Com 36 anos de carreira no teatro dedicados principalmente ao público jovem, a Cie de La Casquette, da Bélgica, chega a Fortaleza fim de semana com o espetáculo “Los Yayos”. Atração do 9º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, a companhia se apresenta nos dias 5 e 6 de outubro (sábado e domingo), às 18 horas, no Teatro Dragão do Mar. O acesso é gratuito.
A Cie de La Casquette foi criada em 1983 em Bruxelas, no Teatro Montagne Magique, um epicentro do teatro infantil belga, de onde surgiram vário grupos. De lá para cá, a companhia construiu uma carreira internacional consolidada, tendo circulado por vários países com seus trabalhos cheios de humor e poesia, sem perder seu espírito crítico.
Em“Los Yayos”, um casal de idosos se perde em um lugar improvável, onde efeitos sonoros e músicas os impulsionam a dançar um chá-chá-chá, um tango, uma valsa… Por esses ritmos, eles encontram a sua juventude esquecida e vivem, quiçá, seu último encontro romântico. Sem palavras e com humor, a peça explora a complexidade dos relacionamentos.
9º TIC – Com atrações do Ceará, do Brasil e mais quatro países, Bélgica, Espanha, Dinamarca e Itália, o 9º TIC acontece de 4 a 13 de outubro em Fortaleza e, por meio do Circuito TIC segue para Canindé (10 a 13), Senador Pompeu (17 a 20), Russas (18 e 19) e Camocim (24 a 27). Nesta edição o festival faz um convite ao público: Viva essa experiência. Com programação no mês das crianças, vem cheio de surpresas e encantamentos oferecendo experiências para estimular os sentidos do público infantil e adulto, levando-os a rir, pensar, contemplar, brincar e vivenciar as artes e o ambiente do TIC, dentro e fora dos palcos. A ideia é contribuir para os processos de descobertas das crianças, aprendizado, percepção de si mesmos e do mundo a volta.
Apresentado pelo Ministério da Cidadania, CAIXA Cultural Fortaleza e Enel, o 9º TIC é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem o patrocínio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e CAIXA. Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio: Instituto Dragão do Mar, Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura (Secultfor) e da Secretaria Municipal de Educação (SME). Parceria: Centro Cultural Dragão do Mar, Porto Dragão, Centro Cultural do Bom Jardim, Theatro José de Alencar e Ação Humanitária. Promoção: Invento Produções Culturais, D’Grau Produções e Instituto Seara. Agradecimento: Enel.
Assista!