Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Programa de Formação em Artes Cênicas oferece cursos para 1200 artistas, estudantes e profissionais

Três macrorregiões cearenses recebem até abril cursos avançados de artes cênicas para atores, bailarinos, músicos, circenses, dramaturgos e técnicos da cena. As pré-inscrições gratuitas estão abertas

Fortaleza, Russas e Sobral sediam o Programa de Formação em Artes Cênicas, levando aprofundamento teórico e prático para 1200 artistas e técnicos da cena. São 23 professores criadores do Brasil e de países como Argentina, Brasil, Chile, França, Itália, Portugal e Venezuela. O projeto reúne estudiosos criadores de programas de pós-graduações em artes cênicas, tecnologias da cena, institutos, laboratórios criativos, institutos de relevante atividade profissional e artística para ministrarem 13 cursos, quatro residências criativas e quatro experimentos cênicos, cujo formato propõe o processo criativo inseparável do processo pedagógico. A ideia de criação como pensamento, e pensamento como ato criativo. 

O programa iniciou em fevereiro, em Fortaleza, e segue pelas três cidades até abril. As atividades acontecerão nas cidades citadas, mas acolherão participantes de toda a macrorregião. O público alvo são artistas cênicos, profissionais, professores, pesquisadores, atores, bailarinos, músicos, circenses, cantores, diretores, dramaturgos, iluminadores e sonoplastas. As pré-inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará: www.secult.ce.gov.br.

A certificação em Artes Cênicas será conferida a quem obtiver 75% de presença na atividade. Os temas dos cursos abordam treinamento de mente, corpo e voz do ator, dança, música, canto, dramaturgia, teatro de boneco em suas várias técnicas de manipulação e a cena contemporânea. Além disso, serão abordadas tecnologias de cena, como iluminação, cenários, figurino, maquiagem e sonoplastia.

Para a diretora do Programa de Formação, Rejane Reinaldo, o objetivo é promover experiências que movimentem artistas e profissionais, fazendo imersões cênicas de forma descentralizada. “Precisávamos de ações de formação avançada em cidades do interior do nosso Estado, onde ainda não temos programas de pós-graduações em artes. Será um momento de trocas, intercâmbios técnicos, estéticos, poéticos, pedagógicos, didáticos e afetos entre criadores.

A realização do Programa de Artes Cênicas é do Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, pela Secretaria Especial da Cultura, do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult), e da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica. Também tem os seus recursos garantidos por meio de uma Emenda Parlamentar de 2013 do então Senador da República, o cearense Inácio Arruda.

No projeto, o intercâmbio de saberes entre profissionais, artistas e professores é incentivado através do perfil dos convidados, que trazem a abordagem das Artes Cênicas no seu sentido amplo, ao juntar teatro, dança, música, circo, ópera e tecnologias da cena. Participam das ações professores criadores do Acre, Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte, e de outros países, como Argentina, Chile/Venezuela, França/Portugal e Itália.

EM FORTALEZA

A capital cearense recebeu em fevereiro os dois primeiros módulos do programa. O curso “O ator no processo criativo teatral” foi ministrado pela Doutora em Artes Cênicas (UFBA/ Universidade Nanterre, França), Hebe Alves, professora da Pós-Graduação deste curso, na UFBA. Em 2008 recebeu o Prêmio Braskem de Teatro, na categoria Homenagem Especial. Em 2011, ganhou o Prêmio Especial de Inovação e Criatividade, no VIII Festival Internacional de Estudantes em Teatro, em Minsk, Bielorússia.

Dramaturgia em processos criativos” foi o curso sob orientação da Professora Doutora Cleise Mendes, docente de dramaturgia na Escola de Teatro da UFBA e membro da Academia de Letras da Bahia. Com dezenas de peças no currículo, ela foi premiada como Melhor Autora por A Terceira Margem (1981), também com Castro Alves (1994) e com Joana d’Arc (2010).

Para o mês de março, o Programa de Formação em Artes Cênicas, traz mais dois cursos, dois experimentos cênicos e duas residências criativa para Fortaleza. A Residência Criativa Cuerpo Imaginante, Cuerpo Sonoro, traz Diana Penalver, Professora Honorária da UNEARTE, atriz de teatro e cinema, diretora, criadora e investigadora musical venezuelana, radicada em Santiago do Chile, para coordenar a atividade entre 16 e 22 de março, de 13h às 21h30. O espetáculo de finalização das atividades será dia 26 de março.

O curso O Corpo e a Cena, com a Professora Doutora da Universidade Federal do Acre, Adelice Souza, que também é diretora teatral, dramaturga, escritora e yoguini, e o Professor Doutor e artista multidisciplinar paraense, Thales Branche, será entre os dias 23 e 28 de março, de 14h às 19h.

A tradição Cênica no Tempo Contemporâneo é o tema do curso que será ministrado por Dane de Jade e Mestres (Ceará), no período entre 25 e 29 de março, de 13h às 19h. Com dois experimentos cênicos, o programa traz o tema La Caverna, orientado por Diana Penalver, entre os dias 23 e 29 de março, de 13h às 21h30. A turma fará no dia 26 de março um espetáculo como conclusão das aulas.

O segundo momento de experimento cênico terá o tema “O corpo da voz”, entre os dias 30 de março e 5 de abril, de 13h às 21h, e será com Miriam Palma e Antonino Gianotta, ambos da Itália. Miriam Palma é atriz, diretora, cantora e professora de canto e voz para teatro. Ainda nos anos 1998 criou em palermo o Centro de estudos O Corpo da Voz. Antonino Gianotta é multi-instrumentista de cordas, tendo excelência em bandolim, violino e violão, participando de vários grupos musicais.

A segunda turma de residência será com o tema Teatro de Marionetes. Diana Romero, da Espanha, jornalista, designer, construtora e manipuladora de bonecos e de histórias, integrante da Companhia Périplo, e André Maturana (Chile/Espanha) é a dupla que divide entre 28 e 30 de março, de 13h às 21h30, as aulas, com espetáculo a ser apresentado no dia 27 de março.

EM SOBRAL

O Vale do Acaraú receberá, na cidade de Sobral, as atividades do Programa de Formação em Artes Cênicas para artistas e técnicos da área. Serão quatro cursos, um experimento cênico e uma residência criativa. Com o tema “Cenografia e Tecnologias de Cena”, o primeiro curso será entre os dias 2 e 6 de março, de 13h às 19h, com Sávio Araújo, convidado especial do Rio Grande do Norte. Com mais de 30 anos de experiência na área de Artes e Teatro, ele é docente da UFRN e tem Pós-Doutorado na University of British Columbia, Vancouver, Canada.

Entre os dias 9 e 13 de março, de 13h às 19h, será ministrado o curso “O jogo do Brincante no universo da cena”, com Cláudio Ivo. Cearense, ator e diretor de teatro é também instrutor de circo, palhaçaria e cultura tradicional popular. Formado pela Escola Nacional de Circo, nos anos 2000 foi selecionado para o elenco do Cirque du Soleil, Canadá. Hoje está na Opereta Popular Canto de Reis, espetáculo em homenagem ao Reisado do Cariri.

Com o tema “Tecnologias da cena”, o curso com o convidado Luís Parras, de São Paulo, será de 16 a 20 de março, de 13h às 19h. Ele é diretor de arte, cenógrafo, estudou pintura e história da arte no Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek (Minas Gerais). Sua experiência passa também pela formação em Artes Plásticas na UFBA.

A regente, musicista e escritora, Izaíra Silvino, ministrará o curso “Cantos, artes cênicas e processos criativos” entre 11 e 15 de abril, de 13h às 19h. Ele esteve regente do Coral da UFC entre 1981 e 1989, fez transformações duradouras nos espetáculos do grupo. A professora aposentada da Faculdade de Educação da UFC, é especialista em Música do Século XX e Mestre em Educação por esta universidade. Ela foi precursora de trabalhos de valorização da música brasileira e nordestina e um projeto de multiplicação de corais.

No período entre os dias 3 e 5 e 9 e 13 abril, de 13h às 19h45, será realizada a Residência Criativa “Treinamento corpo, voz, mente do ator”, com a argentina Verônica Velez. Ela é atriz e professora de teatro, especializada em treinamento psicológico, físico e vocal de atores. Membro do grupo Teatro Acción, desde 1988, ela desenvolveu uma técnica específica de treinamento vocal criativo

Fechando a formação avançada em Sobral, o Experimento Cênico “Las Ruinas Circulares, de Jorge Luis Borges” traz Eduardo Gilio, da Argentina, entre 2 a 6 e 8 a 10 abril, de 13h às 19h45. Formado em Belas Artes, ele é diretor e autor de teatro, referência do teatro argentino contemporâneo e é pesquisador e artista no campo de novas tecnologias e videoarte.

EM RUSSAS

O Vale do Jaguaribe vai receber, na cidade de Russas, atividades do Programa de Formação em Artes Cênicas para artistas e técnicos da área. Serão cinco cursos avançados, um experimento cênico e uma residência criativa. Com o tema “A dança e a cena”, o primeiro curso será nos períodos de6 a 8 e 20 a 21 de março, de 13h às 19h. Lourdes Macena, doutora em Artes pela UFMG, coordenadora do Mestrado Profissional em Artes do IFCE e diretora do Miraira – Laboratório de práticas culturais tradicionais ministrará este curso.

Nos dias 14 e 15, 21 e 22, 28 e 29 de março, de 13h às 19h, o teatrólogo e pesquisador Marcelo Costa, Doutor pela Escola de Belas Artes da UFMG, autor de livros sobre a história do teatro cearense e com noventa espetáculos no currículo, e Magela Lima, jornalista, estudioso de dramaturgia nordestina, doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, já foi Secretário da Cultura de Fortaleza, e atualmente coordena o curso de Jornalismo da Universidade 7 de Setembro, serão os professores do curso “História do Teatro”.

Com o tema “Teatro de Bonecos”, uma Residência Criativa será realizada entre 19 e 25 de março, de 13h às 21h30, com a dupla Izabel Vasconcelos e Cláudio Magalhães. Izabel é atriz, diretora, artista plástica, dramaturga, produtora, assistente social e especialista em políticas sociais. É da Rede de Mulheres Bonequeiras do Brasil e, junto com Cláudio Magalhães, dirige a Companhia de Teatro Epidemia de Bonecos e integra a Rede Cearense de Teatro de Bonecos. Carlos é ator, diretor, produtor e pedagogo, e também produz o Coletivo Rei Leal e integra a Trupe Caba de Chegar.

Entre os dias 4 e 8 de abril, de 13h às 19h,Música e Artes Cênicas, Articulações Criativas” é o tema do curso que será apresentado por Alfredo Barros, que está à frente do Bacharelado em Composição do Curso de Música da UECE e dirige a Orquestra Sinfônica desta universidade. Em 2019 recebeu prêmio da Funarte pela obra ‘Vanescens’, para vibrafone solo, na XXIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, no Rio de Janeiro.

O ciclo formativo em Russas também apresenta o curso “A cena contemporânea”, com o diretor teatral Thiago Arrais, de 3 e 5 ede 10 a 12 de abril, entre 14h e 19h. Cearense, Arrais é do Coletivo Soul, Doutorando em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra, Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de Teatro do IFCE. Seus trabalhos artísticos e acadêmicos circularam por Brasil, Colômbia, Chile, Portugal, França, Romênia e Alemanha.

O curso “O corpo da voz”, com início nos dias 9 a 15 de abril, de 13h às 21h, terá Miriam Palma e Antonino Gianotta, ambos da Itália, como professores criadores. Miriam Palma é atriz, diretora, cantora e professora de canto e voz para teatro. Ainda nos anos 1998 criou em palermo o Centro de estudos O Corpo da Voz. Antonino Gianotta é multi-instrumentista de cordas, tendo excelência em bandolim, violino e violão, participando de vários grupos musicais.

O Experimento Cênico “Teatro de Bonecos” terá Omar Rocha e Carlos Cesar dos Santos no processo criativo, será realizado em 12 a 18 de abril, de 13h às 21h. O experimento abordará o libreto de Ópera Popular, Moacir das Sete Mortes ou A Vida Desinfeliz de um Cabra da Peste, cordel de Oswald Barroso. Omar é bonequeiro reconhecido por décadas de trabalho na área, historiador e bacharel em Direito, é também especialista em Gestão de Produtos e Serviços Culturais pela UECE. É o criador dos bonecos do programa humorístico de sátira policial: “Nas Garras da Patrulha”. Carlos César é ator, diretor e artesão de longa trajetória nos palcos cearenses, notadamente no Teatro de Boneco.

QUEM É QUEM

Realização: Governo Federal / Ministério da Cidadania, Governo do Estado do Ceará / Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica. Produção: Fundação Nacional de Artes – Funarte. Apoio institucional: Instituto de Estudos de Teatro da Universidade Sorbonne Nouvelle  (França), ​Laboratório Teatral Permanente Teatro Studio Attrice / Non (Itália), Centro de Teatro e Canto de Palermo (Itália), Teatro La Bacante (Chile), Teatro Acción (Argentina), Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Federal do Acre – UFAC, Prefeitura Municipal de Russas /  Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte, Prefeitura Municipal de Sobral/ Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer / Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA, Prefeitura Municipal de Fortaleza/ Secretaria da Cultura / Teatro São José e Secretaria da Cultura do estado do Ceará / Centro Cultural Bom Jardim / Teatro José de Alencar / Teatro Carlos Câmara/  Instituto Dragão do Mar / Porto Iracema das Artes.

SERVIÇO

Pré-inscrições para as atividades no site da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará: www.secult.ce.gov.br.

Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica

Redes Sociais: @teatrodabocarica

Mais informações: formacaobocarica@gmail.com

Foto: Eltanin Alighiere

Share Article:

Degage_Comunicacao

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

  • All Post
  • Artigos
  • Cidade
  • Comércio
  • Cultura
  • Dega News
  • Economia
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Marketing
  • Moda
  • Saiu na Mídia
  • Sem categoria
  • Uncategorized

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Anuncie Aqui

Edit Template
© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Sandro Rezende.