No início de junho, o Governo Federal encaminhou a Medida Provisória que criou o “Desenrola Brasil”, programa que tem como proposta combater a inadimplência no Brasil, ajudando os brasileiros endividados a pagarem seus débitos. A expectativa é que o programa possa beneficiar até 70 milhões de pessoas no País.
Para Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, o “Desenrola Brasil” vai ser muito importante para o varejo, pois ele promete devolver a dignidade entre os consumidores endividados, uma vez que há a recuperação do crédito no mercado. “Como o nome limpo, as pessoas vão poder tirar um cartão de crédito, fazer mais compras no comércio, por exemplo. O resultado disso é que nós vamos poder realmente recuperar as perdas que tivemos na pandemia e, ao mesmo tempo, poder ofertar, vender e atender esses consumidores”, explica.
Cavalcante traz números que reforçam a necessidade para o programa, como o fato de que os inadimplentes cresceram 14,5% no Ceará entre maio do ano passado e o mesmo mês de 2023. “Aqui na CDL, por meio da gestão do SPC Brasil no Estado, temos o dado que aponta que 55% das pessoas endividadas são mulheres e 45% homens. E essas pessoas poderão pagar suas dívidas com o ‘Desenrola Brasil’. Somente no Ceará, 44,33% da população poderá ser beneficiada com o programa”, complementa o presidente da entidade.
O sucesso do Programa, na visão de Assis Cavalcante, vai depender também da adesão das próprias empresas, entre comerciais, industriais e bancárias. “O Governo deve chamá-las e fazer o leilão, para saber quem oferece o maior desconto para o consumidor ficar adimplente. Dessa forma, as empresas vão ter a oportunidade de receber o seu crédito e o cliente, por sua vez, ter o nome limpo”, finaliza.