A 9ª edição do TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil segue nesta semana para os municípios de Senador Pompeu (17 a 20) e Russas (18 e 19) com o Circuito TIC, novo projeto de circulação do Festival, que tem o intuito de levar arte de qualidade para o maior número de pessoas do Ceará. Com acesso gratuito, o evento conta com diversos espetáculos, performances, shows musicais e exibições de filmes para a criançada. Algumas sessões serão exclusivas para escolas púbicas e projetos sociais. Na próxima semana o festival segue para Camocim, onde acontece de 24 a 27, encerrando esta edição do TIC.
O TIC este ano faz um convite ao público: “Viva essa experiência”. Para isso, criou uma programação cheia de surpresas e encantamentos. São experiências para estimular os sentidos do público infantil e adulto, levando-os a rir, pensar, contemplar, brincar e vivenciar as artes e o ambiente do festival, dentro e fora dos palcos. A ideia é contribuir para os processos de descobertas das crianças, aprendizado, percepção de si mesmos e do mundo a volta.
SENADOR POMPEU
Em Senador Pompeu serão quatro dias de diversão. Na quinta e sexta-feira (17 e 18) a programação será exclusiva para escolas púbicas e projetos sociais, às 9h e às 15h na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Na quinta, a Trupe Caba De Chegar encena “A Fábula do Monturo Velho”, que propõe uma reflexão sobre a aceitação das diferenças. Na sexta, a atração é a Cia Prisma de Artes com o espetáculo “As Aventuras de João Sortudo”, em que retrata um conto popular sobre um jovem rapaz de pura inocência.
No sábado e domingo (19 e 20), o palco do TIC será na Praça da Juventude a partir das 17h. Nos dois dias começa com teatro de lambe-lambe, onde cada espetáculo tem duração de 3 minutos e é apresentado numa caixinha para um único espectador de cada vez. No sábado, o lambe-lambe é “Circo Pirilampo”,do Grupo Ânima, e no domingo, “Circo de Toda Gente – Antônio Brasileiro, o equilibrista” e “Surpresa – Cidade Flores” de Ângela Escudeiro. A artista Sâmia Bittecourt se apresenta nos dois dias às 18h. No sábado, diverte o público com “Nada de Música” e no domingo ela é “A Mulher mais forte do mundo”. Na sequência, também nos dois dias, o encantamento do público será com a performance Lady LED, onde quatro damas desfilam de pernas de pau e iluminam a imaginação de crianças e adultos. Encerrando a programação de sábado e domingo, às 19h30 a música toma conta com o show “Era Uma Vez Canta a Infância”, da Cia Prisma de Artes no sábado e, no domingo, “Doidice que dá”, com a cantora Natasha Faria.
Além dos espetáculos, quem for à Praça da Juventude no sábado e domingo vai poder conferir a exposição “Tic-tac, sobe e desce”, com obras de seis artistas, dois coletivos de artistas mulheres e um total de 18 trabalhos que transitam entre fotografias, aquarelas, ilustrações, desenhos e colagens. As imagens são digitalizadas e impressas, garantindo a conservação das obras. São trabalhos dos artistas Dim Brinquedim, Elane Oliveira, José Albano, Hélio Rola, Raisa Christina, Selo Coletivo (Ceci Shiki e Bruna Beserra), Simone Barreto e Terroristas del Amor (Dhiovana Barroso e Marissa Noana). As imagens serão apresentadas em suporte de forma não convencional e divertida, tendo como inspiração os parquinhos de praças, onde acontece a socialização, as brincadeiras e a criatividade das crianças.
RUSSAS
Com espetáculo de marionetes e exibição de curtas-metragens, a programação do Circuito TIC em Russas na sexta-feira, dia 18, será exclusiva para escolas públicas e projetos sociais. O Grupo Bricoleiros, uma das companhias cearenses que mais têm se destacado na realização de espetáculos de qualidade voltados para o público infantil, apresenta “Olha o Olho Menino”, no Centro Cultural Galpão das Artes, em sessões às 9h e às 15h. Enquanto isso, nos mesmos horários, o festival leva o Cine MIAU à Estação Cidadania, exibindo filmes que buscam despertar nas crianças valores como sustentabilidade, preservação ambiental, cidadania, família e amizade.
No sábado, 19, a programação do TIC é aberta ao público com teatro e música, a partir das 17h, na Praça da Igreja Matriz. A diversão começa com a apresentação de dois espetáculos de lambe-lambe da artista Ângela Escudeiro, “Circo de Toda Gente – Antônio Brasileiro, o equilibrista” e “Surpresa – Cidade Flores”. Logo depois, às 18h, a Cia Prisma de Artes encena “As aventuras de João Sortudo”. Fechando a programação do festival na cidade, a cantora Natasha Faria sobe ao palco às 19h para apresentar o show “Doidice que dá”, com várias composições cearenses no repertório.
Apresentado pelo Ministério da Cidadania, CAIXA Cultural Fortaleza e Enel, o 9º TIC é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem o patrocínio da Cagece e CAIXA. Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio: Instituto Dragão do Mar, Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura (Secultfor) e da Secretaria Municipal de Educação (SME). Parceria: Centro Cultural Dragão do Mar, Porto Dragão, Centro Cultural do Bom Jardim, Theatro José de Alencar e Ação Humanitária. Promoção: Invento Produções Culturais, D’Grau Produções e Instituto Seara. Agradecimento: Enel.