Todos os dias o 30° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema do Ceará inicia a programação do dia com exibição dos curtas-metragens da Mostra Olhar do Ceará. De 9h às 22h, o público pode conferir no canal do festival no Youtube as produções cearenses. Nesta segunda-feira, dia 07, entram em exibição os documentários “Todos nós moramos na rua”, de Marcus Antonius Melo e “O Prisma”, de Augusto Cesar dos Santos. Os curtas ficam disponíveis no canal até o dia 11.
Também no canal do festival no Youtube, os amantes do cinema podem conferir os debates com os realizadores dos filmes veiculados no dia anterior. Nesta segunda-feira (07) o bate-papo das 10h bate-papo foi com os diretores de dois longas da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, “las Buenas Intenciones” e “Última Cidade”. Às 14h é a vez do debate sobre os filmes da Mostra Olhar do Ceará, com os cineastas dos curtas exibidos nas sessões 3 e 4. Estes debates estão sendo mediados, respectivamente, pelos jornalistas Neusa Barbosa e Diego Benevides.
Além de curtas-metragens, a Mostra Olhar do Ceará conta também com quatro longas-metragens. O primeiro a ser exibido é o drama “Cabeça de Nêgo”, do diretor Déo Cardoso. A sessão acontece nesta segunda-feira, às 14h, no Cineteatro São Luiz, seguindo todos os protocolos de biossegurança. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente através do site da Bilheteria Virtual. O link poderá ser acessado através do site do festival.
À noite haverá a exibição de mais um filme da Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem no Cineteatro São Luiz e na plataforma do Canal Brasil, na internet. “Érase una vez en Venezuela, Congo Mirador” (Era Uma Vez na Venezuela) é o documentário de Anabel Rodríguez, que será exibido às 20h. A coprodução Venezuela-Reino Unido-Áustria-Brasil, passou pelos festivais de Sundance, Miami, Venezuela, Toronto e pelo HotDocs (Canadá) e foi selecionado pela Venezuela para concorrer ao Oscar 2021.
E na TV Ceará, às 21h, haverá a exibição de dois curtas-metragens da Mostra Olhar do Ceará: o documentário “Pequenas Considerações sobre o Espaço-Tempo”, de Michelline Helena, e da ficção “Scelus”, de Edmilson Filho.
O 30º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. Conta com o Canal Brasil como Exibidor Oficial, com o apoio cultural da Cegás, CTAV e Unifor. Tem ainda o patrocínio VIP da Indaiá, Esmaltec e Banco do Nordeste e o patrocínio da Cagece, Adria e Piraquê, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Agradecimentos: Enel.