Em Fortaleza, as apresentações do Festival Nordestino de Teatro acontecem nesta quinta (15) e sexta (16) no Teatro Dragão do Mar e domingo (18) no TJA. Em Guaramiranga a programação segue até sábado (17). Acesso gratuito.
Mais três espetáculos do 28º FNT – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga acontecem em Fortaleza nesta semana. No Teatro Dragão do Mar, a Coletiva Flecha Lançada Arte, do Ceará, apresenta nesta quinta-feira (15), às 18h30, “Ané das Pedras” e na sexta, a artista Joaquina Carlos, também do Ceará, encena “Rogai por Eles”, às 19h30. O FNT segue para o Theatro José de Alencar no domingo (18) com o Coletivo Pico Preto, do Piauí, com o espetáculo “Despacho Deferido”, às 19 horas. A programação na capital é uma parceria do festival com o Instituto Dragão do Mar, por meio do Theatro José de Alencar e do Teatro Dragão do Mar.
Em Guaramiranga a programação segue até sábado (17) com espetáculos de teatro, música, debates, exposições, feira. Toda a programação é gratuita nas duas cidades. Detalhes sobre retirada de ingressos podem ser consultados no site (www.fntguaramiranga.com.br) e nas redes do FNT (@fntguaramiranga).
O 28º FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com a consultoria da Quitanda Soluções Criativas. Tem a parceria do Sesc Ceará, do Theatro José de Alencar e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o apoio da Prefeitura de Guaramiranga e da UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, e o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), por meio da Lei do Mecenato Estadual. Agradecimento: Enel.
SOBRE OS ESPETÁCULOS EM FORTALEZA
Ané das Pedras – Coletiva Flecha Lançada Arte (CE) – Idealizado em 2017 por Bárbara Matias, o projeto Flecha Lançada Arte tem como interesse o cultivo do fazer com artesãos e artistas – multiplataformes – Indígenas Kariri do Siará (Ceará) e de outras regiões e/ou etnias do Brasil. Dentre as produções a coletiva desenvolveu Teatro, performances, Museu das Marrecas (em construção), poesia, artesanato, vídeo-performance, foto performance e cinema. A maioria das produções foram/são desenvolvidas na Comunidade do Marreco/Quitaíus, de Lavras da Mangabeira, no Cariri, onde Bárbara nasceu e se criou, e na cidade do Crato. A performance é uma procissão em que Bárbara doa pedras e convida os espectadores a plantar sonhos/sementes/pedras. Durante o ato, a liderança espiritual Idiane Crudzá recepciona as pessoas com cântico e reza sagrados e juntas enterram futuros possíveis. Essa performance é um ritual de plantação de pedra como quem conta o sonho.
Rogai Por Eles – Joaquina Carlos (Juazeiro do Norte/CE) – “Rogai por eles” é um espetáculo teatral resultado de uma pesquisa iniciada em 2016 e de um vídeo “Ensaio para ouvir vozes além de quatro paredes”, ambos desenvolvidos por Joaquina Carlos. Foi produzido no início da pandemia e quarentena da Covid-19 e tem inspiração nas falas e nas vozes silenciadas de mulheres remanescente da comunidade Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, estabelecendo conexão entre as memórias das mulheres remanescentes (suas vozes) e o público. O solo apresenta essa comunidade, por meio de imagens, músicas, vozes, pausas e silêncios. Maria Beatriz (figura fictícia) narra a história do Povoado, por meio de memórias, compartilhando lembranças e experiências da comunidade fundada pelo líder beato José Lourenço, na cidade do Crato, que surgiu em 1926 e foi destruída em 1936. A atriz Joaquina Carlos, graduada em Licenciatura em Teatro (URCA/CE), experimenta individualmente projetos artísticos próprios com conteúdo cultural e social desde a década de 90. Pesquisa e experimenta no seu fazer teatral técnicas de ação física.
Despacho Deferido – Coletivo Pico Preto (BA) – Desde 2016 o coletivo se debruça sobre ações culturais afirmativas. Formado por Inaíra Meneses, Anderson Gavião e Jaqueline Elesbão, idealizadora do projeto, o solo Entrelinhas e o espetáculo Despacho Deferido, ambos dirigidos, coreografados e interpretados por Jaqueline, assim como a websérie e documentário Voz sem Medo e o workshop Resiliência do Corpo-História, integram o portfólio da Pico Preto. O espetáculo solo de Jaqueline Elesbão traz analogia ao jogo, consiste em trazer para o público negro a experiência de se imaginar peça que fundamenta um jogo/sistema, que escancara o racismo e sustenta o sexismo. Podemos nos ver diante de uma estrutura que se reconfigura a partir da gente e pode ser desmontada por nós, quando ampliamos nossa ótica, desobedecendo essa lógica dominante e desbravando nossos medos.
PROGRAMAÇÃO – Mostra Nordeste e Mostra Palco Ceará
EM FORTALEZA
Dia 15 (Quinta-feira) – 18h30 – MOSTRA NORDESTE
Ané das Pedras – Grupo: Coletiva Flecha Lançada Arte (CE)
Duração: 50min. Livre. Local: Teatro Dragão do Mar
Dia 16 (Sexta-feira) – 19h30 – MOSTRA PALCO CEARÁ
Rogai Por Eles – Joaquina Carlos (Juazeiro do Norte)
Duração: 40min. 14 anos. Local: Teatro Dragão do Mar
Dia 18 (Domingo) – 19h – MOSTRA NORDESTE
Despacho Deferido – Coletivo Pico Preto (BA)
Duração: 30min. 16 anos. Local: Theatro José de Alencar
EM GUARAMIRANGA
Dia 14 (Quarta-feira) – 19h – MOSTRA PALCO CEARÁ
E.L.A – Jéssica Teixeira (Fortaleza)
Duração: 70min. 14 anos. Local: Teatro Rachel de Queiroz
Dia 14 (Quarta-feira) – 20h – MOSTRA PALCO CEARÁ
Textotrúqui – Grupo: Residência Teatral para Pessoas Trans e Travestis (Fortaleza)
Duração: 60min. 12 anos. Local: ETI Professor Julio Holanda
Dia 15 (Quinta-feira) – 19h – MOSTRA PALCO CEARÁ
Devotees – João Paulo Lima (Fortaleza)
Duração: 40min. 18 anos. Local: Teatro Rachel de Queiroz
Dia 15 (Quinta-feira) – 20h30 – MOSTRA NORDESTE
Sobre Azares Futuros – Grupo: Budejar Criações Artísticas (MA)
Duração: 50min. 16 anos. Local: ETI Professor Julio Holanda
Dia 15 (Quinta-feira) – 21h30 – MOSTRA PALCO CEARÁ
Rogai Por Eles – Joaquina Carlos (Juazeiro do Norte)
Duração: 40min. 14 anos. Local: Teatro Rachel de Queiroz
Dia 16 (Sexta-feira) – 17h – MOSTRA NORDESTE
Ané das Pedras – Grupo: Coletiva Flecha Lançada Arte (CE)
Duração: 50min. Livre. Local: Ruas de Guaramiranga
Dia 16 (Sexta-feira) – 20h – MOSTRA NORDESTE
Despacho Deferido – Coletivo Pico Preto (BA)
Duração: 30min. 16 anos. Local: Teatro Rachel de Queiroz
Dia 17 (Sábado) – 18h – MOSTRA PALCO CEARÁ
O Regresso dum Barquinho de Papel – Cangaias Coletivo Teatral (Maracanaú)
Duração: 50min. Livre. Local: Teatro Rachel de Queiroz
Dia 17 (Sábado) – 19h – MOSTRA PALCO CEARÁ
Há uma festa sem começo que não termina com o fim – Grupo: Pavilhão da Magnólia (Fortaleza). Duração: 100min. 16 anos. Local: ETI Professor Júlio Holanda
SERVIÇO
28º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 10 a 17 de setembro de 2022 em Guaramiranga, Ceará. Dias 10, 11, 15, 16 e 18 em Fortaleza. Toda a programação tem acesso gratuito. Em Guaramiranga, ingressos para os espetáculos de cada dia serão distribuídos a partir das 14h na sede da AGUA, por ordem de chegada. Para turistas e visitantes cada ingresso será trocado por 1Kg de alimento não perecível. Toda a programação pode ser consultada no site e nas redes sociais do FNT: www.fntguaramiranga.com.br e @fntguaramiranga (Instagram e Facebook).