Tradicionalmente, março é o período em que o varejo começa a aquecer suas vendas. É o que garante Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza. Ele explica que um dos motivos para o otimismo entre os lojistas para este período se dá em razão do número de dias úteis de funcionamento pleno do varejo: 27. Soma-se isso ao fato de que os feriados dos dias 19 e 25 caem, respectivamente, no domingo e no sábado. E, em conformidade com a convenção coletiva, as lojas podem funcionar normalmente.
Conforme explica o presidente da CDL, o mês de março também serve de termômetro para as vendas ao longo do primeiro semestre. “Trata-se do início da grande quadra, que é maio com mães, junho com namorados, julho com férias e agosto com pais, além da Páscoa, que é em abril. Por isso, é tão importante que os lojistas se planejem e se preparem para a chegada dessas datas tão aguardadas pelo varejo”, reforça.
Nesse sentido, planejamento e conhecimento são fundamentais para que o lojista possa se preparar e, consequentemente, potencializar suas vendas. Não por acaso, a CDL realiza no dia 09 de março, no Teatro RioMar Fortaleza, a 17ª edição do Cenários do Varejo. Voltado para lojistas, empresários, empreendedores e todos aqueles que atuam direta ou indiretamente no comércio, o evento é uma oportunidade para a troca de informações e experiências do universo varejista, tendo como ponto de partida as principais tendências para 2023.
Por meio de palestrantes e relato de executivos, o público em geral vai ter a oportunidade de saber quais são os desafios e novidades locais, regionais, nacionais e mundiais do setor. Nomes como Alberto Serrentino e Regiane Romano já confirmaram presença no evento. A programação conta ainda com painel sobre diversidade e apresentação de case de sucesso. As inscrições podem ser feitas no site https://cenariosdovarejo.com.br/