A programação acontecerá no dia 7 de dezembro, às 14h, no Cinema do Dragão. Na ocasião, também será exibido “Ópera Sem Ingresso”, de Andreia Pires, curta-metragem vencedor da Mostra Olhar do Ceará no 32º Cine Ceará. Trailer: https://youtu.be/h3HagvZciL0
Cinco curtas-metragens cearenses com o tema “Para um amanhã melhor” terão a sua primeira exibição no dia 07 de dezembro (quarta-feira), às 14h, no Cinema do Dragão. Os filmes foram selecionados para o Prêmio Enel de Sustentabilidade, realizado pelo 32° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema em parceria com a Enel. O prêmio é voltado para filmes captados em aparelhos celulares e dispositivos móveis. Após a exibição, será anunciado o filme vencedor, que receberá o prêmio de R$ 3 mil.
Serão exibidos os seguintes curtas: “Brasis em resistência: a pulsante luta pela sustentabilidade” (docuficção de Emily Landunica), “Com ela eu aprendi” (ficção de Nathália Fiuza), “Finita” (filme de arte de Anna Beatriz Gomes), “Monstros marinhos do oeste” (ficção de Wesjley Maria) e “Um sopro de luz”, (animação stop motion de Fernando Lima). Os filmes finalistas também terão exibição online, de 1 a 7 de dezembro no site do Cine Ceará e no canal do festival no YouTube.
Os curtas foram avaliados por uma Comissão Julgadora composta por membros da organização do Cine Ceará e da Casa Amarela Eusélio Oliveira da Universidade Federal do Ceará. O resultado estará no site oficial do evento: www.cineceara.com.
Além dos filmes do Prêmio Enel de Sustentabilidade, na sessão também será exibido “Ópera Sem Ingresso” (Andreia Pires. Musical. 24’. Ceará. 2022), curta-metragem vencedor da Mostra Olhar do Ceará, desta edição do Cine Ceará.
O 32º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. Parceria: Canal Brasil, Universidade de Fortaleza e SESI. Hotel Oficial: Sonata de Iracema. Apoio: Instituto Aço Cearense. Patrocínio Master: Itaú Unibanco. Patrocínio VIP: Grupo Edson Queiroz, Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. Patrocínio: SP Combustíveis, Banco do Nordeste e Prefeitura de Fortaleza. Agradecimento: Enel.
SINOPSES
Brasis em resistência: a pulsante luta pela sustentabilidade – O curta-metragem referencia, de forma pontual e sensível, catástrofes socioambientais ocorridas em regiões brasileiras. Abordando seus impactos e trazendo um olhar de esperança ao pensar na união de todos em prol da luta a favor da sustentabilidade.
Com ela eu aprendi – Ao observar a água, uma jovem relembra ensinamentos da avó, em um momento de crenças para salvar o mundo. Memórias para um futuro construído por nós.
Finita – O curta é um monólogo-desabafo. Uma sincera escrita da própria natureza. Trazendo um choque de realidade: a finitude. O cenário é um apartamento. Ainda assim, a natureza é presente, se doando em recursos. “Finita” é um mergulho e respiro para tentar enxergar o todo de outra forma.
Monstros marinhos do oeste – Em uma praia da zona oeste de Fortaleza, especulações sobre monstro marinho anda aterrorizando moradores da redondeza. Um vídeo anda circulando aos moradores.
Um sopro de luz – Uma lâmpada apagada, tem um sopro de inspiração e, com criatividade, arruma um meio de trazer mais energia para sua vida de forma sustentável.
Ópera sem Ingresso (Andreia Pires. Musical. 24’. Ceará. 2022) – Uma casa aberta para entoar uma ópera cotidiana, onde a poesia se faz junto ao relógio, que não para de girar. A música de cearenses guia uma narrativa diversa, histórica e curiosa, recortando arquivos e colando memórias nas partituras escolhidas entre a história do Brasil e a música que ressoa no Ceará. Num condomínio que será em breve demolido, reunimos músicos e atores para guardar as memórias de um povo.
SERVIÇO
Prêmio Enel de Sustentabilidade “Para um amanhã melhor” – Exibição dos curtas selecionados e anúncio do vencedor no dia 07 de dezembro, às 14h, no Cinema do Dragão. Os filmes terão exibição também, de 1 a 7 de dezembro, no site do Cine Ceará e no canal do festival no Youtube. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com. Acesso gratuito.