O 14º Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – TIC dá início à sua programação nesta sexta-feira, 10 de outubro. Até o dia 21 de outubro serã apresentadas atrações gratuitas e acessíveis em Fortaleza e outras cidades da Região Metropolitana: Paracuru, Trairi, Baturité, Guaramiranga, Itapipoca, Pacatuba e Pacajus. Confira a programação completa em: www.festivaltic.com.br
Com o tema “Juntos e Misturados”, o TIC promove experiências artísticas diversas e inclusivas para crianças e suas famílias. A programação conta com espetáculos nacionais e internacionais, oficinas, debates e atividades interativas. Em Fortaleza, o evento ocorre nos espaços: CAIXA Cultural Fortaleza, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Hub Cultural Porto Dragão.
Destaques do primeiro fim de semana (10 a 12 de outubro)
📍 CAIXA Cultural Fortaleza
O festival começa esta edição na sexta-feira (10), na CAIXA Cultural, com o espetáculo “A Fabulosa História de BasarKus”, da companhia francesa Cia Lamento. Serão duas sessões com audiodescrição, às 10h e às 14h, prioritariamente para escolas públicas, com 60 lugares reservados para o público em geral. Após cada sessão, haverá debate com o grupo.
No sábado (11) e domingo (12), a programação é aberta ao público. A partir das 16h, o pátio da CAIXA Cultural recebe a DJ Mia, apresentações circenses, feira de troca de livros e brinquedos. Além disso, haverá oficina de brinquedos com tampinhas de PET, ministrada por Simone Barreto. Às 17h, a Cia Lamento retorna com novo espetáculo e, às 18h, o grupo paulistano Pia Fraus apresenta “Bichos do Brasil”, com bonecos gigantes e infláveis. A apresentação contará com audiodescrição e Libras. Durante o fim de semana, a CAIXA Cultural oferecerá serviço de manobrista.
O espaço também sediará, de 10 a 13 de outubro, o 1º Encontro TIC de Realizadores de Festivais de Artes Cênicas para Crianças. O momento vai reunir representantes de festivais de todo o Brasil e da Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará (Rede FACE).
📍 Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
No fim de semana, o festival também estará no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Haverá programação aberta ao público, no sábado e domingo (11 e 12). Nos dois dias, das 16h30 às 18h30, o TIC estará na Arena Dragão do Mar, com apresentação do DJ Miau e sua Gatarada, e oficinas criativas de máscaras e fantoches. Às 16h30, no Teatro Dragão do Mar, o palhaço mexicano Aziz Gual apresenta o espetáculo “Riso em Riso”, com audiodescrição. O encerramento no local será no domingo (12), às 19h, no Anfiteatro, com show do Grupo Cria (RJ), também com acessibilidade em Libras e audiodescrição.
O acesso ao Centro Dragão do Mar pode ser feito pela Rua José Avelino, atravessando a praça pelo Palco Rogaciano Leite Filho. Também pela Rua Boris, em frente ao Hub Cultural Porto Dragão ou pela Avenida Pessoa Anta, ao lado da Caixa Cultural Fortaleza.
📍 Hub Cultural Porto Dragão
A Cia Primeiro Olhar (DF) estará no Hub Cultural Porto Dragão. Ela vai apresentar o espetáculo “Os Peixes não Falam”, criado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No sábado (11) e no domingo (12), o grupo se apresenta às 16h, com recursos de acessibilidade como Libras e audiodescrição.
No espaço haverá sessões do espetáculo “Os Peixes não Falam”, da Cia Primeiro Olhar (DF), voltado ao público infantil com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
📌 Programação Escolar e Sessões Especiais – Sexta-feira (10)
Além da programação aberta ao público no sábado e domingo, o TIC leva alunos de escolas públicas ao Teatro Dragão do Mar. Será na sexta-feira (10), às 10h e 14h30, para conferir “Quintal Encantado”, da Cia Prisma (CE). As duas sessões terão interpretação em Libras.
No Hub Cultural Porto Dragão, antes das apresentações de sábado e domingo, a Cia Primeiro Olhar (DF) fará uma sessão especial na sexta-feira (10), às 14h30. Será para crianças com TEA e acompanhantes – 30 pessoas no total – seguida de debate com a especialista Cláudia Mascarenhas.
🗓️ Região Metropolitana
Depois de Fortaleza, o TIC segue para a Região Metropolitana, com espetáculos e debates para as crianças. A programação acontece em Maracanaú e Maranguape nos dias 13,14 e 18 de outubro. Depois segue para Pacajus nos dias 16, 17 e 19 de outubro. o evento encerra em Quixeramobim, nos dias 19, 20 e 21 de outubro. Toda a programação pode ser conferida no site do evento www.festivaltic.com.br.
Sobre o TIC
Ao todo, esta edição do TIC apresenta 46 espetáculos e 10 debates, com temas como diversidade étnico-racial, inclusão, meio ambiente, capacitismo e bullying. A programação estimula o pensamento crítico e o encantamento das crianças por meio da arte. O festival também reafirma seu compromisso com o meio ambiente ao adotar uma política de carbono zero, compensando suas emissões com o plantio de árvores nativas no Ceará.
Mais notícias
II Seminário Regional de Políticas Culturais acontece nesta quarta (8) no Cariri