A etapa regional do mais tradicional campeonato de dança do país é uma seletiva para festivais de Porto, Viena e Berlim e para o 27º Passo de Arte Grand Prix.
Há 27 anos, em 1993, foi criado o Passo de Arte, que em pouco tempo firmou-se como a maior e mais importante competição de dança acadêmica do Estado de São Paulo. Com reconhecimento internacional e parceria firmada com algumas das mais importantes escolas e campeonatos de balé do mundo, o evento cresceu e se expandiu lançando edições em outros estados. Uma dessas etapas é o Passo de Arte Norte e Nordeste, que chega à sua 13ª edição, sempre em Fortaleza, Ceará.
O 13º Passo de Arte Norte e Nordeste acontece de 24 a 26 de maio no Theatro Via Sul, com a participação de escolas e companhias do Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, levando ao palco bailarinos dos 8 aos 25 anos de idade. A noite de sábado será aberta com apresentação especial de Cícero Gomes, primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e a bailarina Manuela Roçado, também do RJ, no Grand Pas de Deux de Diana e Acteon.
Além da apresentação, Cícero Gomes estará no corpo de jurados do Passo de Arte Norte e Nordeste, ao lado de Edson Santos (Professor e coreógrafo residente da Companhia Independente de Dança de São Paulo, coreógrafo vencedor dos principais festivais de dança do país) e João Wlamir (Bailarino, ensaiador do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, coreógrafo e diretor do Grupo de Dança D.C.).
O júri selecionará participantes para vagas no 27º Passo de Arte GRAND PRIX – Competição Internacional de Dança, que acontecerá de 5 a 15 de julho em Indaiatuba, São Paulo, e para três importantes eventos fora do país, o CIB – Concurso Internacional de Bailado do Porto, em Portugal, o European Balle Grand Prix, em Viena, Áustria, e o Tanzolymp, em Berlim, na Alemanha. Haverá ainda premiação de R$ 1 mil ao vencedor nas categorias: Melhor Bailarina, Melhor Bailarino, Melhor Coreógrafo, Melhor Grupo e Prêmio Revelação.