A 13ª edição do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC) chega aos últimos dias, seguindo com uma programação gratuita de teatro infantil, música e brincadeiras, além de convidar as crianças a refletirem sobre temas como amizade, medo, perdas e liberdade. Após passar por Fortaleza, Sobral e São Gonçalo do Amarante, o evento acontece, até o dia 29 de outubro, em Maracanaú (24 a 26) e Quixeramobim (27 a 29). Em ambas as cidades, as apresentações acontecem em escolas públicas, com sessões exclusivas para alunos e em praças ao ar livre, voltadas para toda a família. Considerado um dos maiores eventos culturais para crianças do Brasil, o TIC vai realizar, no total, 50 sessões gratuitas.
PROGRAMAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO
Em Maracanaú, a programação aberta ao público será no sábado (26), a partir das 18h na Praça da Estação. Em Quixeramobim, será no domingo (27), na Praça da Prefeitura, também a partir das 18h. Nas duas cidades o TIC é acessível, com tradução em Libras e Audiodescrição, além de contar com fones abafadores para pessoas com dificuldades auditivas.
Nos dois locais, além dos espetáculos, o TIC realizará, a partir das 18h30, uma Feira de Trocas e Doação de Livros e Brinquedos e uma oficina de confecção de bonecos com tampinhas de garrafa PET.
Diretamente de São Paulo, a Cia Pia Fraus leva para Maracanaú e Quixeramobim a montagem “Gigantes de Ar”, reunião de esquetes inspiradas nas populares apresentações de circo-teatro e nos animais de circo e seus adestradores, onde se reúnem palhaços, bailarinos e bonecos infláveis gigantes, em uma atmosfera de humor e poesia circense. Um elefante de 5 metros de altura, três girafas, leões e um casal de cangurus, são algumas das atrações de “Gigantes de Ar”, que é um verdadeiro “circo” a céu aberto.
Quem estreia espetáculo nesta edição do TIC é a atriz e cantora Natasha Faria, com o show “Festa de Criança”, ao lado da palhaça Tiquinho de Nada, personagem de Sâmia Bittencourt, e dos músicos Bruno Rafael, Vitoriano e Igor Ribeiro. Em Maracanaú e Quixeramobim, eles prometem um show com a mesma energia que fez crianças e adultos dançarem e se divertirem nas três cidades por onde já passou, apresentando a extraordinária diversidade da comida brasileira, com todos os sabores e ritmos que ela evoca.
O Grupo Blitz, com o espetáculo “Bia e Luca contra o Dr. Desperdício”, e o DJ Miau e sua gatarada, também estão na programação para o público em geral, nas duas cidades.
TIC NAS ESCOLAS
Em todas as cidades por onde passa o TIC realiza sessões de espetáculo exclusivas para escolas públicas. Em Maracanaú será na quinta e sexta-feira (24 e 25), e em Quixeramobim, encerrando esta edição, na segunda e terça-feira (dias 28 e 29 de outubro).
Um dos destaques da programação exclusiva para escolas é o grupo cearense Pavilhão da Magnólia, que estreia nesta edição o espetáculo “A viagem do Barquinho”, adaptação de um clássico que completa 50 anos em 2025, da escritora Sylvia Ortoff. A direção é de Miguel Vellinho, um dos mais reverenciados nomes do teatro infantil no país.
Para crianças na primeira infância, o 13º TIC apresenta o espetáculo “Borboletário – teatro para bebês”, do Grupo Zepelim, em centros de educação infantil. Encenada pelo intérprete criador Well Fonseca, ator, contador de histórias e pesquisador do movimento no contexto da infância, o espetáculo propõe uma narrativa poética acerca do nascer-morrer-nascer, da metamorfose e da transformação de seres vivos.
Também nas escolas haverá apresentações dos espetáculos “Bia e Luca contra o Dr. Desperdício”, do Grupo Blitz, e “Gigantes do Ar”, da Cia Pia Fraus.
CARBONO ZERO
Como uma ação de preservação do meio ambiente, em todas as edições do TIC, ao longo do evento, a emissão de gases de efeito estufa é calculada e neutralizada com a plantação de mudas de árvores nativas em áreas de reflorestamento no Ceará.
QUEM FAZ O 13º TIC
À frente do TIC está a cearense Invento Produções Culturais que em 2024 completa 15 anos de atuação, tendo como propósito utilizar a criatividade com organização, estimulando novas formas de pensar, fazer e sentir cultura. O TIC é um de seus projetos autorais, em que integra arte, educação e infância. Desde a primeira edição, o festival já alcançou mais de 180 mil pessoas em 455 sessões, incluindo mais de 50 mil alunos de escolas em 8 cidades cearenses.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 13º TIC é uma realização do Ministério da Cultura e da Invento Produções Culturais. Patrocínio: Aniger, Democrata, Freitas Varejo, Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Smurfit Westrock, e Melbros. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) / Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Mecenas do Ceará. Apoio: Caixa e Caixa Cultural Fortaleza. Parceria: Prefeitura de Maracanaú, Prefeitura de Quixeramobim, BG Soluções Sociais, Instituto Seara, Rede Festivais de Arte e Cultura do Ceará. Produção: D’Grau Produções. Apoio cultural: Enel, Cegás e Sumitomo Chemical.
SERVIÇO
13º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – De 11 a 29 de outubro de 2024 em Fortaleza (11 a 13), Sobral (17 a 19), São Gonçalo do Amarante (20 a 22), Maracanaú (24 a 26) e Maracanaú (27 a 29). Toda a programação é gratuita e acessível, com tradução em Libras e Audiodescrição. Informações: www.festivaltic.com.br. Redes Sociais Instagram e Facebook: @festivaltic