Kariri Criativo e Rouanet Nordeste são lançados no Crato (CE)

Na última quinta (07), o caldeirão cultural do Cariri amanheceu em festa com a concretização de políticas públicas de cultura. O Ministério da Cultura (MinC) e o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, lançaram, na manhã de ontem, o Kariri Criativo. O Programa é um modelo pioneiro de desenvolvimento territorial sustentável baseado nas potencialidades culturais e criativas da região do Cariri, no Ceará. O projeto abrange nove municípios: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda e Santana do Cariri. 

O lançamento aconteceu em Crato, durante o Seminário Raízes do Amanhã, realizado no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo. Na oportunidade, também foi lançado o programa Rouanet Nordeste, uma parceria do MinC com o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste, a Caixa Econômica Federal, a Emgea, a Petrobras, o Serpro e a Transpetro. Com um aporte inicial de R$ 40 milhões, a ação tem como foco descentralizar os investimentos culturais e promover a valorização da diversidade artística do Nordeste brasileiro, além de alcançar municípios do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

A cerimônia contou com as presenças da ministra da Cultura, Margareth Menezes, da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela; do secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC, Henilton Menezes; da deputada Federal Luizianne Lins; do deputado Federal José Airton Cirilo; do presidente do Instituto Mirante, Tiago Santana; do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; da secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão; o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci; entre outras autoridades.

Ao longo do dia, a programação discutiu o fortalecimento da economia criativa na região do Cariri em diferentes encontros. O seminário continuou na sexta (08), com mesas temáticas, encontros setoriais e as oficinas do Kariri Labs.

Kariri Criativo inaugura a Rounet Nordeste em lançamento

O Kariri Criativo é um programa estruturante com duração prevista de quatro anos, voltado ao fortalecimento da economia criativa da região. A proposta conecta saberes tradicionais e inovação tecnológica, articulando ações de formação, produção de conhecimento, desenvolvimento sustentável e estímulo à criação de políticas públicas. Quem apresenta a iniciativa é o Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, com patrocínio do Banco do Nordeste, com realização do Governo do Estado do Ceará, via Secretaria da Cultura (Secult-CE), em parceria com a Quitanda Soluções Criativas.

O evento também oficializou o lançamento da Rouanet Nordeste, com o objetivo de ampliar o acesso aos recursos de incentivo à cultura em regiões historicamente menos contempladas pelas políticas nacionais. 

“Lançamos dois projetos importantes, que fazem parte da nossa política de nacionalização do fomento. O projeto Kariri Criativo, que é um trabalho de potencialização da economia criativa do território. E tem o programa Rouanet Nordeste, que faz parte dessa reformulação de reparação histórica em relação à implementação da Lei Rouanet, para expandir o fomento a todo Brasil, não descentralizando, mas nacionalizando”, afirmou a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante a coletiva realizada no evento.

Entre as estratégias do projeto, está a aliança entre os governos federal e estadual, prefeituras, universidades e a sociedade civil. “O projeto só terá o sucesso que a gente espera se a economia que elas fazem, essa economia solidária, criativa, que acontece nos territórios, for vista, fomentada e elevada à importância que elas merecem, na sustentação do nosso país. Um país sem cultura não é uma nação. A nacionalização das políticas públicas é essencial, especialmente para o Nordeste, território de criação.”, completa Luisa Cela, Secretária da Cultura do Ceará.

O Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, apresentou o projeto Rouanet Nordeste, que tem o aporte de R$ 40 milhões para estimular o crescimento de emprego e renda. Já a Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, detalhou o programa Nordeste Criativo | Brasil Criativo, durante a Mesa Magna.

“Não há uma compreensão de fomento que não passe pela preocupação com as dinâmicas econômicas que acontecem no território. O programa é resultado de um encontro muito feliz e da provocação da Secretária Luisa Cela. Foi ela que nos convidou para discutirmos a ideia de uma economia criativa mais eficaz, onde pudéssemos medir os impactos desses setores culturais e criativos nos territórios. A economia criativa carece de políticas municipais, estaduais e federais, para que a gente possa avançar com as dinâmicas do criar, do produzir, do comercializar, do distribuir, do encontro com o público, com os mercados consumidores, com esse ecossistema criativo estruturado, com os ativos desses produtos sustentáveis”, afirma Cláudia Leitão, Secretária de Economia Criativa do Minc.

Oficina, Encontros Setoriais e Pensa Kariri

No período da tarde, a programação seguiu com atividades paralelas no Centro Cultural do Cariri, como a Oficina Rouanet Nordeste, com foco nos aspectos técnicos e operacionais dos mecanismos de incentivo à cultura. De forma simultânea, aconteceu o Pensa Kariri, com três mesas temáticas que abordaram questões estratégicas para o desenvolvimento da economia criativa. Também à tarde, ocorreram três encontros setoriais simultâneos em diferentes espaços do evento.

Programação completa

O seminário “Raízes do Amanhã” finalizou no dia 8 de agosto, com uma agenda ampliada e a participação de novos convidados de destaque nacional, no Centro Cultural do Cariri. O objetivo era aprofundar os debates iniciados no primeiro dia e consolidar o compromisso com uma cultura viva, diversa e voltada para o futuro do Cariri. Saiba mais informações no site: https://www.kariricriativo.com/

Programa Kariri Criativo

Lançado em 2024 pelo Ministério da Cultura e pelo Governo do Ceará, o programa Kariri Criativo é um projeto piloto focado na Economia Criativa. Desenvolvido na região do Cariri, e busca promover uma política de Estado para o desenvolvimento sustentável e inclusivo, valorizando as expressões culturais locais. 

Compartilhar artigo:

Share Article:

Dégagé Comunicação

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Categorias

Anuncie Aqui

Edit Template

© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Dégagé Comunicação.