Entre julho e novembro de 2025, o Programa Kariri Criativo impactou diretamente a vida de 1.540 jovens na Região Metropolitana do Cariri, no sul do Ceará. O dado consolida os primeiros resultados das ações do programa, que atua no fortalecimento da economia criativa em um território com forte presença de dança, teatro, música, cultura popular, artesanato e economia da fé.
O programa amplia o acesso de jovens do Cariri à formação técnica e profissional na área da economia criativa. As ações beneficiam diretamente artistas, produtores culturais e agentes comunitários, com cursos e atividades práticas, e contribui para a qualificação profissional, a geração de emprego e renda para o mercado local.
Com execução prevista até 2028, o Programa vem estruturado em dois eixos principais. O primeiro trata da Educação para Competências Criativas, voltada à formação e qualificação profissional. O segundo envolve o Desenvolvimento de Territórios Criativos, que busca fortalecer a organização, a governança e a sustentabilidade do setor criativo no Cariri.

Entre as ações em andamento, o programa trouxe para a comunidade caririense a Escola Livre Kariri de Economia Criativa, que oferta cursos de formação livre pelos nove municípios da região metropolitana da região. Além de cursos técnicos em Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato.
Com resultados já consolidados em 2025, como o impacto direto em mais de 1.500 pessoas, o Programa Kariri Criativo projeta a continuidade das ações para 2026, reforçando a cultura e a criatividade no Cariri cearense.
