Viçosa do Ceará se transforma, a partir deste domingo (20), no palco de uma das mais importantes celebrações culturais do estado: o 20º Festival Mi – Música na Ibiapaba. Com programação artística e formativa gratuita até o próximo sábado (26), o evento reúne nomes consagrados da música brasileira e promove formação musical para mais de 700 estudantes.
A abertura começa com o Encontro de Bandas, às 16h, no Patamar da Igreja Matriz. Na sequência, a Companhia Itinerante de Malabares (CIM) apresenta “O Circo de Uma Mulher Só” na Praça General Tibúrcio. Já às 19h30 tem início a programação no Palco da Igreja Matriz, com show “Essa Maré” de Luiz Otávio (RJ), seguido pela Solenidade de Abertura e, fechando a noite, show “Y’Y”, de Amaro Freitas (PE).
Até sábado (26), o Festival Mi leva aos palcos de Viçosa do Ceará nomes consagrados. Entre eles estão o pernambucano Amaro Freitas, o paraense Felipe Cordeiro, e os cearenses Luiz Fidelis, Luiza Nobel, Marimbanda e, Eliane, a rainha do forró, que encerra a edição com um grande show no palco da Praça da Matriz. A programação artística estará no Palco da Igreja Matriz e no Palco Feira MI, haverá também espetáculo de rua na Praça General Tibúrcio, serenatas no Casarão dos Quincas e no Centro Histórico. A primeira apresentação será o Encontro de Bandas, no domingo, às 16h, no Patamar da Igreja Matriz. Toda a programação tem acesso gratuito.
Formação musical e juventude em foco
Além da programação artística, o Festival Mi é um grande polo de formação. Nesta edição, são oferecidas 67 oficinas musicais, conduzidas por 40 docentes, com foco em instrumentos, canto, regência, acessibilidade, composição e muito mais. Participam professores como Kátia Freitas (CE), Patricio Cosentino (Alemanha), Regina Kinjo (SP), entre outros.
As Rodas de Som – tanto dos alunos quanto dos professores – são momentos em que a formação se mistura com a cena artística, promovendo trocas entre gerações e estilos musicais.
Economia criativa e cultura local
O Festival também movimenta a economia de Viçosa com a Feira Mi Empreendedora, reunindo expositores de artesanato, moda, design e gastronomia. O público encontrará estandes como os de Grant Mont, Katiane Ateliê, TOPE Cerâmica e o coletivo Ururray, além de comidas e drinques artesanais de marcas como Candy House, Cafofo’s Pub, Golden Blue Gin e Arrumadinho da Naza.
A feira reforça o compromisso do Festival com o fortalecimento da cultura empreendedora local e a valorização da produção artística e gastronômica da Ibiapaba.
Um festival com identidade e propósito
Criado há 20 anos, o Festival Mi é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), Hub Cultural Porto Dragão e Instituto Dragão do Mar (IDM). Conta ainda com a parceria da Secretaria da Educação (Seduc), Prefeitura de Viçosa do Ceará, Sebrae-CE, Sesc-CE, Instituto Mirante, além do apoio de equipamentos da Rede Pública de Espaços Culturais do Ceará (Rece).
“O Festival Mi é um símbolo da força da formação musical no interior do Ceará e do compromisso do Estado com a democratização do acesso à cultura”, destaca Luisa Cela, secretária da Cultura do Ceará.
Já o secretário executivo da Cultura, Rafael Felismino, enfatiza: “É uma grande festa, marcada pela presença de jovens de todas as regiões, vivenciando uma programação diversa, inclusiva e formativa”.
Serviço
20º Festival Mi – Música na Ibiapaba
📍 Viçosa do Ceará – CE
🗓 De 20 a 26 de julho de 2025
🎟 Entrada gratuita
🔗 Mais informações: festivalmi.com.br
📸 Instagram: @festivalibiapaba
📧 Contato: inscricaofestivalmi@gmail.com