Começa nesta sexta-feira (26 de dezembro), na CAIXA Cultural Fortaleza, a temporada de “Bertoldo, O Tubarão Que Queria Ser Gente”, musical infantil da companhia amazonense Buia Teatro. Com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, o espetáculo ficará em cartaz até o dia 4 de janeiro de 2026, de sexta a domingo. As sessões ocorrem nas sextas-feiras, às 16h; e nos sábados e domingos, às 16h e às 18h. O acesso é gratuito.
Criação da Buia Teatro, reconhecida por representar o teatro de infâncias pelo Brasil e mundo afora, a apresentação é uma fábula musical. “Bertoldo” é inspirada no texto “Se os Tubarões Fossem Homens”, de Bertolt Brecht, renomado autor do século XX, conhecido como o pai do teatro moderno.
A peça propõe uma reflexão poética sobre empatia, poder e humanidade; tudo sob o olhar curioso e sensível das crianças. A fábula, atual, divertida e contundente, fala de poder, manipulação e responsabilidade coletiva, sem subestimar a inteligência do público mirim.

Em cena, o encontro entre a força crítica de Brecht e a estética inventiva da Buia Teatro. Unindo música ao vivo, formas animadas e uma encenação de rara delicadeza visual, “Bertoldo” convida o público a mergulhar em um universo simbólico e mostra que aprender é um processo útil e agradável e pode ser muito divertido.
Dirigido por Tércio Silva, o espetáculo nasceu de um processo colaborativo com crianças e tem trilha original em parceria com Gustavo Kurlat, um dos mais premiados compositores de músicas infantis no Brasil. O texto é da renomada Christine Rohrig, considerada a “neta de Brecht” no Brasil.
Serviço
[MUSICAL] “Bertoldo, O Tubarão que Queria Ser Gente”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Datas: 26, 27 e 28 de dezembro de 2025 e 2, 3 e 4 de janeiro de 2026.
Horários: sextas-feiras, às 16h; sábados e domingos, às 16h e às 18h
Duração: 55 minutos
Entrada gratuita: retirada de ingressos a partir de 26/12, às 12h, no link bilheteria cultural; na bilheteria física, podem ser retirados uma hora antes de cada sessão
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 180 lugares
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: Site CAIXA Cultural / @caixaculturalfortaleza / @buiateatro
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
