Segue até este sábado, dia 18, a programação do FNT – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga Edição Especial 30 anos. Com acesso gratuito a toda a programação, o festival, que teve início na última quarta-feira, dia 15, segue com atividades em locais diversos de Guaramiranga, como a praça e o hall do Teatro Municipal, a sede e a praça da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), a Av. Vicente Soares, que é o acesso ao Conjunto Frei Domingos, nas ruas da cidade e o Odilon Bar.
No sábado, a programação começa às 10h com o Diálogos Germinantes, na sala multiuso da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). Será um debate estético-político acerca do futuro da produção teatral cearense, a partir do apoio de processos de montagem de espetáculos propostos por coletivos e/ou encenadores cearenses.
No mesmo horário, no Palco da Av. Vicente Soares, o Mágico Goldini participa da mostra FNT para Crianças com “Sonhos”, uma performance bem variada de efeitos mágicos e visuais, com uma boa dose de humor.
Às 14h, o jornalista e professor Magela Lima conduz, na Biblioteca das Artes, na sede da AGUA, a Oficina de Crítica Teatral, uma atividade formativa da Escola Livre de Teatro do Maciço de Baturité (ELT). Ao entardecer, às 16h, começa o tradicional Cortejo pelas ruas da cidade serrana. Também nas ruas, o Palhaço Garapa e Cia circulará às 19h com intervenções circenses.
Mostra Palco Ceará
Três espetáculos serão apresentados na noite de encerramento do FNT Edição Especial 30 Anos, como parte da Mostra Palco Ceará. Às 18h, na rua em frente ao Teatro Municipal, o Circo Muamba, de Aracati, participa com “Tudo Junto e Misturado”, uma sequência bem variada e divertida de habilidades do mundo do circo. Em seguida, às 19h, na Praça da AGUA, Evan Teixeira, de Fortaleza, apresenta o espetáculo “O Bode Quer”. E às 20h, na Praça do Teatro, a atração é “Laborioso Contato – Um Palhaço Anuncia o Fim do Mundo”, com a Trupe Motim de Teatro, de Quixeré.
Antes da apresentação da Trupe Motim, na Praça do Teatro, acontece a Solenidade de Encerramento da Edição Especial 30 anos, com homenagens e apresentação do Grupo de Tradição “Arte, Cultura e Memória”.
Noite de festa
Com programação ao ar livre na Praça do Teatro, no Palco da Vicente Soares e no Odilon Bar o FNT encerra a Edição Especial 30 Anos. O espetáculo de encerramento será às 21h na Praça do Teatro com o grupo Dona Zefinha, que apresenta “Invocado Que Só”, com participação especial do Mestre Vicente Chagas. Às 22h, tem Música no FNT com o show “Crias da Agua” na Vicente Soares. E no Odilon Bar será o espaço da tradicional “Patuscada”, a partir da meia-noite, com o Coletivo Radiola, formado por Maria Tavares, FaBinho Vieira, Lucas Baber e VictorMSat.