Em sua terceira edição, o projeto proporciona experiência de produção audiovisual e mostra cinematográfica. A exibição será no Canal da Quitanda Soluções Criativas no YouTube
A conscientização ambiental está no foco do Cine Ecologia, projeto que proporciona a crianças e jovens a experiência de debater essa questão, ao mesmo tempo em que vivenciam a experiência da produção audiovisual. O projeto teve sua terceira edição realizada entre os meses de abril e junho na cidade de Eusébio. Cinco curtas-metragens foram produzidos e a partir do dia 28 de julho estarão disponíveis no canal da Quitanda Soluções Criativas, no YouTube.
Os curtas-metragens são resultado de uma série de ações teóricas e práticas, com a participação de 55 alunos do NAEC – Núcleo de Artes, Educação e Cultura Aloísio Bruno, de Eusébio, com idades entre 8 a 18 anos. Antes de botar a “mão na massa” para a produção dos curtas-metragens, acompanharam um seminário composto por três palestras: “História do audiovisual cearense: movimentos e políticas”, com o cineasta Glauber Filho; “O Mercado Audiovisual”, com o diretor da TV Unifor Max Eluard; e “Representatividade no audiovisual”, com Maria Gizele, do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDECA-CE).
Depois da teoria, participaram da residência de técnicas audiovisuais, onde desenvolveram brinquedos ópticos e realizaram captação de imagens. Foram utilizadas técnicas de Pixilation e Stop Motion (animação quadro a quadro com fotos de pessoas ou objetos).
Antes da exibição pública, que será a partir do dia 28 de julho, os cinco curtas-metragens foram assistidos em primeira mão por 160 alunos do NAEC – Núcleo de Artes, Educação e Cultura Aloísio Bruno, durante a Mostra Cine Ecologia, que além de exibições contou com encontros ministrados pela pedagoga Irlana Melo, na biblioteca do NAEC, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Eusébio.
O Cine Ecologia é um programa de formação que faz parte do projeto Arte Urgente Eusébio, do Instituto BR ARTE, com foco no debate e na conscientização ambiental através do cinema. A terceira edição do Cine Ecologia é uma realização do Instituto BR ARTE em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo do município de Eusébio, com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará e o patrocinado pela Enel.
COMO TUDO COMEÇOU
Com duas edições já realizadas, o Cine Ecologia foi criado em 2011 com o intuito de fomentar a produção, circulação, distribuição e a formação de plateia para o produto audiovisual no estado do Ceará e incentivar a participação individual, coletiva, permanente e responsável na preservação do meio ambiente por meio do cinema e de ações formativas nas regiões menos favorecidas do estado.
O projeto já percorreu o estado do Ceará, de norte a sul, com atividades realizadas em Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Canindé, Limoeiro do Norte, Sobral, Itapipoca, Iguatu, Juazeiro do Norte e recentemente em Eusébio. Esses municípios receberam a visita dos educadores do projeto, que atuaram abrindo o diálogo sobre a situação ambiental com foco na própria região. Nesses encontros criativos, foram apresentados para as crianças e os adolescentes temas como o lixo e o consumo desenfreado, a coleta seletiva, o cuidado com os rios, a importância da reciclagem para o meio-ambiente, dentre outros assuntos que serviram de embasamento para a criação dos roteiros dos vídeos produzidos por cada turma.
SINOPSE DOS CURTAS-METRAGENS
– “O Ciclo do Plástico”: O filme retrata a jornada do plástico desde o seu descarte irresponsável até o seu retorno à alimentação humana, evidenciando os impactos negativos desse ciclo vicioso.
– “A Ilha do Lixo”: O filme retrata uma comunidade rural que vive do comércio das hortaliças que produz, quando inesperadamente se veem impossibilitados de regarem suas plantas. É nesse cenário que três jovens amigos decidem investigar o motivo da falta de água.
– “A Árvore Solitária”: No filme, um jovem descobre uma árvore solitária em meio a uma paisagem urbana estéril. Determinado a trazer vida de volta ao local, ele mobiliza a comunidade para criar um jardim comunitário ao redor da árvore, mostrando como pequenas ações podem transformar um ambiente.
– “A balança da responsabilidade”: é uma história sobre uma criatura misteriosa, um “Ent” (ser híbrido entre humano e árvore) que observa uma balança natural pesando a degradação ambiental e as ações ecológicas da humanidade.
– “Ações”: João é um defensor do meio ambiente! Todos os dias, ele fala com as pessoas sobre serem mais conscientes e adotarem medidas ambientais. Ele quer que todos cuidem da natureza para termos um planeta melhor. E você, o que tem feito pelo meio ambiente? Junte-se a João nessa luta!