Seis espetáculos infantis são apresentados em espaços culturais públicos durante o 16º Festival de Teatro de Fortaleza 

A Mostra de Teatro para as Infâncias abre o festival, dia 31 de agosto, no Teatro Antonieta Noronha, e acontece em quatro Cucas da capital. Toda a programação tem acesso gratuito e pode ser conferida no Instagram do FTF.

“Um Amor Astronômico”, do Grupo Comédia Cearense. Foto: Tiago Lemos

Os cinco primeiros dias do XVI Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) são dedicados às crianças de diversos cantos da cidade. A Mostra de Teatro para as Infâncias abre a programação do FTF no próximo domingo, dia 31 de agosto, no Teatro Antonieta Noronha, que foi reinaugurado recentemente pela Prefeitura de Fortaleza. No palco, o grupo Bricoleiros encena o espetáculo “Quatro Patas”, logo após a solenidade de abertura da mostra, que inicia às 17h. A 16ª edição do evento apresenta outras cinco peças infantis nos Cucas dos bairros Jangurussu, Pici, José Walter e Mondubim, até dia 05 de setembro, com entrada gratuita para todos os públicos. O festival acontece de 31 de agosto a 12 de setembro, com abertura oficial no dia 06 de setembro, no Teatro São José.

Os espetáculos“Quatro Patas”, do Grupo Bricoleiros, “Pessoalzinho do Ceará”, do Grupo Catavento de Teatro, “Alie e as Estrelas”, do Teatro Máquina, “Chapeuzinho Azul na Floresta”, de Lyvia Cruz, “Um Amor Astronômico”, do Grupo Comédia Cearense, e “ A Bruxa e a Natureza”, de Calu Maravilha, foram selecionados na convocatória lançada em julho pelo FTF, entre 26 inscritos para a Mostra de Teatro para as Infâncias.

A seleção foi realizada pela curadoria composta por três profissionais também selecionados através de convocatória, que levou em conta experiência prévia em curadoria e atuação comprovada no campo das artes cênicas. São elas: Paula Gotelip (SC), Priscilla Carbone (SP) e Tiziane Assunção (RN), com coordenação de Dane de Jade (CE). Para a escolha dos espetáculos, as curadoras priorizaram critérios como qualidade artística, diversidade de propostas e representatividade das linguagens.

“PESSOALZINHO DO CEARÁ” , do grupo Catavento de Teatro. Foto: Edson Rôla

Além desta, outras duas mostras fazem parte da programação do festival, a Mostra Novos e Outros Olhares, voltada para artistas e grupos iniciantes, e a Mostra Fortaleza em Cena, dedicada a trabalhos com trajetória consolidada. Ao todo, foram 31 espetáculos selecionados, de 105 inscritos na convocatória, para as três mostras do FTF, que acontecem até o dia 12 de setembro em diversos espaços públicos da cidade.

O Festival de Teatro de Fortaleza também contará com apresentações de espetáculos convidados e atividades formativas, incluindo seminários, rodas de conversa, feira da economia criativa, lançamentos literários e encontros afetivos, incentivando o intercâmbio entre artistas, produtores e público.

Realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com o Teatro Novo, o FTF tem como objetivo valorizar a produção cênica local e ampliar o acesso gratuito à cultura por meio de uma programação diversa, que contempla diferentes públicos e linguagens teatrais.

SOBRE O FESTIVAL

Voltado para públicos de todas as idades, o FTF se consolida como uma das principais vitrines da cena artística da cidade, promovendo o encontro entre linguagens, territórios e públicos, abrindo espaço para a pluralidade de linguagens e estéticas do teatro contemporâneo. Em sua 16ª edição, o Festival de Teatro de Fortaleza estará em diferentes espaços da capital cearense, como teatros, sedes de grupos e praças, criando um verdadeiro mosaico de cores e talentos. 

PROGRAMAÇÃO | MOSTRA DE TEATRO PARA AS INFÂNCIAS

Dia 31/08 – Teatro Antonieta Noronha 

(R. Pereira Filgueiras, 4 – Centro)

17h – Solenidade de Abertura da Mostra

17h30 – Espetáculo: “QUATRO PATAS”- Grupo Bricoleiros

A história é conduzida entre o amor de um gato para um menino. Paciência e superação são o foco principal que perpassa por todas as cenas. Um menino bitolado em vídeo game, condiciona-se tanto ao jogo que se torna menos comunicativo e sociável com seu melhor amigo. Um gato vai mostrar que a tecnologia pode conviver com “a artesania” da amizade. Além de divertir e emocionar, o espetáculo passa para o público a sensação de estar assistindo a um filme de animação.

Classificação: Livre | Duração: 50min

01/09 – Cuca Jangurussu 

(Av. Gov. Leonel Brizola, s/n – Jangurussu)

15h – Espetáculo: “O Pessoalzinho do Ceará – Brincadeiras, Brinquedos e Brincantes” – Grupo Catavento de Teatro

O espetáculo celebra a cultura nordestina para crianças num espetáculo tomado por cores, sons e histórias da nossa terra. Inspirado no emblemático disco Meu Corpo, Minha Embalagem, Todo Gasto na Viagem, de 1972, o espetáculo busca aproximar as novas gerações da obra e do legado de artistas como Belchior, Ednardo, Rodger Rogério, Teti e Fagner, que marcaram a história da música brasileira a partir do Ceará.

Classificação: Livre | Duração: 40min

02/09 – Cuca José Walter 

(R. 69 – Pref. José Walter)

15h – “Alie e as Estrelas” – Teatro Máquina

Alie tem um plano secreto e espera toda a cidade dormir para colocar seu plano em ação. Não contava, contudo, que isso ia deixar Marcolango, o Calango Lango bastante chateado. Os dois se encontram e juntos vão descobrir a força poderosa das estrelas.

Classificação: Livre | Duração: 40 min

03/09 – Cuca Pici 

(R. Cel. Matos Dourado, 1499 – Pici)

15h – “Chapeuzinho Azul na Floresta” – Lyvia Cruz

Em uma encantadora releitura visual e poética do clássico conto infantil, Chapeuzinho Azul na Floresta é contada em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e apresenta uma protagonista Coda, filha de mãe Surda, que se aventura por uma floresta habitada por personagens femininas que representam diferentes aspectos da Cultura Surda. A Vovó, a Loba e a Mãe da Chapeuzinho são todas personagens Surdas. Enquanto o caçador da história inicial é adaptada para uma Vizinha ouvinte, criando uma narrativa simbólica sobre convivência, escuta e respeito às diferenças.

Acessibilidade: Espetáculo em Libras 

Classificação: Livre | Duração: 40 min

04/09 – Cuca Mondubim 

(R. Prof. Glauco Lobo, s/n – Novo Mondubim)

15h – “Um Amor Astronômico” – Grupo Comédia Cearense

O espetáculo conta uma linda e divertida história da convivência do Sol com a Lua. O Sol se acha o melhor e mais poderoso, afinal ele tem um Sistema pra chamar de seu e todos os planetas giram ao redor dele. O espetáculo faz uma reflexão sobre o respeito ao próximo e o quanto cada um pode se amar mesmo com as diferenças naturais.

Classificação: Livre | Duração: 60min

05/09 – Cuca Pici 

(R. Cel. Matos Dourado, 1499 – Pici)

15h – “A Bruxa e a Natureza” – Calu Maravilha

Em uma floresta mágica onde os animais vivem felizes em harmonia com a natureza, a paz é ameaçada pela invejosa bruxa Nocréia, que usa seus óculos mágicos para aprisionar os bichos e espalhar o medo. Mas tudo muda quando um grupo de crianças corajosas descobre seu segredo e destrói os óculos do poder, libertando a floresta e restaurando a alegria. Um espetáculo repleto de fantasia, coragem e esperança que encanta todas as idades.

Classificação: Livre | Duração: 45 min

Compartilhar artigo:

Share Article:

Dégagé Comunicação

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Categorias

Anuncie Aqui

Edit Template

© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Dégagé Comunicação.