Aprovados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e Ministério do Turismo com patrocínio do grupo Três corações, os recitais são resultado do projeto pedagógico @Aprendendo com Arte, que atende cerca de 400 crianças e adolescentes de Fortaleza e Orós
Cerca de 80 crianças e jovens alunos da Fundação Raimundo Fagner (FRFagner) estão nos recitais virtuais “Fagner, o recital ” e “Romantismo, melodias e canções”, que serão exibidos, respectivamente, nos dias 10 e 17 de julho, às 16h, no canal da instituição no YouTube, com acesso gratuito.
Com direção musical dos maestros Eduardo Saboya (Fortaleza) e Nonato Vieira (Orós), os dois recitais são resultados de estudos iniciados em 2020 com pesquisa, exercícios de performance musical e ensaios, superando todos os desafios do ensino remoto para um público de vulnerabilidade social extrema.
Os dois trabalhos foram executados por meio de plataformas digitais para estudos e ensaios. O vídeo e áudio das crianças para as apresentações foram captados de forma individual na sede da FRFagner e editadas pela equipe técnica e pedagógica da FRFagner durante a pandemia, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária e garantindo o acesso a crianças e adolescentes das periferias de Fortaleza e Orós, onde a instituição atua.
RECITAIS
“Fagner, o recital” e “Romantismo, melodias e canções” são recitais que já foram realizados pela FRFagner de forma presencial. O primeiro é uma nova roupagem de “Fagner, o musical”, realizado em 2019 em homenagem aos 70 anos de Fagner, sem a parte teatral, mas mantendo o mesmo repertório, com músicas como “Mucuripe” e “Jardim dos animais”. A nova versão do recital tem também a participação das crianças de Orós.
“Romantismo, melodias e canções” é um recital de músicas românticas realizado também presencialmente em 2019. É resultado dos estudos de música erudita do projeto pedagógico “Aprendendo com Arte”, que ganhou uma versão virtual chamada @Aprendendo com Arte. Traz obras de compositores brasileiros e europeus do período romântico da música erudita, caracterizada pela ênfase nas emoções e na exaltação da natureza. No repertório, estão obras de compositores como o brasileiro José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) e o austríaco Franz Schubert (1797-1828).
FRFAGNER: ORIGEM E RECONHECIMENTO
Criada em abril de 2000, a Fundação Raimundo Fagner tem o objetivo de contribuir para a criação de condições e oportunidades para que crianças e adolescentes atendidas nas cidades de Fortaleza e Orós possam desenvolver o seu potencial como pessoas, cidadãos e futuros profissionais. Tendo a arte como centralidade no processo educativo, atualmente a instituição atende cerca de 400 crianças e adolescentes com faixa etária entre 7 e 17 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino.
As ações da Fundação são desenvolvidas através do projeto “Aprendendo com Arte”, proposta de educação em arte que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de oficinas de sensibilização nas diversas áreas artísticas, como Música, Literatura, Informática, Teatro, História da Arte, Criação e Arte, Expressão Corporal, Ecoarte e Leitura e Escrita.
Os resultados do trabalho desenvolvido pela FRFagner são vistos através dos prêmios conquistados ao longo de 21 anos, como: Ponto de Cultura (2005); Prêmio Escola Viva (2007); Prêmio de apoio a pequenos eventos e Ponto de Valor, do Ministério da Cultura/PNUD (2009); Criança Esperança (2006), Prêmio Itaú/Unicef – vencedor nacional (2009); Programa Escola Associada à UNESCO 2012, Prêmio ODM Brasil, vencedor nacional (2014) e Prêmio Ponto de Cultura, CE (2018).