Com o tema “Fortaleza dos Coletivos: Entre Cenas e Memórias”, a 16ª edição do Festival de Teatro de Fortaleza se traduz na extensa programação que vai pulsar por toda a cidade e acontece de 31 de agosto a 12 de setembro. São 37 espetáculos teatrais no total, com dois espetáculos convidados nacionais, dois convidados locais e duas performances ao longo dos 13 dias. Ações transversais às apresentações também são parte do festival, como feiras de economia criativa, atividades formativas, lançamentos, exposição fotográfica e encontros da classe artística. O acesso é gratuito em toda a programação.
O XVI Festival de Teatro de Fortaleza é um convite a mergulhar nas histórias que moldam a identidade local para resgatar memórias e celebrar a força criativa dos coletivos que fazem da cena teatral fortalezense um verdadeiro patrimônio.
Realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com o Teatro Novo, o festival chega nesta edição expandindo-se por 12 regionais, em 19 espaços de 22 bairros de Fortaleza, como o Teatro São José e o Teatro Antonieta Noronha, Cucas, outros espaços públicos e casas de coletivos teatrais. Com esta dimensão, o FTF se aproxima de diferentes comunidades e torna-se mais acessível, fazendo as artes cênicas chegarem a públicos diversos, das periferias ao Centro.
ARTES CÊNICAS NO CENTRO DE TUDO
Com o objetivo de promover um espaço inclusivo, o festival é um tributo aos artistas e ao teatro de grupo, no qual todas as vozes podem ecoar. Os 37 espetáculos que compõem a programação estão entre os selecionados em convocatória e convidados locais e nacionais, de forma a valorizar a trajetória de grupos e artistas que, com suas vivências, contribuíram para a construção do cenário cultural de Fortaleza.
Ao todo, 105 espetáculos cearenses foram inscritos na convocatória lançada em julho de 2025. Destes, 31 foram selecionados em três mostras temáticas: a Mostra de Teatro para as Infâncias, com foco em obras voltadas ao público infantil, que terá 06 apresentações de 31 de agosto a 05 de setembro; a Mostra Novos e Outros Olhares, voltada para artistas e grupos iniciantes,com 10 espetáculos de 05 a 10 de setembro; e a Mostra Fortaleza em Cena, dedicada a trabalhos com trajetória consolidada, com 15 obras de 07 a 11 de setembro.
GRUPOS CEARENSES HOMENAGEADOS
A 16ª edição do FTF vai prestar homenagens a grupos teatrais cearenses que ajudaram a construir a cena artística no estado, com trabalhos autorais, ações de formação e constante presença nos palcos e espaços culturais. Recebem a homenagem os coletivos Pavilhão da Magnólia (20 anos de atuação), Grupo Bagaceira (25 anos), Trupe ‘Caba de Chegar (35 anos), Mirante de Teatro (40 anos) e Cia Prisma de Arte (40 anos).
Celebrando marcos importantes de suas trajetórias, os homenageados reúnem histórias de resistência, pesquisa estética e compromisso com o fazer artístico. A ação reforça o papel do FTF como espaço de memória, reconhecimento e valorização da produção teatral local.
No dia 07 de setembro (domingo), o grupo Bagaceira de Teatro apresenta o espetáculo “Inacabado”, às 19h, no Teatro Antonieta Noronha, reaberto recentemente pela Prefeitura de Fortaleza. Já na segunda-feira, dia 08, o grupo Mirante de Teatro encena a obra “Guerra e Paz”, às 19h, no Cuca José Walter. No dia 09, a Cia Prisma de Arte, apresenta o “Sertão Confederado”, no Cuca Jangurussu, às 15h. Dia 11, o Pavilhão da Magnólia apresenta o premiado “A Força da Água” (SHELL 2025), no Cuca Jangurussu, às 19h. Dia 12, a Trupe Caba de Chegar encena a obra “Conversa de Lavadeiras”, no Teatro São José, no encerramento do Festival de Teatro.
FESTIVAL COM MÚLTIPLAS PROJEÇÕES
A 16ª edição do Festival de Teatro de Fortaleza também contará com apresentação de espetáculos nacionais convidados, no Teatro São José. Para a abertura oficial do evento, dia 06 de setembro, o FTF traz a nova montagem de “O Sapato do Meu Tio”, espetáculo baiano que celebra 20 anos desde sua estreia, do Coletivo Miranda Produções. Já no encerramento, dia 12 (sexta-feira), o ator mexicano-brasileiro Chico Diaz encena “A Lua vem da Ásia”, solo que estreou no Rio de Janeiro em junho, 14 anos depois de sua primeira adaptação deste romance de Campos de Carvalho.
Além dos espetáculos teatrais, o festival também traz atividades formativas, incluindo seminários, rodas de conversa, feiras de economia criativa, lançamentos literários e encontros afetivos, incentivando o intercâmbio entre artistas, produtores e público.
Voltado para públicos de todas as idades, o FTF se consolida como uma das principais vitrines da cena artística da cidade, promovendo o encontro entre linguagens, territórios e públicos, abrindo espaço para a pluralidade de linguagens e estéticas do teatro contemporâneo.
SERVIÇO
XVI Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) – De 31 de agosto a 12 de setembro de 2025 em espaços diversos de Fortaleza/CE. Rede Social: @festivaldeteatrofortaleza.
Abertura da Mostra de Teatro para as Infâncias: 31 de agosto (dom) | 17h | Teatro Antonieta Noronha
Abertura oficial do FTF: 06 de setembro (sáb) | 18h | Teatro São José
Encerramento do FTF: 12 de setembro (sex) | 18h | Teatro São José