Resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará, o Festival é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e Associação Movimentos.
A viagem por cidades cearenses para encontros artísticos em equipamentos culturais continua neste final de semana em mais quatro episódios do programa Sistema Solar. As exibições acontecem neste sábado e domingo, 31 de julho e 1⁰ de agosto, às 16h e 17h na TV Ceará, que pode ser assistida nos canais 5.1 digital, 5 Vivo, 17 NET, 17 Multiplay e 15 Brisanet.
O programa Sistema Solar, que teve início no dia 24 de julho e segue até 07 de agosto, é parte do Festival Online Festa do Sol, apresentando atrações selecionadas para a terceira categoria desta edição, além de artistas convidados. São ao todo nove episódios ambientados em importantes equipamentos culturais. Todos foram gravados seguindo os protocolos recomendados nas datas pelas autoridades sanitárias do estado e municípios, com o acompanhamento do Instituto Compartilha, que atua na prevenção e cumprimento das normas. O Festival é resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará, numa realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e Associação Movimentos, e coprodução de Betha Produções e WM Cultural. Parceria: Instituto Compartilha. Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.
Os quatro episódios deste fim de semana foram gravados em Fortaleza, Sobral e Quixeramobim. Cada lugar é simbolizado por um planeta do Sistema Solar. Urano é o planeta que rege o programa gravado em Sobral, no Theatro São João, palco dos shows “Amarga”, de Moon Kenzo, e “Nascer negro novamente”, de Márcio Brandão & Simone Sousa, que vai ao ar no sábado às 16h. A viagem segue para a Casa da Esquina, em Fortaleza, cenário do episódio de sábado às 17h. Sob a influência de Marte, o grupo Manada Teatro apresenta o espetáculo “Aquelas”, e Daniel Peixoto, o espetáculo “Tropiqueer Show”.
Netuno e Júpiter são os planetas que regem os episódios do domingo, 1⁰ de agosto. No episódio das 16h, gravado no Cuca Mondubim, em Fortaleza, o grupo K’Os Coletivo apresenta “D. Menina” e a Companhia Itinerante de Malabares, “ORA BOLAS! – A saga mirabolante dos besouros rola-bosta”. No programa Júpiter, às 17h, o Memorial Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, é cenário do show especial “Homenagem ao Forró de Raiz”, com artistas convidados: Cia Lamparim, cantora Mylla Torres, Cia Pés Viajantes, e Luís Paulo do Acordeon.
Próximos Episódios
Dia 31/jul (sábado) – 16h
Episódio Urano: Moon Kenzo (“Amarga”) e Márcio Brandão & Simone Sousa (“Nascer negro novamente”). Gravado em Sobral, no Theatro São João.
Dia 31/jul (sábado) – 17h
Episódio Marte: Manada Teatro (“Aquelas”) e Daniel Peixoto (“Tropiqueer Show”). Gravado em Fortaleza, na Casa da Esquina.
Dia 01/ago (domingo) – 16h
Episódio Netuno: K’Os Coletivo (“D. Menina”) e Companhia Itinerante de Malabares (“ORA BOLAS! – A saga mirabolante dos besouros rola-bosta”). Gravado em Fortaleza, no Cuca Mondubim.
Dia 01/ago (domingo) – 17h
Episódio Júpiter: Convidados: Cia Lamparim, Duo da Cia Pés Viajantes, cantora Mylla Torres e Luís Paulo do Acordeon (“Homenagem ao Forró de Raiz”). Gravado em Quixeramobim, no Memorial Antônio Conselheiro.
Dia 07/ago (sábado) – 17h
Episódio Vênus: Coletivo Cantando Marias (“Nasceu Marias”), João do Crato e Na Base da Chinela (“Remoenda”) e Rafael Vilarouca (“Sanctorion”). Gravado no Crato, na ONG Beatos.