Projeto Cine Ecologia exibe curtas-metragens produzidos por estudantes de Eusébio

Em sua terceira edição, o projeto proporciona experiência de produção audiovisual e mostra cinematográfica. A exibição será no Canal da Quitanda Soluções Criativas no YouTube

A conscientização ambiental está no foco do Cine Ecologia, projeto que proporciona a crianças e jovens a experiência de debater essa questão, ao mesmo tempo em que vivenciam a experiência da produção audiovisual. O projeto teve sua terceira edição realizada entre os meses de abril e junho na cidade de Eusébio. Cinco curtas-metragens foram produzidos e a partir do dia 28 de julho estarão disponíveis no canal da Quitanda Soluções Criativas, no YouTube.

Os curtas-metragens são resultado de uma série de ações teóricas e práticas, com a participação de 55 alunos do NAEC – Núcleo de Artes, Educação e Cultura Aloísio Bruno, de Eusébio, com idades entre 8 a 18 anos. Antes de botar a “mão na massa” para a produção dos curtas-metragens, acompanharam um seminário composto por três palestras: “História do audiovisual cearense: movimentos e políticas”, com o cineasta Glauber Filho; “O Mercado Audiovisual”, com o diretor da TV Unifor Max Eluard; e “Representatividade no audiovisual”, com Maria Gizele, do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDECA-CE).

Depois da teoria, participaram da residência de técnicas audiovisuais, onde desenvolveram brinquedos ópticos e realizaram captação de imagens. Foram utilizadas técnicas de Pixilation e Stop Motion (animação quadro a quadro com fotos de pessoas ou objetos).

Antes da exibição pública, que será a partir do dia 28 de julho, os cinco curtas-metragens foram assistidos em primeira mão por 160 alunos do NAEC – Núcleo de Artes, Educação e Cultura Aloísio Bruno, durante a Mostra Cine Ecologia, que além de exibições contou com encontros ministrados pela pedagoga Irlana Melo, na biblioteca do NAEC, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Eusébio.

O Cine Ecologia é um programa de formação que faz parte do projeto Arte Urgente Eusébio, do Instituto BR ARTE, com foco no debate e na conscientização ambiental através do cinema. A terceira edição do Cine Ecologia é uma realização do Instituto BR ARTE em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo do município de Eusébio, com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará e o patrocinado pela Enel.

COMO TUDO COMEÇOU

Com duas edições já realizadas, o Cine Ecologia foi criado em 2011 com o intuito de fomentar a produção, circulação, distribuição e a formação de plateia para o produto audiovisual no estado do Ceará e incentivar a participação individual, coletiva, permanente e responsável na preservação do meio ambiente por meio do cinema e de ações formativas nas regiões menos favorecidas do estado.

O projeto já percorreu o estado do Ceará, de norte a sul, com atividades realizadas em Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Canindé, Limoeiro do Norte, Sobral, Itapipoca, Iguatu, Juazeiro do Norte e recentemente em Eusébio. Esses municípios receberam a visita dos educadores do projeto, que atuaram abrindo o diálogo sobre a situação ambiental com foco na própria região. Nesses encontros criativos, foram apresentados para as crianças e os adolescentes temas como o lixo e o consumo desenfreado, a coleta seletiva, o cuidado com os rios, a importância da reciclagem para o meio-ambiente, dentre outros assuntos que serviram de embasamento para a criação dos roteiros dos vídeos produzidos por cada turma.

SINOPSE DOS CURTAS-METRAGENS

– “O Ciclo do Plástico”: O filme retrata a jornada do plástico desde o seu descarte irresponsável até o seu retorno à alimentação humana, evidenciando os impactos negativos desse ciclo vicioso.

– “A Ilha do Lixo”: O filme retrata uma comunidade rural que vive do comércio das hortaliças que produz, quando inesperadamente se veem impossibilitados de regarem suas plantas. É nesse cenário que três jovens amigos decidem investigar o motivo da falta de água.

– “A Árvore Solitária”: No filme, um jovem descobre uma árvore solitária em meio a uma paisagem urbana estéril. Determinado a trazer vida de volta ao local, ele mobiliza a comunidade para criar um jardim comunitário ao redor da árvore, mostrando como pequenas ações podem transformar um ambiente.

– “A balança da responsabilidade”: é uma história sobre uma criatura misteriosa, um “Ent” (ser híbrido entre humano e árvore) que observa uma balança natural pesando a degradação ambiental e as ações ecológicas da humanidade.

– “Ações”: João é um defensor do meio ambiente! Todos os dias, ele fala com as pessoas sobre serem mais conscientes e adotarem medidas ambientais. Ele quer que todos cuidem da natureza para termos um planeta melhor. E você, o que tem feito pelo meio ambiente? Junte-se a João nessa luta!

Share Article:

Degage_Comunicacao

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Anuncie Aqui

Edit Template
© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Sandro Rezende.