Nesta quinta-feira (18), a partir das 13h, acontece o Seminário Estadual de Enfrentamento à LGBTIfobia no futebol, no auditório do Centro Dragão do Mar. Haverá a presença de representantes do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à LGBTIfobia nos Estádios. Aberto ao público, o evento faz parte da programação do 2° Festival ceará da Diversidade, que segue até sábado (20). O evento é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Diversidade (Sediv) e da Secretaria da Cultura (Secult), com patrocínio do Banco do Nordeste e do Governo Federal, em parceria com o Centro Dragão do Mar, a Escola Porto Iracema das Artes, o Hub Porto Dragão e o Instituto Dragão do Mar (IDM).
O seminário terá duas mesas temáticas. Das 13h30 às 15h, a Mesa 1 aborda “A pluralidade dentro e fora dos estádios: a diversidade e sua expressão no futebol”. Haverá participação de Onã Rudá (Presidente da LGBT Tricolor Bahia e Canarinhos LGBTQIAP+ do Brasil), Talita Maciel (Resistência Feminista Tricolor), Beatriz Monteiro (Vozão Pride), Prof. Pedro Silva (Resistência Coral) e Prof. Regis (ANATORG).
A mesa 2, das 15h30 às 17h, discute “O enfrentamento à LGBTIfobia dentro e fora dos estádios: construindo um futebol seguro para todos”. Participa do momento Alessander Sales (MPF/CE),Geobert Harry (Presidente da FCF), Antônio Edvando Elias de França (NUDETOR/MPCE), Emerson Ferretti (Presidente do Bahia), Presidência da CEO do Fortaleza EC, do Ceará SC e do Ferroviário EC e representante de Árbitro (Juiz).
Na ocasião, haverá o lançamento do Anuário do Observatório da LGBTfobia no Futebol edição 2025 (Dados 2024) pelo Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+. O documento reúne e sistematiza dados referentes ao ano de 2024.
Mais notícias
Confira os trajetos da última semana do Coral Itinerante do Natal de Luz em Fortaleza
Aprender Conectado alcança 15 mil escolas e cumpre 38% da meta
