ferramenta do momento. A gente tem que que se reinventar sempre. É isso que a Dégagé tenta fazer”, pontua Eugênia Nogueira, uma das sócias-proprietárias da agência.
Podcasts
Antes mesmo do isolamento social começar, a Dégagé já dava os primeiros passos na produção de podcasts. Hoje, a empresa produz pelo menos quatro títulos diferenciados com periodicidade variável. Três podcasts são com conteúdo planejado com os clientes (Podcast do Lojista, Varejo em Movimento e Podcast da Faculdade CDL) e o último é um de debate entre a equipe da empresa sobre as tendências do mercado da comunicação, o Energia Digital.
“A Comunicação é uma ciência dinâmica. A Dégagé como uma empresa de comunicação tem que estar atenta a todas as inovações nesse campo. Então, criar novos produtos faz parte da nossa linha de trabalho, que é acompanhar o surgimento de novas formas de se comunicar”, afirma Sônia Lage, uma das sócias-proprietárias da Dégagé.
App
A Dégagé Comunicação, acompanhando a evolução digital, também conta com um aplicativo para acessar as matérias do clipping no smarthphone. É o APP Dégagé Clipping, a melhor ferramenta de monitoramento de notícias em tempo real referente aos assuntos de interesse do cliente. Tudo que foi publicado na mídia (jornais, revistas, TV, rádio e internet) fica arquivado no sistema. O APP está disponível nos sistemas Android e IOS.
Evolução
Quando a agência surgiu no início dos anos 2000, os sites e blogs de notícias ainda engatinhavam, e a mídia tradicional se sustentava particularmente nos jornais impressos, nas rádios e na televisão. As sócias-proprietárias e jornalistas Eugênia Nogueira e Sônia Lage, com carreiras nos principais veículos de comunicação do Estado, desbravaram um novo nicho na assessoria imprensa e logo se tornaram referência, em especial, nas áreas de varejo e cultura. A relação estabelecida entre as duas e a imprensa foi essencial para o sucesso do negócio, que tem entre os principais clientes, o sistema cedelista, formado pela CDL de Fortaleza, Federação das CDLs e Faculdade CDL, e eventos culturais como o Natal de Luz, o Cine Ceará e o Festival Jazz & Blues.
Mais recentemente, em 2018, as jornalistas resolveram abrir uma nova frente de serviços oferecidos pela agência, o gerenciamento de mídias sociais e campanhas publicitárias. Os tradicionais clientes de assessoria de imprensa e clippings, duas marcas da empresa, logo aderiram aos novos produtos. A Faculdade CDL lança, neste mês, a terceira campanha publicitária idealizada pela Dégagé.
Com o slogan “Reinvente-se! Siga em frente com os seus sonhos”, a campanha tem o objetivo de mostrar para os estudantes e profissionais que a distância provocada pela pandemia da Covid-19 não pode ser maior do que a vontade de seguir com os sonhos e os planos de ter um futuro profissional de sucesso. A ação é baseada na transformação digital e no comportamento do consumidor, e será toda online.
Produtos da Dégagé
E-book “Reconstrução do Varejo”
http://faculdadecdl.rds.land/e-book-reconstrucao-do-varejo
Podcast do Lojista
Podcast da Faculdade CDL
Energia Digital
Dégagé Clipping
IOS: https://apps.apple.com/us/app/degage-clipping/id1498339549